Os valores nas aulas de Educação Física: limites e possibilidades na percepção dos alunos participantes do programa Residência Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Amanda Gabriele [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202668
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral refletir sobre a necessidade do trato dos valores nas aulas de Educação Física em conjunto com os licenciandos participantes do programa de Residência Pedagógica (PRP) e, como objetivos específicos, construir e desenvolver ações didáticas para as aulas de Educação Física, buscando proporcionar aos alunos da educação básica uma formação mais crítica e humanizada em relação aos componentes da cultura corporal de movimento. O método utilizado foi de caráter qualitativo e do tipo etnográfico. A preceptora e quatro licenciandos integrantes do PRP participaram da pesquisa. O estudo foi desenvolvido nas aulas de Educação Física de uma escola municipal da cidade de Rio Claro, São Paulo. Os dados foram coletados por meio da observação participante, com registros no diário de campo e grupo focal, sendo estes analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), com o emprego da técnica de categorização temática. Três categorias foram criadas, sendo elas Valores, família e sociedade; Valores e Educação; e, por fim, Valores e Educação Física. Os resultados foram apresentados e discutidos à luz dos limites e possibilidades para o alcance dos objetivos propostos. Como limites, destacam-se o ensino de valores para a melhoria da socialização sem o comprometimento com a justiça social; a análise ingênua e superficial do cenário político, das políticas educacionais e da escola pública brasileira; e a consideração do ensino de valores nas aulas de Educação Física como prática espontânea para a resolução dos conflitos. As potencialidades se referem à compreensão da escola como responsável pelo desenvolvimento do ser humano; ao trabalho colaborativo entre a preceptora e os participantes, que proporcionou aos alunos da escola a superação de valores tradicionais das aulas; e ao desenvolvimento de uma prática pedagógica com base no respeito, diálogo, contextualização, afetividade, diversidade e relações de gênero. Considera-se que foi possível encontrar brechas no PRP para propiciar aos licenciandos, à preceptora e aos alunos da escola uma educação que busque encontrar caminhos para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Para a realização do produto educacional foi utilizado o programa de apresentação Sway, cuja finalidade é compartilhar com outros professores as reflexões sobre o trato de valores nas aulas de Educação Física escolar.
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O método utilizado foi de caráter qualitativo e do tipo etnográfico. A preceptora e quatro licenciandos integrantes do PRP participaram da pesquisa. O estudo foi desenvolvido nas aulas de Educação Física de uma escola municipal da cidade de Rio Claro, São Paulo. Os dados foram coletados por meio da observação participante, com registros no diário de campo e grupo focal, sendo estes analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), com o emprego da técnica de categorização temática. Três categorias foram criadas, sendo elas Valores, família e sociedade; Valores e Educação; e, por fim, Valores e Educação Física. Os resultados foram apresentados e discutidos à luz dos limites e possibilidades para o alcance dos objetivos propostos. Como limites, destacam-se o ensino de valores para a melhoria da socialização sem o comprometimento com a justiça social; a análise ingênua e superficial do cenário político, das políticas educacionais e da escola pública brasileira; e a consideração do ensino de valores nas aulas de Educação Física como prática espontânea para a resolução dos conflitos. As potencialidades se referem à compreensão da escola como responsável pelo desenvolvimento do ser humano; ao trabalho colaborativo entre a preceptora e os participantes, que proporcionou aos alunos da escola a superação de valores tradicionais das aulas; e ao desenvolvimento de uma prática pedagógica com base no respeito, diálogo, contextualização, afetividade, diversidade e relações de gênero. Considera-se que foi possível encontrar brechas no PRP para propiciar aos licenciandos, à preceptora e aos alunos da escola uma educação que busque encontrar caminhos para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Para a realização do produto educacional foi utilizado o programa de apresentação Sway, cuja finalidade é compartilhar com outros professores as reflexões sobre o trato de valores nas aulas de Educação Física escolar.The present study has the general objective to reflect on the need to treat values in Physical Education classes together with participating students of the Pedagogical Residency Program (PRP) and, as specific objectives, build and develop didactic actions for Physical Education classes, searching to provide to basic education students a more critical and humanized formation in relation to the components of body culture of the movement. The method used was qualitative and ethnographic. The preceptor and four graduate students members of the PRP participated in the research. The study was developed in Physical Education classes at a municipal school in the city of Rio Claro, São Paulo. The data were collected through participant observation, with records in a field diary and focus group, which were analyzed using the content analysis proposed by Bardin (2011), using the thematic categorization technique. Three categories were created: Values, family and society; Values and Education; and, finally, Values and Physical Education. The results were presented and discussed in the light of the limits and possibilities for achieving the proposed objectives. As limits, the teaching of values for the improvement of socialization without the commitment to social justice, a naive analysis of the political scenario and educational policies and the consideration of teaching values in Physical Education classes as a spontaneous practice of conflict resolution stand out. The potentials refer to the understanding of the school as responsible for the development of the human being; the collaborative work between the preceptor and the participants, which provided school students with overcoming traditional classroom values; and the development of a pedagogical practice based on respect, dialogue, contextualization, affectivity, diversity and gender relations. Gaps were found in the PRP to provide to undergraduate students, to preceptor and school students an education that search to find ways to develop a more just society. The Sway presentation program was used to produce the educational product, in order to share with other teachers the reflection on the treatment of values in school Physical Education classes.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Milani, Amanda Gabriele [UNESP]2021-02-10T13:59:26Z2021-02-10T13:59:26Z2020-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20266833004137068P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-07T06:21:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202668Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:17:33.194362Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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