A construção da identidade negra na escola: dialogando com o ensino de sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Daniely Nascimento Marreira [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193456
Resumo: A dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia – PROFSOCIO – da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília, analisou as relações raciais de uma escola pública central do interior do estado de São Paulo. Realizou-se um estudo de caso e uma pesquisa-ação nessa escola, onde foi observado a dinâmica escolar e o cotidiano em que esses jovens estão inseridos e como a introjeção e projeção de práticas racistas estão presentes nessas relações. Por meio da observação participante efetuou-se uma coleta e a apropriação dos dados levantados para a compreensão desse processo por meio de ações orientadas. Utilizou-se de um aporte teórico de autores como Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga e Antonio Sérgio Guimarães, dentre outros, que foram relevantes para a apreensão da questão do racismo e as possíveis intersecções desse fenômeno. Ao longo desse trabalho foram realizadas intervenções pontuais a partir da disciplina de Sociologia, mediante o conteúdo previsto no Currículo Paulista. Esse estudo se demonstrou relevante no sentido de se compreender as dinâmicas sociais no interior dessa escola e o modo como o racismo velado incide nas relações sociais entre negros e não-negros em uma escola majoritariamente composta por estudantes pretos e pardos.
id UNSP_e7f476adf1d4b5316a02bd4c42ae95b7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193456
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A construção da identidade negra na escola: dialogando com o ensino de sociologiaThe construction of black identity in school: dialoguing with the teaching of sociologyEducaçãoEnsino e aprendizagem de sociologiaSociologiaRacismoEducationTeaching and learning of sociologyRacismA dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia – PROFSOCIO – da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília, analisou as relações raciais de uma escola pública central do interior do estado de São Paulo. Realizou-se um estudo de caso e uma pesquisa-ação nessa escola, onde foi observado a dinâmica escolar e o cotidiano em que esses jovens estão inseridos e como a introjeção e projeção de práticas racistas estão presentes nessas relações. Por meio da observação participante efetuou-se uma coleta e a apropriação dos dados levantados para a compreensão desse processo por meio de ações orientadas. Utilizou-se de um aporte teórico de autores como Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga e Antonio Sérgio Guimarães, dentre outros, que foram relevantes para a apreensão da questão do racismo e as possíveis intersecções desse fenômeno. Ao longo desse trabalho foram realizadas intervenções pontuais a partir da disciplina de Sociologia, mediante o conteúdo previsto no Currículo Paulista. Esse estudo se demonstrou relevante no sentido de se compreender as dinâmicas sociais no interior dessa escola e o modo como o racismo velado incide nas relações sociais entre negros e não-negros em uma escola majoritariamente composta por estudantes pretos e pardos.The dissertation presented to the Post-graduation Program in Sociology - PROFSOCIO - of the Faculty of Philosophy and Sciences, Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Marília, analyzed the race relations of a central public school in the interior of the state of São Paulo. A case study and an action research were carried out in this school, where the school dynamics and the daily life in which these young people are inserted were observed and how the introjection and projection of racist practices are present in these relations. A theoretical contribution of authors such as Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga and Antonio Sérgio Guimarães, among others, was used, which were relevant for the understanding of the question of racism and the possible intersections of this phenomenon. The collection and appropriation of the data raised and the understanding of this process through guided actions. Throughout this work, specific interventions were made from the discipline of Sociology, through the content provided in the Paulista Curriculum. This study has proved relevant in the sense of understanding the social dynamics within this school and the way in which veiled racism affects social relations between blacks and nonblacks in a school composed mainly of black and brown students.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Maria Valéria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dantas, Daniely Nascimento Marreira [UNESP]2020-09-11T22:57:34Z2020-09-11T22:57:34Z2020-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19345625016016039P81046446044110692porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T19:46:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193456Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T19:46:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da identidade negra na escola: dialogando com o ensino de sociologia
The construction of black identity in school: dialoguing with the teaching of sociology
title A construção da identidade negra na escola: dialogando com o ensino de sociologia
spellingShingle A construção da identidade negra na escola: dialogando com o ensino de sociologia
Dantas, Daniely Nascimento Marreira [UNESP]
Educação
Ensino e aprendizagem de sociologia
Sociologia
Racismo
Education
Teaching and learning of sociology
Racism
title_short A construção da identidade negra na escola: dialogando com o ensino de sociologia
title_full A construção da identidade negra na escola: dialogando com o ensino de sociologia
title_fullStr A construção da identidade negra na escola: dialogando com o ensino de sociologia
title_full_unstemmed A construção da identidade negra na escola: dialogando com o ensino de sociologia
title_sort A construção da identidade negra na escola: dialogando com o ensino de sociologia
author Dantas, Daniely Nascimento Marreira [UNESP]
author_facet Dantas, Daniely Nascimento Marreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Maria Valéria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Daniely Nascimento Marreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino e aprendizagem de sociologia
Sociologia
Racismo
Education
Teaching and learning of sociology
Racism
topic Educação
Ensino e aprendizagem de sociologia
Sociologia
Racismo
Education
Teaching and learning of sociology
Racism
description A dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia – PROFSOCIO – da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília, analisou as relações raciais de uma escola pública central do interior do estado de São Paulo. Realizou-se um estudo de caso e uma pesquisa-ação nessa escola, onde foi observado a dinâmica escolar e o cotidiano em que esses jovens estão inseridos e como a introjeção e projeção de práticas racistas estão presentes nessas relações. Por meio da observação participante efetuou-se uma coleta e a apropriação dos dados levantados para a compreensão desse processo por meio de ações orientadas. Utilizou-se de um aporte teórico de autores como Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga e Antonio Sérgio Guimarães, dentre outros, que foram relevantes para a apreensão da questão do racismo e as possíveis intersecções desse fenômeno. Ao longo desse trabalho foram realizadas intervenções pontuais a partir da disciplina de Sociologia, mediante o conteúdo previsto no Currículo Paulista. Esse estudo se demonstrou relevante no sentido de se compreender as dinâmicas sociais no interior dessa escola e o modo como o racismo velado incide nas relações sociais entre negros e não-negros em uma escola majoritariamente composta por estudantes pretos e pardos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-11T22:57:34Z
2020-09-11T22:57:34Z
2020-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193456
25016016039P8
1046446044110692
url http://hdl.handle.net/11449/193456
identifier_str_mv 25016016039P8
1046446044110692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128133601165312