Reflexões sobre a educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Ana Laura Ribeiro da [UNESP], Ribeiro, Aline Escobar Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.revistainterfaces.com.br/downloads/edicao-2/artigo-13.pdf
http://hdl.handle.net/11449/115124
Resumo: Este texto apresenta nossos olhares sobre a criança e a educação infantil sob o ponto de vista de Vigotski e seus colaboradores, a partir de pesquisas em nível de mestrado e de doutorado com foco na infância entre zero e seis anos. Nele trazemos parte dos resultados de estudos bibliográficos: ainda hoje permanecem idéias de criança e de educação embasando um processo sistemático de antecipação da escolaridade, transformando a criança em escolar, como se o ensino forçado respondesse às reais necessidades de desenvolvimento humano neste momento da vida. Em lugar disso, a perspectiva histórico-cultural anuncia uma nova compreensão de criança, de educação infantil, de infância e de professor/a, como alicerce teórico para a organização de uma nova escola da infância.
id UNSP_dcd13fa2dd21f575cd37a5b79b84128e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115124
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reflexões sobre a educação infantil: contribuições da teoria histórico-culturaleducação infantilescuta da criançateoria histórico-culturalEste texto apresenta nossos olhares sobre a criança e a educação infantil sob o ponto de vista de Vigotski e seus colaboradores, a partir de pesquisas em nível de mestrado e de doutorado com foco na infância entre zero e seis anos. Nele trazemos parte dos resultados de estudos bibliográficos: ainda hoje permanecem idéias de criança e de educação embasando um processo sistemático de antecipação da escolaridade, transformando a criança em escolar, como se o ensino forçado respondesse às reais necessidades de desenvolvimento humano neste momento da vida. Em lugar disso, a perspectiva histórico-cultural anuncia uma nova compreensão de criança, de educação infantil, de infância e de professor/a, como alicerce teórico para a organização de uma nova escola da infância.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Prefeitura Municipal de MaríliaLima, Elieuza Aparecida de [UNESP]Silva, Ana Laura Ribeiro da [UNESP]Ribeiro, Aline Escobar Magalhães2015-02-24T13:57:47Z2015-02-24T13:57:47Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article16-20application/pdfhttp://www.revistainterfaces.com.br/downloads/edicao-2/artigo-13.pdfInterfaces, n. 2, p. 16-20, 2010.2176-5227http://hdl.handle.net/11449/115124ISSN21765227-2010-02-16-20.pdf5702962982414366Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterfaces135767133559info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-23T06:09:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115124Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-23T06:09:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural
title Reflexões sobre a educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural
spellingShingle Reflexões sobre a educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural
Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
educação infantil
escuta da criança
teoria histórico-cultural
title_short Reflexões sobre a educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural
title_full Reflexões sobre a educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural
title_fullStr Reflexões sobre a educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural
title_full_unstemmed Reflexões sobre a educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural
title_sort Reflexões sobre a educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural
author Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
author_facet Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
Silva, Ana Laura Ribeiro da [UNESP]
Ribeiro, Aline Escobar Magalhães
author_role author
author2 Silva, Ana Laura Ribeiro da [UNESP]
Ribeiro, Aline Escobar Magalhães
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Prefeitura Municipal de Marília
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
Silva, Ana Laura Ribeiro da [UNESP]
Ribeiro, Aline Escobar Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
escuta da criança
teoria histórico-cultural
topic educação infantil
escuta da criança
teoria histórico-cultural
description Este texto apresenta nossos olhares sobre a criança e a educação infantil sob o ponto de vista de Vigotski e seus colaboradores, a partir de pesquisas em nível de mestrado e de doutorado com foco na infância entre zero e seis anos. Nele trazemos parte dos resultados de estudos bibliográficos: ainda hoje permanecem idéias de criança e de educação embasando um processo sistemático de antecipação da escolaridade, transformando a criança em escolar, como se o ensino forçado respondesse às reais necessidades de desenvolvimento humano neste momento da vida. Em lugar disso, a perspectiva histórico-cultural anuncia uma nova compreensão de criança, de educação infantil, de infância e de professor/a, como alicerce teórico para a organização de uma nova escola da infância.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-02-24T13:57:47Z
2015-02-24T13:57:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistainterfaces.com.br/downloads/edicao-2/artigo-13.pdf
Interfaces, n. 2, p. 16-20, 2010.
2176-5227
http://hdl.handle.net/11449/115124
ISSN21765227-2010-02-16-20.pdf
5702962982414366
url http://www.revistainterfaces.com.br/downloads/edicao-2/artigo-13.pdf
http://hdl.handle.net/11449/115124
identifier_str_mv Interfaces, n. 2, p. 16-20, 2010.
2176-5227
ISSN21765227-2010-02-16-20.pdf
5702962982414366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Interfaces
135767
133559
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 16-20
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792961894367100928