Ensino e aprendizagem de língua espanhola por meio de aplicativos: reflexões sobre o estudo de vocabulário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/254333 |
Resumo: | A presente pesquisa insere-se na linha de Estudos do Léxico, sendo vinculada ao ensino e à aprendizagem de vocabulário de línguas estrangeiras, especificamente da língua espanhola. Objetivamos analisar uma amostra de atividades disponíveis nos aplicativos Busuu e Duolingo, uma vez que, para o estudo de uma língua, estudantes estão buscando, cada vez mais, uma aprendizagem que se adapte à rotina em que estão inseridos, com autonomia e flexibilidade de horários. Para tal reflexão, a pesquisa fundamenta-se no papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, a partir de autores como Leffa (2000; 2012; 2016; 2017), Kenski (2003; 2012; 2018), Paiva (2005, 2017), Santaella (2014) entre outros, e no ensino e na aprendizagem de vocabulário em línguas estrangeiras, com base teórica em Abadía (2000), Antunes (2012), Conceição (2014), Moreno García (2017), Serrano (2017), Biderman (1996; 2001; 2014), Pérez (2006), Scaramucci e Gattolin (2007) etc. Com relação às análises, selecionamos, inicialmente, os aplicativos mais utilizados no contexto brasileiro para o ensino de línguas, a partir de listas elaboradas pelos serviços de distribuição digital. Na sequência, após seleção dos aplicativos fontes de dados, definimos as temáticas dos conjuntos de atividades para compor o corpus. Após tais etapas, refletimos sobre as abordagens e metodologias de ensino mais utilizadas nesses aplicativos, bem como os recursos mobilizados para tornar a retenção de vocabulário mais efetiva. Para isso, analisamos noventa e duas atividades, presentes em sete conjuntos de exercícios dos aplicativos escolhidos como fonte de dados. Constatamos que as propostas de ensino de vocabulário oferecidas nos aplicativos servem, no geral, como um complemento à aprendizagem, sendo necessário o uso de outros recursos para o desenvolvimento das diferentes habilidades na língua espanhola. Diante de tal observação, destaca-se a importância do professor acompanhando os processos de ensino e de aprendizagem de línguas, proporcionando o esclarecimento de dúvidas quando essas surgem, bem como o desenvolvimento das diferentes competências de maneira equivalente. |
id |
UNSP_ded2a0b2737d321ba92a1919569c103f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/254333 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino e aprendizagem de língua espanhola por meio de aplicativos: reflexões sobre o estudo de vocabulárioEnseñanza y aprendizaje de lengua española a través de aplicaciones móviles: reflexiones sobre el estudio del vocabularioTecnologias digitais da informação e comunicaçãoAbordagens de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiraLíngua espanholaVocabulárioTecnologías digitales de la información y la comunicaciónEnfoques para la enseñanza y el aprendizaje de lengua extranjeraLengua españolaVocabularioA presente pesquisa insere-se na linha de Estudos do Léxico, sendo vinculada ao ensino e à aprendizagem de vocabulário de línguas estrangeiras, especificamente da língua espanhola. Objetivamos analisar uma amostra de atividades disponíveis nos aplicativos Busuu e Duolingo, uma vez que, para o estudo de uma língua, estudantes estão buscando, cada vez mais, uma aprendizagem que se adapte à rotina em que estão inseridos, com autonomia e flexibilidade de horários. Para tal reflexão, a pesquisa fundamenta-se no papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, a partir de autores como Leffa (2000; 2012; 2016; 2017), Kenski (2003; 2012; 2018), Paiva (2005, 2017), Santaella (2014) entre outros, e no ensino e na aprendizagem de vocabulário em línguas estrangeiras, com base teórica em Abadía (2000), Antunes (2012), Conceição (2014), Moreno García (2017), Serrano (2017), Biderman (1996; 2001; 2014), Pérez (2006), Scaramucci e Gattolin (2007) etc. Com relação às análises, selecionamos, inicialmente, os aplicativos mais utilizados no contexto brasileiro para o ensino de línguas, a partir de listas elaboradas pelos serviços de distribuição digital. Na sequência, após seleção dos aplicativos fontes de dados, definimos as temáticas dos conjuntos de atividades para compor o corpus. Após tais etapas, refletimos sobre as abordagens e metodologias de ensino mais utilizadas nesses aplicativos, bem como os