Educação Matemática como cuidado: focando o contexto hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Czigel, Érica
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250080
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar como se mostra o ensino de Matemática no contexto da Educação Hospitalar, olhando para o discurso de professores que ministram a disciplina e atuam nesse contexto. Para tanto, partimos da interrogação “Como o ensino de Matemática se mostra para professores que vivenciam a Educação Hospitalar?” A constituição dos dados se deu por meio de entrevistas com docentes que ensinam Matemática e atuam no contexto educacional hospitalar no Estado de São Paulo. Os textos provenientes da descrição das falas desses professores foram lidos e analisados seguindo o rigor da pesquisa qualitativa, desenvolvida segundo abordagem fenomenológica. Mediante a análise das entrevistas, pelo movimento de redução fenomenológica, foram tecidas considerações acerca do trabalho desenvolvido por esses profissionais e articuladas doze convergências que versam sobre o ensino de Matemática neste ambiente de aprendizagem. Esse movimento possibilitou constituir, as doze convergências descritas em três categorias abertas, denominadas: 1. Dificuldades enfrentadas no ensino de Matemática na Educação Hospitalar: trata sobre as dificuldades dos professores e dos alunos com o conteúdo de matemática; 2. Ser professor no contexto da Educação Hospitalar: diz dos modos pelos quais o professor se compreende e compreende sua formação como profissional que atua no contexto hospitalar; e 3. Especificidades no contexto educativo hospitalar: esta categoria diz principalmente das características do ambiente e do ensino, considerando um contexto em que a doença e a morte estão presentes. A pesquisa finda com a discussão de cada uma dessas categorias, apresentando nossas compreensões do fenômeno interrogado.
id UNSP_e1ec1a05758f2a248a80c0f073b5f902
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250080
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação Matemática como cuidado: focando o contexto hospitalarMathematics Education as care: focusing on the hospital contextEducação MatemáticaEducação hospitalarEnsinoFenomenologiaMathematics EducationHospital EducationTeachingPhenomenologyEsta pesquisa tem por objetivo investigar como se mostra o ensino de Matemática no contexto da Educação Hospitalar, olhando para o discurso de professores que ministram a disciplina e atuam nesse contexto. Para tanto, partimos da interrogação “Como o ensino de Matemática se mostra para professores que vivenciam a Educação Hospitalar?” A constituição dos dados se deu por meio de entrevistas com docentes que ensinam Matemática e atuam no contexto educacional hospitalar no Estado de São Paulo. Os textos provenientes da descrição das falas desses professores foram lidos e analisados seguindo o rigor da pesquisa qualitativa, desenvolvida segundo abordagem fenomenológica. Mediante a análise das entrevistas, pelo movimento de redução fenomenológica, foram tecidas considerações acerca do trabalho desenvolvido por esses profissionais e articuladas doze convergências que versam sobre o ensino de Matemática neste ambiente de aprendizagem. Esse movimento possibilitou constituir, as doze convergências descritas em três categorias abertas, denominadas: 1. Dificuldades enfrentadas no ensino de Matemática na Educação Hospitalar: trata sobre as dificuldades dos professores e dos alunos com o conteúdo de matemática; 2. Ser professor no contexto da Educação Hospitalar: diz dos modos pelos quais o professor se compreende e compreende sua formação como profissional que atua no contexto hospitalar; e 3. Especificidades no contexto educativo hospitalar: esta categoria diz principalmente das características do ambiente e do ensino, considerando um contexto em que a doença e a morte estão presentes. A pesquisa finda com a discussão de cada uma dessas categorias, apresentando nossas compreensões do fenômeno interrogado.This research aims to investigate how mathematics teaching is shown in the context of Hospital Education, based on the discourse of mathematics teachers who work in this context. For that, we start in the light of the question “How mathematics teaching is shown to teachers who experience Hospital Education?”