Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Everton Piza [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/136053
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/04-02-2016/000857808.pdf
Resumo: The sight of a starry sky on a clear night has fascinated humanity since prehistoric times. The man began to do sciense from the moment we wondered what were the stars and why they were there, drawing the appearance of the sky and trying to predict the celestial phenomena. From the time when Galileo pointed his telescope to the sky, began a close relationship between the evolution of astronomical instruments, technology, history and science. His act gave guided us to the Renaissance, culminating in the theory of universal gravitation Newton. Currently, many researches have been conducted within the theme of improving the teaching of science. However, the History of Science taught in Elementary and High School, and even on top, presentes problems as factual and conceptual errors. In order to provide better understanding of the phenomenon, this study intends to explore the use of a box of experiences through the use of educational material for Astronomy, called Experimentoteca case, related of astronomy that is taught in high school
id UNSP_d89e00b53303e07d2ee60bfb5b08b414
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/136053
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomiaFisicaAstronomia - Estudo e ensinoEnsino médioInstrumentos oticosPhysicsThe sight of a starry sky on a clear night has fascinated humanity since prehistoric times. The man began to do sciense from the moment we wondered what were the stars and why they were there, drawing the appearance of the sky and trying to predict the celestial phenomena. From the time when Galileo pointed his telescope to the sky, began a close relationship between the evolution of astronomical instruments, technology, history and science. His act gave guided us to the Renaissance, culminating in the theory of universal gravitation Newton. Currently, many researches have been conducted within the theme of improving the teaching of science. However, the History of Science taught in Elementary and High School, and even on top, presentes problems as factual and conceptual errors. In order to provide better understanding of the phenomenon, this study intends to explore the use of a box of experiences through the use of educational material for Astronomy, called Experimentoteca case, related of astronomy that is taught in high schoolA visão de um céu estrelado numa noite límpida tem fascinado a Humanidade desde os tempos pré-históricos. O homem começou a fazer ciência a partir do momento em que se perguntou o que eram as estrelas e porque estavam ali, desenhando a aparência do céu e tentando predizer os fenômenos celestes. A partir do momento em que Galileu apontou sua luneta para o céu, iniciou-se uma estreita relação entre a evolução dos instrumentos astronômicos, a tecnologia, a história e a ciência. Seu ato deu suporte às ideias de Nicolau Copérnico, que nos tirou da idade das trevas e nos guiou ao Renascimento, culminando com a teoria da Gravitação Universal de Newton. Atualmente, muitas pesquisas têm sido realizadas dentro da temática da melhoria do ensino de Ciências. No entanto, a História da Ciência ensinada nos Ensinos Fundamental e Médio, e até no superior, apresenta problemas, como erros factuais e conceituais. A fim de proporcionar melhor compreensão do fenômeno, este trabalho pretende-se explorar a utilização de uma caixa de experiências através da utilização de um material didático para a Astronomia, chamado de Caixa Experimentoteca, relacionado com a teoria da Astronomia que é ensinada no Ensino MédioCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perez, Everton Piza [UNESP]2016-03-07T19:21:01Z2016-03-07T19:21:01Z2015-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis74 f. : il.application/pdfPEREZ, Everton Piza. Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomia. 2015. 74 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.http://hdl.handle.net/11449/136053000857808http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/04-02-2016/000857808.pdf33283010001P50746570277957079Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T13:19:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136053Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:11:48.046805Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomia
title Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomia
spellingShingle Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomia
Perez, Everton Piza [UNESP]
Fisica
Astronomia - Estudo e ensino
Ensino médio
Instrumentos oticos
Physics
title_short Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomia
title_full Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomia
title_fullStr Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomia
title_full_unstemmed Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomia
title_sort Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomia
author Perez, Everton Piza [UNESP]
author_facet Perez, Everton Piza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peña, Angel Fidel Vilche [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez, Everton Piza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fisica
Astronomia - Estudo e ensino
Ensino médio
Instrumentos oticos
Physics
topic Fisica
Astronomia - Estudo e ensino
Ensino médio
Instrumentos oticos
Physics
description The sight of a starry sky on a clear night has fascinated humanity since prehistoric times. The man began to do sciense from the moment we wondered what were the stars and why they were there, drawing the appearance of the sky and trying to predict the celestial phenomena. From the time when Galileo pointed his telescope to the sky, began a close relationship between the evolution of astronomical instruments, technology, history and science. His act gave guided us to the Renaissance, culminating in the theory of universal gravitation Newton. Currently, many researches have been conducted within the theme of improving the teaching of science. However, the History of Science taught in Elementary and High School, and even on top, presentes problems as factual and conceptual errors. In order to provide better understanding of the phenomenon, this study intends to explore the use of a box of experiences through the use of educational material for Astronomy, called Experimentoteca case, related of astronomy that is taught in high school
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-02
2016-03-07T19:21:01Z
2016-03-07T19:21:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREZ, Everton Piza. Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomia. 2015. 74 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/136053
000857808
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/04-02-2016/000857808.pdf
33283010001P5
0746570277957079
identifier_str_mv PEREZ, Everton Piza. Caixa experimentoteca: uma proposta para o ensino de astronomia. 2015. 74 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
000857808
33283010001P5
0746570277957079
url http://hdl.handle.net/11449/136053
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/04-02-2016/000857808.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129594561134592