Habilidades funcionais de alunos com deficiência matriculados no ensino infantil: avaliação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagagi, Priscilla dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91204
Resumo: A partir dos pressupostos de que a educação infantil é a etapa inicial e fundamental da educação básica, responsável por formar o indivíduo, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social – e da inclusão, como direito garantido, preferencialmente na rede regular de ensino –, este estudo teve por objetivo investigar as habilidades funcionais de crianças com deficiência, matriculadas no sistema regular de ensino infantil em uma cidade de pequeno porte do interior paulista. Os participantes foram seis professores do ensino infantil que têm alunos com deficiências, de 0 a 6 anos, matriculados em suas salas. A coleta de dados foi realizada por meio da escala School Function Assessment (SFA), a qual permitiu mensurar a participação, níveis de auxílio e desempenho de atividades funcionais de alunos com deficiências, no contexto acadêmico. Os resultados propiciaram a análise de doze categorias relacionadas a cada parte da escala, sendo seis categorias ligadas a atividades gerais desenvolvidas em seis subambientes da escola. Em assistência e adaptações, foram identificadas quatro categorias de suportes oferecidos e, em participação, quatro categorias. Os resultados indicaram que as crianças avaliadas por seus professores não apresentam dificuldades significativas para o desempenho das atividades de rotina na escola, sublinhando também a necessidade de capacitação dos profissionais da educação, para a avaliação dos alunos, com o intuito de desenvolverem adaptações curriculares e ambientais, a fim de contribuírem para a melhoria do desempenho dos alunos, nas tarefas da rotina escolar.
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