Ginástica se aprende com brincadeira e arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Patrícia Marques [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gomes, Yuri Tasso [UNESP], Soares, Vagner [UNESP], Sassaki, Paulo Hissashi [UNESP]|Gonçalves, T. F. [UNESP], |Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg1NA==
http://hdl.handle.net/11449/146987
Resumo: Introdução: O esporte é um agente importante no processo de socialização de crianças, influenciados pelos familiares, professores, técnicos e amigos. A transmissão desse patrimônio cultural da humanidade, o esporte, deverá ocorrer procurando-se adaptar o nível de atividade ao estágio de desenvolvimento da criança. Portanto, deve-se discriminar os elementos fundamentais para motivar o aprendiz à prática esportiva, para ser um agente transmissor dos valores educacionais que contribuam com seu desenvolvimento global. Diante desse cenário, o presente projeto se propôs a oferecer conhecimento teórico e prático, para crianças entre 4 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, sobre a modalidade esportiva de Ginástica Artística. Por meio da Ginástica Artística, desenvolver ações que contemplam as necessidades de educação, saúde, desenvolvimento motor, integração social, que favoreçam o desenvolvimento bio-psico-social e a melhoria de sua qualidade de vida. Métodos: Este projeto consiste em envolver professores, alunos e comunidade, com a perspectiva de fortalecer os vínculos entre a o Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual Paulista - Campus Bauru. As atividades foram desenvolvidas no período da tarde, para crianças entre 4 e 10 anos de idade. O critério de inclusão no projeto foi a frequência escolar e que residam em Bauru - SP. O presente projeto atendeu crianças, do sexo masculino e feminino, divididas em faixas etárias de acordo com a idade (4, 5 e 6 anos de idade) (7, 8, 9 e 10 anos de idade). As aulas serão determinadas e orientadas por faixa etária, favorecendo as questões lúdicas por intermédio de atividades recreativas. Inicialmente o principal objetivo dessas práticas foi contribuir com o desenvolvimento motor dos padrões fundamentais de locomoção, equilíbrio e manipulação. Posteriormente, com a participação nos programas de iniciação esportiva ampliou-se o aprendizado das habilidades específicas em diversas modalidades. Os conteúdos da Ginástica foram atribuídos mediante dois estágios. O primeiro denominado de Estágio de Preparação Pedagógica subdividido em dois níveis: Nível 1: (4, 5 e 6 anos de idade) e Nível 2: (7 e 8 anos de idade) e o segundo Estágio de Preparação Esportiva (9 e 10 anos de idade). Resultados e discussão: O referido projeto atendeu na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física, Campus UNESP/Bauru, aproximadamente 30 crianças, de ambos os sexos, entre 5 e 12 anos de idade. Pertencentes das Escolas da Rede Pública e Privada, filhos de funcionários e professores da UNESP e da comunidade local. No início do segundo semestre de 2012 o projeto "Ginástica se aprende com brincadeira e arte" também foi implantado no Centro de Convivência Infantil "Gente Miúda" (CCI) e atendeu 20 crianças, de ambos os sexos, entre 4 e 5 anos de idade. Em ambos os locais, as aulas foram ministradas duas vezes por semana, com duração de sessenta minutos cada sessão. As turmas foram determinadas e orientadas por faixa etária, favorecendo as questões lúdicas por intermédio de atividades recreativas. Pode-se considerar que, praticar e aprender Ginástica Artística são ações estreitamente relacionada de uma atividade livre, alegre, agradável e divertida. Ao final do projeto, no mês de dezembro, foi realizado o I Festival de Ginástica Artística do Projeto e oportunizou a todos os pais e familiares presentes, integração e observação da demonstração das habilidades apreendidas pelas crianças no decorrer do projeto. Considerações finais: Baseado nos fatos referidos, a implantação do Projeto Ginástica se aprende com brincadeira e arte, proporcionou às crianças, condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Contribuiu também, nas interações e convivência com a comunidade, marcando valores de cooperação, dignidade, respeito e garantindo a efetivação dos direitos de cidadania.
