Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/37410/24153 http://hdl.handle.net/11449/124741 |
Resumo: | Action-research conducted in a a Brazilian public elementary school. Using the tools provided by Meirieu, the point was to offer teachers the possibility of improving their perception of their own knowledge and practice. The process consisted in filming classes and watching the films together for reflexive interaction. When given the chance to look at themselves, their practice and their students, the teachers started to do build a new perspective of the learning process and to deconstruct certain truths regarding their interventions, which brought in new outlooks, new discourse and new practices. |
id |
UNSP_ebea23bc0fb6b13343817772ea9d0cc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/124741 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativaMeirieu's concepts and tools: reflexive interaction on teaching practicesFormación de profesores a la luz de Meirieu: interacción reflexiva en la práctica educativaContinued educationTeaching knowledgeReflexive interactionMeirieu´s methodological toolsTeaching practiceFormación continuadaConocimiento docenteInteracción reflexivaHerramientas metodológicas de MeirieuPráctica docenteFormação continuadaConhecimento docenteInteração reflexivaFerramentas metodológicas de MeirieuPrática docenteAction-research conducted in a a Brazilian public elementary school. Using the tools provided by Meirieu, the point was to offer teachers the possibility of improving their perception of their own knowledge and practice. The process consisted in filming classes and watching the films together for reflexive interaction. When given the chance to look at themselves, their practice and their students, the teachers started to do build a new perspective of the learning process and to deconstruct certain truths regarding their interventions, which brought in new outlooks, new discourse and new practices.Investigación-acción que se llevó a cabo en una escuela pública de Enseñanza Fundamental en Brasil. Aplicando las herramientas metodológicas de Meirieu, se objetivó ofrecer a los maestros una mejor percepción de sus conocimientos y prácticas. La acción se constituyó en grabación de las clases para posterior discusión de los filmes e interacción reflexiva. Cuando pueden mirar a sí mismos, su práctica y a sus alumnos, las profesoras comenzaron a construir nueva forma de ver el proceso de aprendizaje y deconstruir ciertas verdades sobre sus intervenciones, lo que les ha llevado a nuevas visiones, nuevos discursos y nuevas prácticas.Pesquisa-ação realizada em escola pública estadual do Ensino Fundamental. Aplicando as ferramentas de Meirieu, objetivou-se oferecer às professoras possibilidade de melhor percepção em relação aos seus saberes e fazeres. Constituiu-se de filmagem das aulas e posterior discussão dos filmes e interação reflexiva. Ao poderem olhar para si, para sua prática e para seus alunos, as professoras passaram a construir nova maneira de ver o processo de aprendizagem e a desconstruir certas verdades a respeito das suas intervenções, fato que lhes trouxe novos olhares, novos discursos e novas práticas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cruz, Sonia Aparecida BellettiInforsato, Edson do Carmo [UNESP]Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni [UNESP]2015-07-15T18:27:36Z2015-07-15T18:27:36Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article417-434application/pdfhttp://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/37410/24153Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 2, p. 417-434, 2012.1678-166Xhttp://hdl.handle.net/11449/124741ISSN1678-166X-2012-28-02-417-434.pdf080864199105700607923096242704670000-0003-1939-3580Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Política e Administração da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124741Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:15:16.246960Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa Meirieu's concepts and tools: reflexive interaction on teaching practices Formación de profesores a la luz de Meirieu: interacción reflexiva en la práctica educativa |
title |
Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa |
spellingShingle |
Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa Cruz, Sonia Aparecida Belletti Continued education Teaching knowledge Reflexive interaction Meirieu´s methodological tools Teaching practice Formación continuada Conocimiento docente Interacción reflexiva Herramientas metodológicas de Meirieu Práctica docente Formação continuada Conhecimento docente Interação reflexiva Ferramentas metodológicas de Meirieu Prática docente |
title_short |
Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa |
title_full |
Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa |
title_fullStr |
Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa |
title_full_unstemmed |
Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa |
title_sort |
Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa |
author |
Cruz, Sonia Aparecida Belletti |
author_facet |
Cruz, Sonia Aparecida Belletti Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Sonia Aparecida Belletti Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Continued education Teaching knowledge Reflexive interaction Meirieu´s methodological tools Teaching practice Formación continuada Conocimiento docente Interacción reflexiva Herramientas metodológicas de Meirieu Práctica docente Formação continuada Conhecimento docente Interação reflexiva Ferramentas metodológicas de Meirieu Prática docente |
topic |
Continued education Teaching knowledge Reflexive interaction Meirieu´s methodological tools Teaching practice Formación continuada Conocimiento docente Interacción reflexiva Herramientas metodológicas de Meirieu Práctica docente Formação continuada Conhecimento docente Interação reflexiva Ferramentas metodológicas de Meirieu Prática docente |
description |
Action-research conducted in a a Brazilian public elementary school. Using the tools provided by Meirieu, the point was to offer teachers the possibility of improving their perception of their own knowledge and practice. The process consisted in filming classes and watching the films together for reflexive interaction. When given the chance to look at themselves, their practice and their students, the teachers started to do build a new perspective of the learning process and to deconstruct certain truths regarding their interventions, which brought in new outlooks, new discourse and new practices. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-07-15T18:27:36Z 2015-07-15T18:27:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/37410/24153 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 2, p. 417-434, 2012. 1678-166X http://hdl.handle.net/11449/124741 ISSN1678-166X-2012-28-02-417-434.pdf 0808641991057006 0792309624270467 0000-0003-1939-3580 |
url |
http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/37410/24153 http://hdl.handle.net/11449/124741 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 2, p. 417-434, 2012. 1678-166X ISSN1678-166X-2012-28-02-417-434.pdf 0808641991057006 0792309624270467 0000-0003-1939-3580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
417-434 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128624561225728 |