Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Sonia Aparecida Belletti
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Inforsato, Edson do Carmo [UNESP], Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/37410/24153
http://hdl.handle.net/11449/124741
Resumo: Action-research conducted in a a Brazilian public elementary school. Using the tools provided by Meirieu, the point was to offer teachers the possibility of improving their perception of their own knowledge and practice. The process consisted in filming classes and watching the films together for reflexive interaction. When given the chance to look at themselves, their practice and their students, the teachers started to do build a new perspective of the learning process and to deconstruct certain truths regarding their interventions, which brought in new outlooks, new discourse and new practices.
id UNSP_ebea23bc0fb6b13343817772ea9d0cc8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124741
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativaMeirieu's concepts and tools: reflexive interaction on teaching practicesFormación de profesores a la luz de Meirieu: interacción reflexiva en la práctica educativaContinued educationTeaching knowledgeReflexive interactionMeirieu´s methodological toolsTeaching practiceFormación continuadaConocimiento docenteInteracción reflexivaHerramientas metodológicas de MeirieuPráctica docenteFormação continuadaConhecimento docenteInteração reflexivaFerramentas metodológicas de MeirieuPrática docenteAction-research conducted in a a Brazilian public elementary school. Using the tools provided by Meirieu, the point was to offer teachers the possibility of improving their perception of their own knowledge and practice. The process consisted in filming classes and watching the films together for reflexive interaction. When given the chance to look at themselves, their practice and their students, the teachers started to do build a new perspective of the learning process and to deconstruct certain truths regarding their interventions, which brought in new outlooks, new discourse and new practices.Investigación-acción que se llevó a cabo en una escuela pública de Enseñanza Fundamental en Brasil. Aplicando las herramientas metodológicas de Meirieu, se objetivó ofrecer a los maestros una mejor percepción de sus conocimientos y prácticas. La acción se constituyó en grabación de las clases para posterior discusión de los filmes e interacción reflexiva. Cuando pueden mirar a sí mismos, su práctica y a sus alumnos, las profesoras comenzaron a construir nueva forma de ver el proceso de aprendizaje y deconstruir ciertas verdades sobre sus intervenciones, lo que les ha llevado a nuevas visiones, nuevos discursos y nuevas prácticas.Pesquisa-ação realizada em escola pública estadual do Ensino Fundamental. Aplicando as ferramentas de Meirieu, objetivou-se oferecer às professoras possibilidade de melhor percepção em relação aos seus saberes e fazeres. Constituiu-se de filmagem das aulas e posterior discussão dos filmes e interação reflexiva. Ao poderem olhar para si, para sua prática e para seus alunos, as professoras passaram a construir nova maneira de ver o processo de aprendizagem e a desconstruir certas verdades a respeito das suas intervenções, fato que lhes trouxe novos olhares, novos discursos e novas práticas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cruz, Sonia Aparecida BellettiInforsato, Edson do Carmo [UNESP]Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni [UNESP]2015-07-15T18:27:36Z2015-07-15T18:27:36Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article417-434application/pdfhttp://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/37410/24153Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 2, p. 417-434, 2012.1678-166Xhttp://hdl.handle.net/11449/124741ISSN1678-166X-2012-28-02-417-434.pdf080864199105700607923096242704670000-0003-1939-3580Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Política e Administração da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124741Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:15:16.246960Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa
Meirieu's concepts and tools: reflexive interaction on teaching practices
Formación de profesores a la luz de Meirieu: interacción reflexiva en la práctica educativa
title Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa
spellingShingle Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa
Cruz, Sonia Aparecida Belletti
Continued education
Teaching knowledge
Reflexive interaction
Meirieu´s methodological tools
Teaching practice
Formación continuada
Conocimiento docente
Interacción reflexiva
Herramientas metodológicas de Meirieu
Práctica docente
Formação continuada
Conhecimento docente
Interação reflexiva
Ferramentas metodológicas de Meirieu
Prática docente
title_short Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa
title_full Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa
title_fullStr Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa
title_full_unstemmed Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa
title_sort Formação de professores à luz de Meirieu: interação reflexiva sobre a prática educativa
author Cruz, Sonia Aparecida Belletti
author_facet Cruz, Sonia Aparecida Belletti
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni [UNESP]
author_role author
author2 Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Sonia Aparecida Belletti
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Stefanini, Maria Cristina Bergonzoni [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Continued education
Teaching knowledge
Reflexive interaction
Meirieu´s methodological tools
Teaching practice
Formación continuada
Conocimiento docente
Interacción reflexiva
Herramientas metodológicas de Meirieu
Práctica docente
Formação continuada
Conhecimento docente
Interação reflexiva
Ferramentas metodológicas de Meirieu
Prática docente
topic Continued education
Teaching knowledge
Reflexive interaction
Meirieu´s methodological tools
Teaching practice
Formación continuada
Conocimiento docente
Interacción reflexiva
Herramientas metodológicas de Meirieu
Práctica docente
Formação continuada
Conhecimento docente
Interação reflexiva
Ferramentas metodológicas de Meirieu
Prática docente
description Action-research conducted in a a Brazilian public elementary school. Using the tools provided by Meirieu, the point was to offer teachers the possibility of improving their perception of their own knowledge and practice. The process consisted in filming classes and watching the films together for reflexive interaction. When given the chance to look at themselves, their practice and their students, the teachers started to do build a new perspective of the learning process and to deconstruct certain truths regarding their interventions, which brought in new outlooks, new discourse and new practices.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-07-15T18:27:36Z
2015-07-15T18:27:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/37410/24153
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 2, p. 417-434, 2012.
1678-166X
http://hdl.handle.net/11449/124741
ISSN1678-166X-2012-28-02-417-434.pdf
0808641991057006
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
url http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/37410/24153
http://hdl.handle.net/11449/124741
identifier_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 2, p. 417-434, 2012.
1678-166X
ISSN1678-166X-2012-28-02-417-434.pdf
0808641991057006
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 417-434
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128624561225728