id UNSP_dbc0fbe068cbe3073ba3d2bb046247be
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146987
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ginástica se aprende com brincadeira e arteGinástica artísticaIniciação esportivaCriançasIntrodução: O esporte é um agente importante no processo de socialização de crianças, influenciados pelos familiares, professores, técnicos e amigos. A transmissão desse patrimônio cultural da humanidade, o esporte, deverá ocorrer procurando-se adaptar o nível de atividade ao estágio de desenvolvimento da criança. Portanto, deve-se discriminar os elementos fundamentais para motivar o aprendiz à prática esportiva, para ser um agente transmissor dos valores educacionais que contribuam com seu desenvolvimento global. Diante desse cenário, o presente projeto se propôs a oferecer conhecimento teórico e prático, para crianças entre 4 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, sobre a modalidade esportiva de Ginástica Artística. Por meio da Ginástica Artística, desenvolver ações que contemplam as necessidades de educação, saúde, desenvolvimento motor, integração social, que favoreçam o desenvolvimento bio-psico-social e a melhoria de sua qualidade de vida. Métodos: Este projeto consiste em envolver professores, alunos e comunidade, com a perspectiva de fortalecer os vínculos entre a o Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual Paulista - Campus Bauru. As atividades foram desenvolvidas no período da tarde, para crianças entre 4 e 10 anos de idade. O critério de inclusão no projeto foi a frequência escolar e que residam em Bauru - SP. O presente projeto atendeu crianças, do sexo masculino e feminino, divididas em faixas etárias de acordo com a idade (4, 5 e 6 anos de idade) (7, 8, 9 e 10 anos de idade). As aulas serão determinadas e orientadas por faixa etária, favorecendo as questões lúdicas por intermédio de atividades recreativas. Inicialmente o principal objetivo dessas práticas foi contribuir com o desenvolvimento motor dos padrões fundamentais de locomoção, equilíbrio e manipulação. Posteriormente, com a participação nos programas de iniciação esportiva ampliou-se o aprendizado das habilidades específicas em diversas modalidades. Os conteúdos da Ginástica foram atribuídos mediante dois estágios. O primeiro denominado de Estágio de Preparação Pedagógica subdividido em dois níveis: Nível 1: (4, 5 e 6 anos de idade) e Nível 2: (7 e 8 anos de idade) e o segundo Estágio de Preparação Esportiva (9 e 10 anos de idade). Resultados e discussão: O referido projeto atendeu na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física, Campus UNESP/Bauru, aproximadamente 30 crianças, de ambos os sexos, entre 5 e 12 anos de idade. Pertencentes das Escolas da Rede Pública e Privada, filhos de funcionários e professores da UNESP e da comunidade local. No início do segundo semestre de 2012 o projeto "Ginástica se aprende com brincadeira e arte" também foi implantado no Centro de Convivência Infantil "Gente Miúda" (CCI) e atendeu 20 crianças, de ambos os sexos, entre 4 e 5 anos de idade. Em ambos os locais, as aulas foram ministradas duas vezes por semana, com duração de sessenta minutos cada sessão. As turmas foram determinadas e orientadas por faixa etária, favorecendo as questões lúdicas por intermédio de atividades recreativas. Pode-se considerar que, praticar e aprender Ginástica Artística são ações estreitamente relacionada de uma atividade livre, alegre, agradável e divertida. Ao final do projeto, no mês de dezembro, foi realizado o I Festival de Ginástica Artística do Projeto e oportunizou a todos os pais e familiares presentes, integração e observação da demonstração das habilidades apreendidas pelas crianças no decorrer do projeto. Considerações finais: Baseado nos fatos referidos, a implantação do Projeto Ginástica se aprende com brincadeira e arte, proporcionou às crianças, condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Contribuiu também, nas interações e convivência com a comunidade, marcando valores de cooperação, dignidade, respeito e garantindo a efetivação dos direitos de cidadania.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação Física, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação Física, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barreto, Patrícia Marques [UNESP]Gomes, Yuri Tasso [UNESP]Soares, Vagner [UNESP]Sassaki, Paulo Hissashi [UNESP]|Gonçalves, T. F. [UNESP]|Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP]2017-01-02T15:40:10Z2017-01-02T15:40:10Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09854application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg1NA==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09874http://hdl.handle.net/11449/1469872013-09854-gomes.pdf9228319308083224PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T18:53:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146987Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T18:53:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ginástica se aprende com brincadeira e arte
title Ginástica se aprende com brincadeira e arte
spellingShingle Ginástica se aprende com brincadeira e arte
Barreto, Patrícia Marques [UNESP]
Ginástica artística
Iniciação esportiva
Crianças
title_short Ginástica se aprende com brincadeira e arte
title_full Ginástica se aprende com brincadeira e arte
