Encontros de formação continuada a partir das necessidades formativas apontadas por professores de ciências e biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santana, Agatha Ribeiro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141600
Resumo: O objetivo do presente trabalho é descrever e analisar o desenvolvimento de uma proposta de formação continuada para professores de Ciências e Biologia, vinculados a Diretoria de Ensino de Jaboticabal, que buscou promover a integração entre os docentes da rede pública estadual e os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unesp, estimulando a reflexão conjunta sobre o Currículo do Estado de São Paulo. Outro objetivo dos encontros de formação foi diagnosticar e atender as necessidades formativas dos professores participantes. As temáticas apontadas pelos professores como as mais complexas para se ensinar foram Astronomia (para os docentes de ensino fundamental) e Evolução (para os docentes de ensino médio). Ocorreu um encontro inicial que reuniu cerca de cinquenta docentes de Ciências e Biologia e foi tratado o tema da organização das habilidades e competências no Currículo Estadual. Nos encontros seguintes, os professores de ensino fundamental e ensino médio foram convocados separadamente, ocorrendo dois encontros com cada grupo. Nesses encontros, foram desenvolvidas as temáticas de Evolução e Astronomia e os professores participantes demonstraram bastante interesse pelas atividades formativas.
id UNSP_d0eaf30074d07179aa657704afa14f16
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141600
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Encontros de formação continuada a partir das necessidades formativas apontadas por professores de ciências e biologiaEnsino de ciências e biologiaFormação continuada de professoresCurrículo do estado de São PauloO objetivo do presente trabalho é descrever e analisar o desenvolvimento de uma proposta de formação continuada para professores de Ciências e Biologia, vinculados a Diretoria de Ensino de Jaboticabal, que buscou promover a integração entre os docentes da rede pública estadual e os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unesp, estimulando a reflexão conjunta sobre o Currículo do Estado de São Paulo. Outro objetivo dos encontros de formação foi diagnosticar e atender as necessidades formativas dos professores participantes. As temáticas apontadas pelos professores como as mais complexas para se ensinar foram Astronomia (para os docentes de ensino fundamental) e Evolução (para os docentes de ensino médio). Ocorreu um encontro inicial que reuniu cerca de cinquenta docentes de Ciências e Biologia e foi tratado o tema da organização das habilidades e competências no Currículo Estadual. Nos encontros seguintes, os professores de ensino fundamental e ensino médio foram convocados separadamente, ocorrendo dois encontros com cada grupo. Nesses encontros, foram desenvolvidas as temáticas de Evolução e Astronomia e os professores participantes demonstraram bastante interesse pelas atividades formativas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Departamento de Economia Rural, Jaboticabal, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Departamento de Economia Rural, Jaboticabal, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP]Santana, Agatha Ribeiro [UNESP]2016-07-19T12:59:40Z2016-07-19T12:59:40Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3785-3797application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3785-37972357-7819http://hdl.handle.net/11449/141600ISSN2357-7819-2014-3785-3797.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-06T14:54:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141600Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:28:24.197198Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Encontros de formação continuada a partir das necessidades formativas apontadas por professores de ciências e biologia
title Encontros de formação continuada a partir das necessidades formativas apontadas por professores de ciências e biologia
spellingShingle Encontros de formação continuada a partir das necessidades formativas apontadas por professores de ciências e biologia
Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP]
Ensino de ciências e biologia
Formação continuada de professores
Currículo do estado de São Paulo
title_short Encontros de formação continuada a partir das necessidades formativas apontadas por professores de ciências e biologia
title_full Encontros de formação continuada a partir das necessidades formativas apontadas por professores de ciências e biologia
title_fullStr Encontros de formação continuada a partir das necessidades formativas apontadas por professores de ciências e biologia
title_full_unstemmed Encontros de formação continuada a partir das necessidades formativas apontadas por professores de ciências e biologia
title_sort Encontros de formação continuada a partir das necessidades formativas apontadas por professores de ciências e biologia
author Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP]
author_facet Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP]
Santana, Agatha Ribeiro [UNESP]
author_role author
author2 Santana, Agatha Ribeiro [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP]
Santana, Agatha Ribeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências e biologia
Formação continuada de professores
Currículo do estado de São Paulo
topic Ensino de ciências e biologia
Formação continuada de professores
Currículo do estado de São Paulo
description O objetivo do presente trabalho é descrever e analisar o desenvolvimento de uma proposta de formação continuada para professores de Ciências e Biologia, vinculados a Diretoria de Ensino de Jaboticabal, que buscou promover a integração entre os docentes da rede pública estadual e os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unesp, estimulando a reflexão conjunta sobre o Currículo do Estado de São Paulo. Outro objetivo dos encontros de formação foi diagnosticar e atender as necessidades formativas dos professores participantes. As temáticas apontadas pelos professores como as mais complexas para se ensinar foram Astronomia (para os docentes de ensino fundamental) e Evolução (para os docentes de ensino médio). Ocorreu um encontro inicial que reuniu cerca de cinquenta docentes de Ciências e Biologia e foi tratado o tema da organização das habilidades e competências no Currículo Estadual. Nos encontros seguintes, os professores de ensino fundamental e ensino médio foram convocados separadamente, ocorrendo dois encontros com cada grupo. Nesses encontros, foram desenvolvidas as temáticas de Evolução e Astronomia e os professores participantes demonstraram bastante interesse pelas atividades formativas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:40Z
2016-07-19T12:59:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3785-3797
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141600
ISSN2357-7819-2014-3785-3797.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141600
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3785-3797
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-3785-3797.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3785-3797
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129429506883584