Ginástica se aprende com brincadeira e arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg1NA== http://hdl.handle.net/11449/146987 |
Resumo: | Introdução: O esporte é um agente importante no processo de socialização de crianças, influenciados pelos familiares, professores, técnicos e amigos. A transmissão desse patrimônio cultural da humanidade, o esporte, deverá ocorrer procurando-se adaptar o nível de atividade ao estágio de desenvolvimento da criança. Portanto, deve-se discriminar os elementos fundamentais para motivar o aprendiz à prática esportiva, para ser um agente transmissor dos valores educacionais que contribuam com seu desenvolvimento global. Diante desse cenário, o presente projeto se propôs a oferecer conhecimento teórico e prático, para crianças entre 4 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, sobre a modalidade esportiva de Ginástica Artística. Por meio da Ginástica Artística, desenvolver ações que contemplam as necessidades de educação, saúde, desenvolvimento motor, integração social, que favoreçam o desenvolvimento bio-psico-social e a melhoria de sua qualidade de vida. Métodos: Este projeto consiste em envolver professores, alunos e comunidade, com a perspectiva de fortalecer os vínculos entre a o Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual Paulista - Campus Bauru. As atividades foram desenvolvidas no período da tarde, para crianças entre 4 e 10 anos de idade. O critério de inclusão no projeto foi a frequência escolar e que residam em Bauru - SP. O presente projeto atendeu crianças, do sexo masculino e feminino, divididas em faixas etárias de acordo com a idade (4, 5 e 6 anos de idade) (7, 8, 9 e 10 anos de idade). As aulas serão determinadas e orientadas por faixa etária, favorecendo as questões lúdicas por intermédio de atividades recreativas. Inicialmente o principal objetivo dessas práticas foi contribuir com o desenvolvimento motor dos padrões fundamentais de locomoção, equilíbrio e manipulação. Posteriormente, com a participação nos programas de iniciação esportiva ampliou-se o aprendizado das habilidades específicas em diversas modalidades. Os conteúdos da Ginástica foram atribuídos mediante dois estágios. O primeiro denominado de Estágio de Preparação Pedagógica subdividido em dois níveis: Nível 1: (4, 5 e 6 anos de idade) e Nível 2: (7 e 8 anos de idade) e o segundo Estágio de Preparação Esportiva (9 e 10 anos de idade). Resultados e discussão: O referido projeto atendeu na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física, Campus UNESP/Bauru, aproximadamente 30 crianças, de ambos os sexos, entre 5 e 12 anos de idade. Pertencentes das Escolas da Rede Pública e Privada, filhos de funcionários e professores da UNESP e da comunidade local. No início do segundo semestre de 2012 o projeto "Ginástica se aprende com brincadeira e arte" também foi implantado no Centro de Convivência Infantil "Gente Miúda" (CCI) e atendeu 20 crianças, de ambos os sexos, entre 4 e 5 anos de idade. Em ambos os locais, as aulas foram ministradas duas vezes por semana, com duração de sessenta minutos cada sessão. As turmas foram determinadas e orientadas por faixa etária, favorecendo as questões lúdicas por intermédio de atividades recreativas. Pode-se considerar que, praticar e aprender Ginástica Artística são ações estreitamente relacionada de uma atividade livre, alegre, agradável e divertida. Ao final do projeto, no mês de dezembro, foi realizado o I Festival de Ginástica Artística do Projeto e oportunizou a todos os pais e familiares presentes, integração e observação da demonstração das habilidades apreendidas pelas crianças no decorrer do projeto. Considerações finais: Baseado nos fatos referidos, a implantação do Projeto Ginástica se aprende com brincadeira e arte, proporcionou às crianças, condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Contribuiu também, nas interações e convivência com a comunidade, marcando valores de cooperação, dignidade, respeito e garantindo a efetivação dos direitos de cidadania. |
id |
UNSP_dbc0fbe068cbe3073ba3d2bb046247be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146987 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ginástica se aprende com brincadeira e arteGinástica artísticaIniciação esportivaCriançasIntrodução: O esporte é um agente importante no processo de socialização de crianças, influenciados pelos familiares, professores, técnicos e amigos. A transmissão desse patrimônio cultural da humanidade, o esporte, deverá ocorrer procurando-se adaptar o nível de atividade ao estágio de desenvolvimento da criança. Portanto, deve-se discriminar os elementos fundamentais para motivar o aprendiz à prática esportiva, para ser um agente transmissor dos valores educacionais que contribuam com seu desenvolvimento global. Diante desse cenário, o presente projeto se propôs a oferecer conhecimento teórico e prático, para crianças entre 4 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, sobre