O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238243 |
Resumo: | Este trabalho consiste numa reflexão acerca dos problemas atuais da educação e o amor como uma opção de enfrentamento. Através de dados quantitativos e qualitativos, apresento a complexidade e amplitude de elementos que ameaçam uma educação afetiva, tanto para os educadores quanto para os ensinadories. Dentre esses elementos estão: Limitações espaciais e de materiais; sucateamento trabalhista na educação; a formação de educadores que se encontra, em maioria, na mão de conglomerados e em formato EAD. A partir dessa análise, debruçando-se principalmente nas publicações de bell hooks, Franz Fanon, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Jacques Delors, Racionais MC’S, Djonga e Emicida, reflito sobre o que pode nortear a mudança (com ênfase no amor definido por bell hooks) do cenário educacional e seus impactos na vida de cada um e cada uma de nós. |
id |
UNSP_cd8a948b51a62eaa9b6070522617e50d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238243 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educaçãoLove teaches, reflection directs: educational practicesPrática de ensinoProfessores - FormaçãoAfetividadeEducação - Estudo e ensinoEste trabalho consiste numa reflexão acerca dos problemas atuais da educação e o amor como uma opção de enfrentamento. Através de dados quantitativos e qualitativos, apresento a complexidade e amplitude de elementos que ameaçam uma educação afetiva, tanto para os educadores quanto para os ensinadories. Dentre esses elementos estão: Limitações espaciais e de materiais; sucateamento trabalhista na educação; a formação de educadores que se encontra, em maioria, na mão de conglomerados e em formato EAD. A partir dessa análise, debruçando-se principalmente nas publicações de bell hooks, Franz Fanon, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Jacques Delors, Racionais MC’S, Djonga e Emicida, reflito sobre o que pode nortear a mudança (com ênfase no amor definido por bell hooks) do cenário educacional e seus impactos na vida de cada um e cada uma de nós.This publication has the meaning to research about the problems around education and show the love as an option to fight against them. Through quantitative and qualitative dates, has been shown the complex and broad of all the sides that has had threatened the affective education, as much educators as learner-teaches (a term proposed by the author for this research that will be explained in the next pages). These elements has included: Space and materials limitations; labor educational wrecking; academic qualification, that is, in most cases, on conglomerates hands in form of e-learning. For this analise, it's been addressed on the publications of Bell Hooks, Franz Fanon, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Jacques Delors, Racionais MC’S, Djonga and Emicida, and has been showed what can direct the change (emphasizing the love defided by Bell Hooks) of the educational scene and his impacts in each others lifes.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Julia Santos [UNESP]2022-12-15T18:50:29Z2022-12-15T18:50:29Z2022-12-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:15:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238243Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:53:31.592786Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação Love teaches, reflection directs: educational practices |
title |
O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação |
spellingShingle |
O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação Oliveira, Julia Santos [UNESP] Prática de ensino Professores - Formação Afetividade Educação - Estudo e ensino |
title_short |
O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação |
title_full |
O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação |
title_fullStr |
O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação |
title_full_unstemmed |
O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação |
title_sort |
O amor ensina, a reflexão direciona: práticas de educação |
author |
Oliveira, Julia Santos [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Julia Santos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coutinho, Rejane Galvão [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Julia Santos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino Professores - Formação Afetividade Educação - Estudo e ensino |
topic |
Prática de ensino Professores - Formação Afetividade Educação - Estudo e ensino |
description |
Este trabalho consiste numa reflexão acerca dos problemas atuais da educação e o amor como uma opção de enfrentamento. Através de dados quantitativos e qualitativos, apresento a complexidade e amplitude de elementos que ameaçam uma educação afetiva, tanto para os educadores quanto para os ensinadories. Dentre esses elementos estão: Limitações espaciais e de materiais; sucateamento trabalhista na educação; a formação de educadores que se encontra, em maioria, na mão de conglomerados e em formato EAD. A partir dessa análise, debruçando-se principalmente nas publicações de bell hooks, Franz Fanon, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Jacques Delors, Racionais MC’S, Djonga e Emicida, reflito sobre o que pode nortear a mudança (com ênfase no amor definido por bell hooks) do cenário educacional e seus impactos na vida de cada um e cada uma de nós. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15T18:50:29Z 2022-12-15T18:50:29Z 2022-12-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238243 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129370483589120 |