recursos mobilizados para tornar a retenção de vocabulário mais efetiva. Para isso, analisamos noventa e duas atividades, presentes em sete conjuntos de exercícios dos aplicativos escolhidos como fonte de dados. Constatamos que as propostas de ensino de vocabulário oferecidas nos aplicativos servem, no geral, como um complemento à aprendizagem, sendo necessário o uso de outros recursos para o desenvolvimento das diferentes habilidades na língua espanhola. Diante de tal observação, destaca-se a importância do professor acompanhando os processos de ensino e de aprendizagem de línguas, proporcionando o esclarecimento de dúvidas quando essas surgem, bem como o desenvolvimento das diferentes competências de maneira equivalente.La presente investigación se inserta en la línea de Estudios Léxicos, vinculada a la enseñanza y aprendizaje de vocabulario de lenguas extranjeras, específicamente de la lengua española. Nuestro objetivo fue analizar muestras de actividades disponibles en las aplicaciones Busuu y Duolingo, ya que, para el estudio de un idioma, los estudiantes buscan cada vez más un aprendizaje que se adapte a la rutina en la que están insertados, con autonomía y flexibilidad de horarios. Para tal reflexión, nos fundamentamos en el papel de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) en la educación, a partir de autores como Leffa (2000; 2012; 2016; 2017), Kenski (2003; 2018), Paiva (2005, 2017), Santaella (2014) entre otros, y en la enseñanza y aprendizaje de vocabulario en lenguas extranjeras, a partir de Abadía (2000), Antunes (2012), Conceição (2014), Moreno García (2017) , Serrano (2017), Biderman (1996; 2001; 2014), Pérez (2006), Scaramucci y Gattolin (2007) etc. Con relación a los análisis, seleccionamos, inicialmente, las aplicaciones más utilizadas en el contexto brasileño para la enseñanza de idiomas, a partir de listas elaboradas por los servicios de distribución digital. Posteriormente, tras seleccionar las aplicaciones fuente de datos, definimos los temas de los conjuntos de actividades para componer el corpus de análisis. Tras dichas etapas, reflexionamos sobre los enfoques didácticos y metodologías más utilizados por estas aplicaciones, así como los recursos movilizados para hacer más efectiva la retención de vocabulario. Para esto, analizamos noventa y dos actividades, presentes en siete conjuntos de ejercicios en las aplicaciones elegidas como fuente de datos. Constatamos que las propuestas de encino de vocabulario ofrecidas por las aplicaciones sirven más como complemento al aprendizaje, requiriendo el uso de otros recursos para el desarrollo de diferentes habilidades en la lengua española. Por lo tanto, se destaca la importancia de un docente acompañando los procesos de enseñanza y de aprendizaje de lenguas, proporcionando aclaración de dudas cuando surjan, así como el desenvolvimiento de las diferentes competencias de manera equivalente.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nadin da Silva, Odair Luiz [UNESP]Firmino, Mariana Bragança2024-03-19T18:24:23Z2024-03-19T18:24:23Z2024-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIRMINO, Mariana Bragança. Ensino e aprendizagem de língua espanhola por meio de aplicativos: Reflexões sobre o estudo de vocabulário. 2024. 129 p. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Araraquara, 2024.https://hdl.handle.net/11449/254333porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-20T06:44:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254333Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:06:05.337880Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de língua espanhola por meio de aplicativos: reflexões sobre o estudo de vocabulário Enseñanza y aprendizaje de lengua española a través de aplicaciones móviles: reflexiones sobre el estudio del vocabulario |
title |
Ensino e aprendizagem de língua espanhola por meio de aplicativos: reflexões sobre o estudo de vocabulário |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem de língua espanhola por meio de aplicativos: reflexões sobre o estudo de vocabulário Firmino, Mariana Bragança Tecnologias digitais da informação e comunicação Abordagens de ensino e aprendizagem de línguas estrangeira Língua espanhola Vocabulário Tecnologías digitales de la información y la comunicación Enfoques para la enseñanza y el aprendizaje de lengua extranjera Lengua española Vocabulario |
title_short |
