O processo de elaboração currículo de geografia do ensino básico de São Paulo: para um diálogo entre o saber escolar e o saber científico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141549 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o processo de construção do referencial curricular de Geografia para o ensino básico. Os questionamentos norteadores da investigação foram: Qual a formação acadêmica dos profissionais envolvidos na construção do novo currículo de Geografia? Estes profissionais possuem o domínio das teorias e dos métodos da ciência Geográfica? Qual o envolvimento destes profissionais com as questões do ensino básico? Os profissionais possuem alguma experiência como professores do ensino básico da rede pública? No processo houve diálogo entre os autores e os professores de Geografia em exercício? O desvendamento destes questionamentos seguiu duas vertentes: (1) levantamento bibliográfico e leituras para referencial teórico (2) entrevistas junto aos Professores de Geografia das escolas estaduais de Marilia, ao Professor Coordenador da Oficina Pedagógica e também junto aos profissionais contratados pelo governo para coordenar os trabalhos de elaboração das orientações curriculares. Os autores que deram sustentação teórica a pesquisa foram CACETE (1999), CANDAU(2001), JULIÁ(2002), SAVIAN (1994), SAVIANI (1995), SAVIANI ( 2003 ), SPÓSITO(1999) e VADEMARIN(1998) . Os resultados obtidos apontam para o fato de que o processo de elaboração do currículo de geografia para o ensino básico ocorreu sem qualquer diálogo entre os profissionais que atuam no ensino básico e os profissionais envolvidos com produção do saber científico. A concepção de currículo que norteou o processo foi a que considera profissionais da universidade como os produtores do currículo e os profissionais do ensino básico como meros executores das mudanças curriculares. |
id |
UNSP_d1efd3ac6e09e07e7a4ba1d5a6f4778f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141549 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O processo de elaboração currículo de geografia do ensino básico de São Paulo: para um diálogo entre o saber escolar e o saber científicoPolítica educacionalCurrículo de geografiaEducação geográficaO objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o processo de construção do referencial curricular de Geografia para o ensino básico. Os questionamentos norteadores da investigação foram: Qual a formação acadêmica dos profissionais envolvidos na construção do novo currículo de Geografia? Estes profissionais possuem o domínio das teorias e dos métodos da ciência Geográfica? Qual o envolvimento destes profissionais com as questões do ensino básico? Os profissionais possuem alguma experiência como professores do ensino básico da rede pública? No processo houve diálogo entre os autores e os professores de Geografia em exercício? O desvendamento destes questionamentos seguiu duas vertentes: (1) levantamento bibliográfico e leituras para referencial teórico (2) entrevistas junto aos Professores de Geografia das escolas estaduais de Marilia, ao Professor Coordenador da Oficina Pedagógica e também junto aos profissionais contratados pelo governo para coordenar os trabalhos de elaboração das orientações curriculares. Os autores que deram sustentação teórica a pesquisa foram CACETE (1999), CANDAU(2001), JULIÁ(2002), SAVIAN (1994), SAVIANI (1995), SAVIANI ( 2003 ), SPÓSITO(1999) e VADEMARIN(1998) . Os resultados obtidos apontam para o fato de que o processo de elaboração do currículo de geografia para o ensino básico ocorreu sem qualquer diálogo entre os profissionais que atuam no ensino básico e os profissionais envolvidos com produção do saber científico. A concepção de currículo que norteou o processo foi a que considera profissionais da universidade como os produtores do currículo e os profissionais do ensino básico como meros executores das mudanças curriculares.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira, Noemia Ramos [UNESP]2016-07-19T12:59:25Z2016-07-19T12:59:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10917-10928application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10917-109282357-7819http://hdl.handle.net/11449/141549ISSN2357-7819-2014-10917-10928.pdf55872869626597630000-0002-3565-4018porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T19:02:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141549Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:02:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de elaboração currículo de geografia do ensino básico de São Paulo: para um diálogo entre o saber escolar e o saber científico |
title |
O processo de elaboração currículo de geografia do ensino básico de São Paulo: para um diálogo entre o saber escolar e o saber científico |
spellingShingle |
O processo de elaboração currículo de geografia do ensino básico de São Paulo: para um diálogo entre o saber escolar e o saber científico Vieira, Noemia Ramos [UNESP] Política educacional Currículo de geografia Educação geográfica |
title_short |
O processo de elaboração currículo de geografia do ensino básico de São Paulo: para um diálogo entre o saber escolar e o saber científico |
title_full |
O processo de elaboração currículo de geografia do ensino básico de São Paulo: para um diálogo entre o saber escolar e o saber científico |
title_fullStr |
O processo de elaboração currículo de geografia do ensino básico de São Paulo: para um diálogo entre o saber escolar e o saber científico |
title_full_unstemmed |
O processo de elaboração currículo de geografia do ensino básico de São Paulo: para um diálogo entre o saber escolar e o saber científico |
title_sort |
O processo de elaboração currículo de geografia do ensino básico de São Paulo: para um diálogo entre o saber escolar e o saber científico |
author |
Vieira, Noemia Ramos [UNESP] |
author_facet |
Vieira, Noemia Ramos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Noemia Ramos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional Currículo de geografia Educação geográfica |
topic |
Política educacional Currículo de geografia Educação geográfica |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o processo de construção do referencial curricular de Geografia para o ensino básico. Os questionamentos norteadores da investigação foram: Qual a formação acadêmica dos profissionais envolvidos na construção do novo currículo de Geografia? Estes profissionais possuem o domínio das teorias e dos métodos da ciência Geográfica? Qual o envolvimento destes profissionais com as questões do ensino básico? Os profissionais possuem alguma experiência como professores do ensino básico da rede pública? No processo houve diálogo entre os autores e os professores de Geografia em exercício? O desvendamento destes questionamentos seguiu duas vertentes: (1) levantamento bibliográfico e leituras para referencial teórico (2) entrevistas junto aos Professores de Geografia das escolas estaduais de Marilia, ao Professor Coordenador da Oficina Pedagógica e também junto aos profissionais contratados pelo governo para coordenar os trabalhos de elaboração das orientações curriculares. Os autores que deram sustentação teórica a pesquisa foram CACETE (1999), CANDAU(2001), JULIÁ(2002), SAVIAN (1994), SAVIANI (1995), SAVIANI ( 2003 ), SPÓSITO(1999) e VADEMARIN(1998) . Os resultados obtidos apontam para o fato de que o processo de elaboração do currículo de geografia para o ensino básico ocorreu sem qualquer diálogo entre os profissionais que atuam no ensino básico e os profissionais envolvidos com produção do saber científico. A concepção de currículo que norteou o processo foi a que considera profissionais da universidade como os produtores do currículo e os profissionais do ensino básico como meros executores das mudanças curriculares. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:25Z 2016-07-19T12:59:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10917-10928 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141549 ISSN2357-7819-2014-10917-10928.pdf 5587286962659763 0000-0002-3565-4018 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141549 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10917-10928 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-10917-10928.pdf 5587286962659763 0000-0002-3565-4018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10917-10928 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128164971413504 |