Jogos e o ensino de física: possibilidades do uso do Role Playing Game (RPG) computatorizado como recurso didatico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Arianne Dechen [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238905
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar jogos como alternativa didática para o Ensino de Física e apoio para as atividades de ensino. A pesquisa envolveu um levantamento sobre o uso de jogos no Ensino de Física, procurando sistematizá-los em um banco de dados, com o intuito de constituir um pequeno catálogo que possa auxiliar professores e pesquisadores na escolha dos possíveis jogos que possam utilizar em suas atividades. Parte do trabalho foi definir quais campos a serem preenchidos no banco de dados seriam mais adequados para as análises e buscas dos jogos. Foi feita uma busca dos jogos apresentados em trabalhos de eventos recentes de Ensino de Física, para que fosse possível constatar a relevância e a frequência com que o tema Role Playing Game (jogo de interpretação de papéis), particularmente o RPG computadorizado, foi abordado. Por fim, foi selecionado um RPG computadorizado para uma ponderação sobre os elementos que o jogo possui como interessantes para a utilização em experiências de atividades de Ensino de Física. O jogo selecionado foi o Genshin Impact pois trabalha elementos relacionados à natureza e à conceitos científicos corretos.
id UNSP_e999adc295f65c2e8d7f4f8f94efa81b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238905
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jogos e o ensino de física: possibilidades do uso do Role Playing Game (RPG) computatorizado como recurso didaticoGames and physics teaching: possibilities of using the computerized Role Playing Game (RPG) as a didactic resourceEnsino de físicaJogos no ensinoRole Playing GamePhysics teachingGames in teachingEste trabalho tem como objetivo analisar jogos como alternativa didática para o Ensino de Física e apoio para as atividades de ensino. A pesquisa envolveu um levantamento sobre o uso de jogos no Ensino de Física, procurando sistematizá-los em um banco de dados, com o intuito de constituir um pequeno catálogo que possa auxiliar professores e pesquisadores na escolha dos possíveis jogos que possam utilizar em suas atividades. Parte do trabalho foi definir quais campos a serem preenchidos no banco de dados seriam mais adequados para as análises e buscas dos jogos. Foi feita uma busca dos jogos apresentados em trabalhos de eventos recentes de Ensino de Física, para que fosse possível constatar a relevância e a frequência com que o tema Role Playing Game (jogo de interpretação de papéis), particularmente o RPG computadorizado, foi abordado. Por fim, foi selecionado um RPG computadorizado para uma ponderação sobre os elementos que o jogo possui como interessantes para a utilização em experiências de atividades de Ensino de Física. O jogo selecionado foi o Genshin Impact pois trabalha elementos relacionados à natureza e à conceitos científicos corretos.The objective of this work is to analyze games as a didactic alternative for Physics Teaching and for support in teaching activities. The research involved a survey on the use of games in Physics teaching, trying to systematize them in a database, with the aim of constituting a small catalog that can help teachers and researchers in choosing possible games that can help them in their activities. Part of the work was to define which fields to be filled in the database would be more adequate for the analysis and searches of the games. A search was made for the games presented in papers at recent Physics Teaching events, so that it was possible to verify in which relevance and frequency the Role Playing Game theme, particularly the computerized RPG, was approached. Finally, a computerized RPG was selected for a pondering of the elements that the game has as interesting for use in experiments with Physics Teaching activities. The selected game was Genshin Impact because it works elements related to nature and correct scientific conceptsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Arianne Dechen [UNESP]2023-01-23T19:00:46Z2023-01-23T19:00:46Z2022-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238905995085511763738554922499847676590000-0002-9787-0795porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-07T17:19:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238905Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:49:41.668950Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos e o ensino de física: possibilidades do uso do Role Playing Game (RPG) computatorizado como recurso didatico
Games and physics teaching: possibilities of using the computerized Role Playing Game (RPG) as a didactic resource
title Jogos e o ensino de física: possibilidades do uso do Role Playing Game (RPG) computatorizado como recurso didatico
spellingShingle Jogos e o ensino de física: possibilidades do uso do Role Playing Game (RPG) computatorizado como recurso didatico
Silva, Arianne Dechen [UNESP]
Ensino de física
Jogos no ensino
Role Playing Game
Physics teaching
Games in teaching
title_short Jogos e o ensino de física: possibilidades do uso do Role Playing Game (RPG) computatorizado como recurso didatico
title_full Jogos e o ensino de física: possibilidades do uso do Role Playing Game (RPG) computatorizado como recurso didatico
title_fullStr Jogos e o ensino de física: possibilidades do uso do Role Playing Game (RPG) computatorizado como recurso didatico
title_full_unstemmed Jogos e o ensino de física: possibilidades do uso do Role Playing Game (RPG) computatorizado como recurso didatico
title_sort Jogos e o ensino de física: possibilidades do uso do Role Playing Game (RPG) computatorizado como recurso didatico
author Silva, Arianne Dechen [UNESP]
author_facet Silva, Arianne Dechen [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Arianne Dechen [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Jogos no ensino
Role Playing Game
Physics teaching
Games in teaching
topic Ensino de física
Jogos no ensino
Role Playing Game
Physics teaching
Games in teaching
description Este trabalho tem como objetivo analisar jogos como alternativa didática para o Ensino de Física e apoio para as atividades de ensino. A pesquisa envolveu um levantamento sobre o uso de jogos no Ensino de Física, procurando sistematizá-los em um banco de dados, com o intuito de constituir um pequeno catálogo que possa auxiliar professores e pesquisadores na escolha dos possíveis jogos que possam utilizar em suas atividades. Parte do trabalho foi definir quais campos a serem preenchidos no banco de dados seriam mais adequados para as análises e buscas dos jogos. Foi feita uma busca dos jogos apresentados em trabalhos de eventos recentes de Ensino de Física, para que fosse possível constatar a relevância e a frequência com que o tema Role Playing Game (jogo de interpretação de papéis), particularmente o RPG computadorizado, foi abordado. Por fim, foi selecionado um RPG computadorizado para uma ponderação sobre os elementos que o jogo possui como interessantes para a utilização em experiências de atividades de Ensino de Física. O jogo selecionado foi o Genshin Impact pois trabalha elementos relacionados à natureza e à conceitos científicos corretos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24
2023-01-23T19:00:46Z
2023-01-23T19:00:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238905
9950855117637385
5492249984767659
0000-0002-9787-0795
url http://hdl.handle.net/11449/238905
identifier_str_mv 9950855117637385
5492249984767659
0000-0002-9787-0795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129125579227136