a modalidade esportiva de Ginástica Artística. Por meio da Ginástica Artística, desenvolver ações que contemplam as necessidades de educação, saúde, desenvolvimento motor, integração social, que favoreçam o desenvolvimento bio-psico-social e a melhoria de sua qualidade de vida. Métodos: Este projeto consiste em envolver professores, alunos e comunidade, com a perspectiva de fortalecer os vínculos entre a o Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual Paulista - Campus Bauru. As atividades foram desenvolvidas no período da tarde, para crianças entre 4 e 10 anos de idade. O critério de inclusão no projeto foi a frequência escolar e que residam em Bauru - SP. O presente projeto atendeu crianças, do sexo masculino e feminino, divididas em faixas etárias de acordo com a idade (4, 5 e 6 anos de idade) (7, 8, 9 e 10 anos de idade). As aulas serão determinadas e orientadas por faixa etária, favorecendo as questões lúdicas por intermédio de atividades recreativas. Inicialmente o principal objetivo dessas práticas foi contribuir com o desenvolvimento motor dos padrões fundamentais de locomoção, equilíbrio e manipulação. Posteriormente, com a participação nos programas de iniciação esportiva ampliou-se o aprendizado das habilidades específicas em diversas modalidades. Os conteúdos da Ginástica foram atribuídos mediante dois estágios. O primeiro denominado de Estágio de Preparação Pedagógica subdividido em dois níveis: Nível 1: (4, 5 e 6 anos de idade) e Nível 2: (7 e 8 anos de idade) e o segundo Estágio de Preparação Esportiva (9 e 10 anos de idade). Resultados e discussão: O referido projeto atendeu na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física, Campus UNESP/Bauru, aproximadamente 30 crianças, de ambos os sexos, entre 5 e 12 anos de idade. Pertencentes das Escolas da Rede Pública e Privada, filhos de funcionários e professores da UNESP e da comunidade local. No início do segundo semestre de 2012 o projeto "Ginástica se aprende com brincadeira e arte" também foi implantado no Centro de Convivência Infantil "Gente Miúda" (CCI) e atendeu 20 crianças, de ambos os sexos, entre 4 e 5 anos de idade. Em ambos os locais, as aulas foram ministradas duas vezes por semana, com duração de sessenta minutos cada sessão. As turmas foram determinadas e orientadas por faixa etária, favorecendo as questões lúdicas por intermédio de atividades recreativas. Pode-se considerar que, praticar e aprender Ginástica Artística são ações estreitamente relacionada de uma atividade livre, alegre, agradável e divertida. Ao final do projeto, no mês de dezembro, foi realizado o I Festival de Ginástica Artística do Projeto e oportunizou a todos os pais e familiares presentes, integração e observação da demonstração das habilidades apreendidas pelas crianças no decorrer do projeto. Considerações finais: Baseado nos fatos referidos, a implantação do Projeto Ginástica se aprende com brincadeira e arte, proporcionou às crianças, condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Contribuiu também, nas interações e convivência com a comunidade, marcando valores de cooperação, dignidade, respeito e garantindo a efetivação dos direitos de cidadania.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação Física, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação Física, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barreto, Patrícia Marques [UNESP]Gomes, Yuri Tasso [UNESP]Soares, Vagner [UNESP]Sassaki, Paulo Hissashi [UNESP]|Gonçalves, T. F. [UNESP]|Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP]2017-01-02T15:40:10Z2017-01-02T15:40:10Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09854application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg1NA==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09874http://hdl.handle.net/11449/1469872013-09854-gomes.pdf9228319308083224PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T18:53:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146987Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:57:33.429918Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ginástica se aprende com brincadeira e arte |
title |
Ginástica se aprende com brincadeira e arte |
spellingShingle |
Ginástica se aprende com brincadeira e arte Barreto, Patrícia Marques [UNESP] Ginástica artística Iniciação esportiva Crianças |
title_short |
Ginástica se aprende com brincadeira e arte |
title_full |
Ginástica se aprende com brincadeira e arte |
title_fullStr |
Ginástica se aprende com brincadeira e arte |
title_full_unstemmed |
Ginástica se aprende com brincadeira e arte |
title_sort |
Ginástica se aprende com brincadeira e arte |
author |
Barreto, Patrícia Marques [UNESP] |
author_facet |