. The construction of the data took place through interviews with mathematics teachers who work at the hospital educational context in the state of São Paulo. The texts from the description of the speeches of these teachers were read and analyzed, following the rigor of qualitative research, developed according to the phenomenological approach. From the analysis of the interviews, through the movement of phenomenological reduction, considerations were made about the work developed by these teachers and twelve convergences were articulated that talk about the teaching of mathematics in this learning environment. Thus, this movement made it possible to articulate, from the twelve convergences described, three open categories, called: 1. Hardship faced in teaching mathematics in Hospital Education: deals with the difficulties of teachers and students with the content of mathematics; 2. Being a teacher in the context of Hospital Education: tells of the ways in which the teacher understands himself and understands his training as a professional who works in the hospital context; and 3. Specificities in the hospital educational context: this category mainly refers to the characteristics of the environment and teaching, considering a context in which illness and death are present. The research ends with the discussion of each of these categories, presenting our understandings of the questioned phenomenon.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPq: 159004/2021-7.CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mondini, Fabiane [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Czigel, Érica2023-08-01T19:06:48Z2023-08-01T19:06:48Z2023-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25008033004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-22T06:10:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250080Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:38:54.650112Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Matemática como cuidado: focando o contexto hospitalar
Mathematics Education as care: focusing on the hospital context
title Educação Matemática como cuidado: focando o contexto hospitalar
spellingShingle Educação Matemática como cuidado: focando o contexto hospitalar
Czigel, Érica
Educação Matemática
Educação hospitalar
Ensino
Fenomenologia
Mathematics Education
Hospital Education
Teaching
Phenomenology
title_short Educação Matemática como cuidado: focando o contexto hospitalar
title_full Educação Matemática como cuidado: focando o contexto hospitalar
title_fullStr Educação Matemática como cuidado: focando o contexto hospitalar
title_full_unstemmed Educação Matemática como cuidado: focando o contexto hospitalar
title_sort Educação Matemática como cuidado: focando o contexto hospitalar
author Czigel, Érica
author_facet Czigel, Érica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mondini, Fabiane [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Czigel, Érica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Educação hospitalar
Ensino
Fenomenologia
Mathematics Education
Hospital Education
Teaching
Phenomenology
topic Educação Matemática
Educação hospitalar
Ensino
Fenomenologia
Mathematics Education
Hospital Education
Teaching
Phenomenology
description Esta pesquisa tem por objetivo investigar como se mostra o ensino de Matemática no contexto da Educação Hospitalar, olhando para o discurso de professores que ministram a disciplina e atuam nesse contexto. Para tanto, partimos da interrogação “Como o ensino de Matemática se mostra para professores que vivenciam a Educação Hospitalar?” A constituição dos dados se deu por meio de entrevistas com docentes que ensinam Matemática e atuam no contexto educacional hospitalar no Estado de São Paulo. Os textos provenientes da descrição das falas desses professores foram lidos e analisados seguindo o rigor da pesquisa qualitativa, desenvolvida segundo abordagem fenomenológica. Mediante a análise das entrevistas, pelo movimento de redução fenomenológica, foram tecidas considerações acerca do trabalho desenvolvido por esses profissionais e articuladas doze convergências que versam sobre o ensino de Matemática neste ambiente de aprendizagem. Esse movimento possibilitou constituir, as doze convergências descritas em três categorias abertas, denominadas: 1. Dificuldades enfrentadas no ensino de Matemática na Educação Hospitalar: trata sobre as dificuldades dos professores e dos alunos com o conteúdo de matemática; 2. Ser professor no contexto da Educação Hospitalar: diz dos modos pelos quais o professor se compreende e compreende sua formação como profissional que atua no contexto hospitalar; e 3. Especificidades no contexto educativo hospitalar: esta categoria diz principalmente das características do ambiente e do ensino, considerando um contexto em que a doença e a morte estão presentes. A pesquisa finda com a discussão de cada uma dessas categorias, apresentando nossas compreensões do fenômeno interrogado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01T19:06:48Z
2023-08-01T19:06:48Z
2023-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250080
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/250080
identifier_str_mv 33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128544135446528