title_fullStr Ginástica se aprende com brincadeira e arte
title_full_unstemmed Ginástica se aprende com brincadeira e arte
title_sort Ginástica se aprende com brincadeira e arte
author Barreto, Patrícia Marques [UNESP]
author_facet Barreto, Patrícia Marques [UNESP]
Gomes, Yuri Tasso [UNESP]
Soares, Vagner [UNESP]
Sassaki, Paulo Hissashi [UNESP]|Gonçalves, T. F. [UNESP]
|Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP]
author_role author
author2 Gomes, Yuri Tasso [UNESP]
Soares, Vagner [UNESP]
Sassaki, Paulo Hissashi [UNESP]|Gonçalves, T. F. [UNESP]
|Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Patrícia Marques [UNESP]
Gomes, Yuri Tasso [UNESP]
Soares, Vagner [UNESP]
Sassaki, Paulo Hissashi [UNESP]|Gonçalves, T. F. [UNESP]
|Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ginástica artística
Iniciação esportiva
Crianças
topic Ginástica artística
Iniciação esportiva
Crianças
description Introdução: O esporte é um agente importante no processo de socialização de crianças, influenciados pelos familiares, professores, técnicos e amigos. A transmissão desse patrimônio cultural da humanidade, o esporte, deverá ocorrer procurando-se adaptar o nível de atividade ao estágio de desenvolvimento da criança. Portanto, deve-se discriminar os elementos fundamentais para motivar o aprendiz à prática esportiva, para ser um agente transmissor dos valores educacionais que contribuam com seu desenvolvimento global. Diante desse cenário, o presente projeto se propôs a oferecer conhecimento teórico e prático, para crianças entre 4 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, sobre a modalidade esportiva de Ginástica Artística. Por meio da Ginástica Artística, desenvolver ações que contemplam as necessidades de educação, saúde, desenvolvimento motor, integração social, que favoreçam o desenvolvimento bio-psico-social e a melhoria de sua qualidade de vida. Métodos: Este projeto consiste em envolver professores, alunos e comunidade, com a perspectiva de fortalecer os vínculos entre a o Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual Paulista - Campus Bauru. As atividades foram desenvolvidas no período da tarde, para crianças entre 4 e 10 anos de idade. O critério de inclusão no projeto foi a frequência escolar e que residam em Bauru - SP. O presente projeto atendeu crianças, do sexo masculino e feminino, divididas em faixas etárias de acordo com a idade (4, 5 e 6 anos de idade) (7, 8, 9 e 10 anos de idade). As aulas serão determinadas e orientadas por faixa etária, favorecendo as questões lúdicas por intermédio de atividades recreativas. Inicialmente o principal objetivo dessas práticas foi contribuir com o desenvolvimento motor dos padrões fundamentais de locomoção, equilíbrio e manipulação. Posteriormente, com a participação nos programas de iniciação esportiva ampliou-se o aprendizado das habilidades específicas em diversas modalidades. Os conteúdos da Ginástica foram atribuídos mediante dois estágios. O primeiro denominado de Estágio de Preparação Pedagógica subdividido em dois níveis: Nível 1: (4, 5 e 6 anos de idade) e Nível 2: (7 e 8 anos de idade) e o segundo Estágio de Preparação Esportiva (9 e 10 anos de idade). Resultados e discussão: O referido projeto atendeu na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física, Campus UNESP/Bauru, aproximadamente 30 crianças, de ambos os sexos, entre 5 e 12 anos de idade. Pertencentes das Escolas da Rede Pública e Privada, filhos de funcionários e professores da UNESP e da comunidade local. No início do segundo semestre de 2012 o projeto "Ginástica se aprende com brincadeira e arte" também foi implantado no Centro de Convivência Infantil "Gente Miúda" (CCI) e atendeu 20 crianças, de ambos os sexos, entre 4 e 5 anos de idade. Em ambos os locais, as aulas foram ministradas duas vezes por semana, com duração de sessenta minutos cada sessão. As turmas foram determinadas e orientadas por faixa etária, favorecendo as questões lúdicas por intermédio de atividades recreativas. Pode-se considerar que, praticar e aprender Ginástica Artística são ações estreitamente relacionada de uma atividade livre, alegre, agradável e divertida. Ao final do projeto, no mês de dezembro, foi realizado o I Festival de Ginástica Artística do Projeto e oportunizou a todos os pais e familiares presentes, integração e observação da demonstração das habilidades apreendidas pelas crianças no decorrer do projeto. Considerações finais: Baseado nos fatos referidos, a implantação do Projeto Ginástica se aprende com brincadeira e arte, proporcionou às crianças, condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Contribuiu também, nas interações e convivência com a comunidade, marcando valores de cooperação, dignidade, respeito e garantindo a efetivação dos direitos de cidadania.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:40:10Z
2017-01-02T15:40:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg1NA==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09874
http://hdl.handle.net/11449/146987
2013-09854-gomes.pdf
9228319308083224
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg1NA==
http://hdl.handle.net/11449/146987
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09874
2013-09854-gomes.pdf
9228319308083224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09854
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045997371195392