Barreto, Patrícia Marques [UNESP] Gomes, Yuri Tasso [UNESP] Soares, Vagner [UNESP] Sassaki, Paulo Hissashi [UNESP]|Gonçalves, T. F. [UNESP] |Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Yuri Tasso [UNESP] Soares, Vagner [UNESP] Sassaki, Paulo Hissashi [UNESP]|Gonçalves, T. F. [UNESP] |Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Patrícia Marques [UNESP] Gomes, Yuri Tasso [UNESP] Soares, Vagner [UNESP] Sassaki, Paulo Hissashi [UNESP]|Gonçalves, T. F. [UNESP] |Verardi, Carlos Eduardo Lopes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ginástica artística Iniciação esportiva Crianças |
topic |
Ginástica artística Iniciação esportiva Crianças |
description |
Introdução: O esporte é um agente importante no processo de socialização de crianças, influenciados pelos familiares, professores, técnicos e amigos. A transmissão desse patrimônio cultural da humanidade, o esporte, deverá ocorrer procurando-se adaptar o nível de atividade ao estágio de desenvolvimento da criança. Portanto, deve-se discriminar os elementos fundamentais para motivar o aprendiz à prática esportiva, para ser um agente transmissor dos valores educacionais que contribuam com seu desenvolvimento global. Diante desse cenário, o presente projeto se propôs a oferecer conhecimento teórico e prático, para crianças entre 4 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, sobre a modalidade esportiva de Ginástica Artística. Por meio da Ginástica Artística, desenvolver ações que contemplam as necessidades de educação, saúde, desenvolvimento motor, integração social, que favoreçam o desenvolvimento bio-psico-social e a melhoria de sua qualidade de vida. Métodos: Este projeto consiste em envolver professores, alunos e comunidade, com a perspectiva de fortalecer os vínculos entre a o Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual Paulista - Campus Bauru. As atividades foram desenvolvidas no período da tarde, para crianças entre 4 e 10 anos de idade. O critério de inclusão no projeto foi a frequência escolar e que residam em Bauru - SP. O presente projeto atendeu crianças, do sexo masculino e feminino, divididas em faixas etárias de acordo com a idade (4, 5 e 6 anos de idade) (7, 8, 9 e 10 anos de idade). As aulas serão determinadas e orientadas por faixa etária, favorecendo as questões lúdicas por intermédio de atividades recreativas. Inicialmente o principal objetivo dessas práticas foi contribuir com o desenvolvimento motor dos padrões fundamentais de locomoção, equilíbrio e manipulação. Posteriormente, com a participação nos programas de iniciação esportiva ampliou-se o aprendizado das habilidades específicas em diversas modalidades. Os conteúdos da Ginástica foram atribuídos mediante dois estágios. O primeiro denominado de Estágio de Preparação Pedagógica subdividido em dois níveis: Nível 1: (4, 5 e 6 anos de idade) e Nível 2: (7 e 8 anos de idade) e o segundo Estágio de Preparação Esportiva (9 e 10 anos de idade). Resultados e discussão: O referido projeto atendeu na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física, Campus UNESP/Bauru, aproximadamente 30 crianças, de ambos os sexos, entre 5 e 12 anos de idade. Pertencentes das Escolas da Rede Pública e Privada, filhos de funcionários e professores da UNESP e da comunidade local. No início do segundo semestre de 2012 o projeto "Ginástica se aprende com brincadeira e arte" também foi implantado no Centro de Convivência Infantil "Gente Miúda" (CCI) e atendeu 20 crianças, de ambos os sexos, entre 4 e 5 anos de idade. Em ambos os locais, as aulas foram ministradas duas vezes por semana, com duração de sessenta minutos cada sessão. As turmas foram determinadas e orientadas por faixa etária, favorecendo as questões lúdicas por intermédio de atividades recreativas. Pode-se considerar que, praticar e aprender Ginástica Artística são ações estreitamente relacionada de uma atividade livre, alegre, agradável e divertida. Ao final do projeto, no mês de dezembro, foi realizado o I Festival de Ginástica Artística do Projeto e oportunizou a todos os pais e familiares presentes, integração e observação da demonstração das habilidades apreendidas pelas crianças no decorrer do projeto. Considerações finais: Baseado nos fatos referidos, a implantação do Projeto Ginástica se aprende com brincadeira e arte, proporcionou às crianças, condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Contribuiu também, nas interações e convivência com a comunidade, marcando valores de cooperação, dignidade, respeito e garantindo a efetivação dos direitos de cidadania. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:40:10Z 2017-01-02T15:40:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg1NA== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09874 http://hdl.handle.net/11449/146987 2013-09854-gomes.pdf 9228319308083224 |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg1NA== http://hdl.handle.net/11449/146987 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09874 2013-09854-gomes.pdf 9228319308083224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09854 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128440680841216 |