Treino musical e capacidade da memória operacional em crianças iniciantes, veteranas e sem conhecimentos musicais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300016 http://hdl.handle.net/11449/28959 |
Resumo: | A memória operacional e a atividade musical ativam áreas encefálicas recíprocas e homólogas, contudo não há evidências se o treino musical pode ampliar a capacidade da memória operacional. Objetivo: Avaliar o desempenho do treino musical sob a memória operacional em crianças de 9 e 10 anos de idade, praticantes de treino musical e sem experiência musical. PARTICIPANTES: Crianças Iniciantes (n=20), Veteranas (n=20) e Grupo Controle (n=20). MATERIAIS: Instrumentos computadorizados para avaliação da memória operacional. RESULTADOS: Crianças veteranas apresentaram melhores pontuações no BCPR (Teste de Repetição de Pseudopalavras para crianças brasileiras) e em subtestes da AWMA (Avaliação Automatizada da Memória Operacional). CONCLUSÃO: O treino musical parece ter contribuído para o desenvolvimento da memória operacional em crianças veteranas no programa de treino musical. |
id |
UNSP_dda5355d9e5f4367df530a7da1c72921 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28959 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Treino musical e capacidade da memória operacional em crianças iniciantes, veteranas e sem conhecimentos musicaisMusical training and working memory span in beginners, veterans and with no musical knowledge childrenAWMAmemória operacionaltreino musicalensino da músicaAWMAworking memorymusical trainingmusic teachingA memória operacional e a atividade musical ativam áreas encefálicas recíprocas e homólogas, contudo não há evidências se o treino musical pode ampliar a capacidade da memória operacional. Objetivo: Avaliar o desempenho do treino musical sob a memória operacional em crianças de 9 e 10 anos de idade, praticantes de treino musical e sem experiência musical. PARTICIPANTES: Crianças Iniciantes (n=20), Veteranas (n=20) e Grupo Controle (n=20). MATERIAIS: Instrumentos computadorizados para avaliação da memória operacional. RESULTADOS: Crianças veteranas apresentaram melhores pontuações no BCPR (Teste de Repetição de Pseudopalavras para crianças brasileiras) e em subtestes da AWMA (Avaliação Automatizada da Memória Operacional). CONCLUSÃO: O treino musical parece ter contribuído para o desenvolvimento da memória operacional em crianças veteranas no programa de treino musical.Working memory and musical activity activate reciprocal and homologues brain areas. However, there is a lack of evidence if musical training can amplify the working memory span. Objective: To assess the performance of musical training on working memory in children aged 9 and 10 years old who regularly have musical training or with no musical training at all. PARTICIPANTS: Beginners (n=20), Veterans (n=20) and a Control Group (n=20). MATERIALS: Computerized instruments to assess working memory. RESULTS: Veteran children presented higher scores in BCPR (Brazilian Children's Test of Pseudoword Repetition) and in specific tasks of AWMA (Automated Working Memory Assessment). CONCLUSION: Musical training seems to have contributed for working memory development in veteran children under musical training programs.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Fabiana Silva [UNESP]Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP]2014-05-20T15:13:50Z2014-05-20T15:13:50Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article559-567application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300016Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 25, n. 3, p. 559-567, 2012.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/2895910.1590/S0102-79722012000300016S0102-79722012000300016WOS:000309939000016S0102-79722012000300016.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T18:10:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28959Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-14T18:10:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Treino musical e capacidade da memória operacional em crianças iniciantes, veteranas e sem conhecimentos musicais Musical training and working memory span in beginners, veterans and with no musical knowledge children |
title |
Treino musical e capacidade da memória operacional em crianças iniciantes, veteranas e sem conhecimentos musicais |
spellingShingle |
Treino musical e capacidade da memória operacional em crianças iniciantes, veteranas e sem conhecimentos musicais Ribeiro, Fabiana Silva [UNESP] AWMA memória operacional treino musical ensino da música AWMA working memory musical training music teaching |
title_short |
Treino musical e capacidade da memória operacional em crianças iniciantes, veteranas e sem conhecimentos musicais |
title_full |
Treino musical e capacidade da memória operacional em crianças iniciantes, veteranas e sem conhecimentos musicais |
title_fullStr |
Treino musical e capacidade da memória operacional em crianças iniciantes, veteranas e sem conhecimentos musicais |
title_full_unstemmed |
Treino musical e capacidade da memória operacional em crianças iniciantes, veteranas e sem conhecimentos musicais |
title_sort |
Treino musical e capacidade da memória operacional em crianças iniciantes, veteranas e sem conhecimentos musicais |
author |
Ribeiro, Fabiana Silva [UNESP] |
author_facet |
Ribeiro, Fabiana Silva [UNESP] Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Fabiana Silva [UNESP] Santos, Flávia Heloísa dos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AWMA memória operacional treino musical ensino da música AWMA working memory musical training music teaching |
topic |
AWMA memória operacional treino musical ensino da música AWMA working memory musical training music teaching |
description |
A memória operacional e a atividade musical ativam áreas encefálicas recíprocas e homólogas, contudo não há evidências se o treino musical pode ampliar a capacidade da memória operacional. Objetivo: Avaliar o desempenho do treino musical sob a memória operacional em crianças de 9 e 10 anos de idade, praticantes de treino musical e sem experiência musical. PARTICIPANTES: Crianças Iniciantes (n=20), Veteranas (n=20) e Grupo Controle (n=20). MATERIAIS: Instrumentos computadorizados para avaliação da memória operacional. RESULTADOS: Crianças veteranas apresentaram melhores pontuações no BCPR (Teste de Repetição de Pseudopalavras para crianças brasileiras) e em subtestes da AWMA (Avaliação Automatizada da Memória Operacional). CONCLUSÃO: O treino musical parece ter contribuído para o desenvolvimento da memória operacional em crianças veteranas no programa de treino musical. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 2014-05-20T15:13:50Z 2014-05-20T15:13:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300016 Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 25, n. 3, p. 559-567, 2012. 0102-7972 http://hdl.handle.net/11449/28959 10.1590/S0102-79722012000300016 S0102-79722012000300016 WOS:000309939000016 S0102-79722012000300016.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300016 http://hdl.handle.net/11449/28959 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 25, n. 3, p. 559-567, 2012. 0102-7972 10.1590/S0102-79722012000300016 S0102-79722012000300016 WOS:000309939000016 S0102-79722012000300016.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica 0,258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
559-567 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803650173216227328 |