Ensino e aprendizagem de língua espanhola por meio de aplicativos: reflexões sobre o estudo de vocabulário |
title_full |
Ensino e aprendizagem de língua espanhola por meio de aplicativos: reflexões sobre o estudo de vocabulário |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem de língua espanhola por meio de aplicativos: reflexões sobre o estudo de vocabulário |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem de língua espanhola por meio de aplicativos: reflexões sobre o estudo de vocabulário |
title_sort |
Ensino e aprendizagem de língua espanhola por meio de aplicativos: reflexões sobre o estudo de vocabulário |
author |
Firmino, Mariana Bragança |
author_facet |
Firmino, Mariana Bragança |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nadin da Silva, Odair Luiz [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Firmino, Mariana Bragança |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais da informação e comunicação Abordagens de ensino e aprendizagem de línguas estrangeira Língua espanhola Vocabulário Tecnologías digitales de la información y la comunicación Enfoques para la enseñanza y el aprendizaje de lengua extranjera Lengua española Vocabulario |
topic |
Tecnologias digitais da informação e comunicação Abordagens de ensino e aprendizagem de línguas estrangeira Língua espanhola Vocabulário Tecnologías digitales de la información y la comunicación Enfoques para la enseñanza y el aprendizaje de lengua extranjera Lengua española Vocabulario |
description |
A presente pesquisa insere-se na linha de Estudos do Léxico, sendo vinculada ao ensino e à aprendizagem de vocabulário de línguas estrangeiras, especificamente da língua espanhola. Objetivamos analisar uma amostra de atividades disponíveis nos aplicativos Busuu e Duolingo, uma vez que, para o estudo de uma língua, estudantes estão buscando, cada vez mais, uma aprendizagem que se adapte à rotina em que estão inseridos, com autonomia e flexibilidade de horários. Para tal reflexão, a pesquisa fundamenta-se no papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, a partir de autores como Leffa (2000; 2012; 2016; 2017), Kenski (2003; 2012; 2018), Paiva (2005, 2017), Santaella (2014) entre outros, e no ensino e na aprendizagem de vocabulário em línguas estrangeiras, com base teórica em Abadía (2000), Antunes (2012), Conceição (2014), Moreno García (2017), Serrano (2017), Biderman (1996; 2001; 2014), Pérez (2006), Scaramucci e Gattolin (2007) etc. Com relação às análises, selecionamos, inicialmente, os aplicativos mais utilizados no contexto brasileiro para o ensino de línguas, a partir de listas elaboradas pelos serviços de distribuição digital. Na sequência, após seleção dos aplicativos fontes de dados, definimos as temáticas dos conjuntos de atividades para compor o corpus. Após tais etapas, refletimos sobre as abordagens e metodologias de ensino mais utilizadas nesses aplicativos, bem como os recursos mobilizados para tornar a retenção de vocabulário mais efetiva. Para isso, analisamos noventa e duas atividades, presentes em sete conjuntos de exercícios dos aplicativos escolhidos como fonte de dados. Constatamos que as propostas de ensino de vocabulário oferecidas nos aplicativos servem, no geral, como um complemento à aprendizagem, sendo necessário o uso de outros recursos para o desenvolvimento das diferentes habilidades na língua espanhola. Diante de tal observação, destaca-se a importância do professor acompanhando os processos de ensino e de aprendizagem de línguas, proporcionando o esclarecimento de dúvidas quando essas surgem, bem como o desenvolvimento das diferentes competências de maneira equivalente. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-19T18:24:23Z 2024-03-19T18:24:23Z 2024-01-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FIRMINO, Mariana Bragança. Ensino e aprendizagem de língua espanhola por meio de aplicativos: Reflexões sobre o estudo de vocabulário. 2024. 129 p. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Araraquara, 2024. https://hdl.handle.net/11449/254333 |
identifier_str_mv |
FIRMINO, Mariana Bragança. Ensino e aprendizagem de língua espanhola por meio de aplicativos: Reflexões sobre o estudo de vocabulário. 2024. 129 p. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Araraquara, 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/254333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129583196667904 |