A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponciano, Jéssica Kurak [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138544
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/15-04-2016/000863842.pdf
Resumo: This research belongs to the research line of Education Process, differences and values, from the Post-graduation Program in Education of the FCT-UNESP of Presidente Prudente, and it aims to reflect on the female representation in textbooks made by the Education Secretary of São Paulo to high school. It is aimed, through the use of feminist line of thought, problematize the hegemonic gender representation which reiterate and emphasize prejudice and inequality attitudes between men and women. It reflects, through Feminist Studies, about the possibilities of doing a pedagogical action originated from a perspective that breaks with the patriarchal bias, showing the important of the feminist line of thought as a possibility to problematize the gender relations. We discuss the Feminist Literary Criticism as a theoretical and criticism tool which enables identify the gender stereotypes present in literary books that are part of the Student's Portuguese and Literature Textbook of high school. It was elaborated an analysis of texts presented in these textbooks, presenting how the material is structured, and narrating the public policies that motivated the confection of these textbook. Finally, it is presented the results of the analysis and the reflection on the importance of problematizing the gender in order to the accomplishment of a fairer and more inclusive pedagogy to all member of the school community
id UNSP_ec3766bd609fe585f1437d40b4f74904
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138544
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São PauloEducaçãoEnsinoFeminismoMaterial didáticoIdentidade sexualTheachingThis research belongs to the research line of Education Process, differences and values, from the Post-graduation Program in Education of the FCT-UNESP of Presidente Prudente, and it aims to reflect on the female representation in textbooks made by the Education Secretary of São Paulo to high school. It is aimed, through the use of feminist line of thought, problematize the hegemonic gender representation which reiterate and emphasize prejudice and inequality attitudes between men and women. It reflects, through Feminist Studies, about the possibilities of doing a pedagogical action originated from a perspective that breaks with the patriarchal bias, showing the important of the feminist line of thought as a possibility to problematize the gender relations. We discuss the Feminist Literary Criticism as a theoretical and criticism tool which enables identify the gender stereotypes present in literary books that are part of the Student's Portuguese and Literature Textbook of high school. It was elaborated an analysis of texts presented in these textbooks, presenting how the material is structured, and narrating the public policies that motivated the confection of these textbook. Finally, it is presented the results of the analysis and the reflection on the importance of problematizing the gender in order to the accomplishment of a fairer and more inclusive pedagogy to all member of the school communityPertencente à linha de pesquisa Processos Formativos, diferenças e valores, do Programa de pós-graduação em Educação da FCT-UNESP de Presidente Prudente, esta pesquisa tem como finalidade refletir sobre as representações femininas no material didático confeccionado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para o Ensino Médio. Objetivamos, através da utilização das correntes de pensamento feministas, problematizar as representações hegemônicas de gênero que reiteram e enfatizam atitudes de preconceito e desigualdades entre homens e mulheres. Refletimos, por meio dos Estudos Feministas, sobre as possibilidades de realização de um fazer pedagógico a partir de uma perspectiva que rompa com o viés patriarcal; apresentando a importância da corrente de pensamento feminista como possibilidade de problematização das relações de gênero. Discutimos a Crítica Literária Feminista como ferramenta teórica e crítica que possibilita identificar os estereótipos de gênero presentes nos textos literários que compõe os Cadernos do/a Aluno/a de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio. Elaboramos uma análise dos textos que compõe os Cadernos do/a Aluno/a de Língua Portuguesa e Literatura, apresentando o modo como o material é estruturado, e narrando as iniciativas públicas que motivaram a confecção dos manuais didáticos. Por fim, apresentamos os resultados das análises e refletimos sobre a importância de problematizações acerca do gênero para a realização de uma pedagogia mais justa e inclusiva a todos/as os/as membros/as da comunidade escolarUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ponciano, Jéssica Kurak [UNESP]2016-05-17T16:51:51Z2016-05-17T16:51:51Z2015-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 f. : il.application/pdfPONCIANO, Jéssica Kurak. A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo. 2015. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.http://hdl.handle.net/11449/138544000863842http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/15-04-2016/000863842.pdf33004129044P60145582434192657Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138544Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:37:06.852581Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo
title A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo
spellingShingle A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo
Ponciano, Jéssica Kurak [UNESP]
Educação
Ensino
Feminismo
Material didático
Identidade sexual
Theaching
title_short A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo
title_full A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo
title_fullStr A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo
title_full_unstemmed A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo
title_sort A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo
author Ponciano, Jéssica Kurak [UNESP]
author_facet Ponciano, Jéssica Kurak [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponciano, Jéssica Kurak [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino
Feminismo
Material didático
Identidade sexual
Theaching
topic Educação
Ensino
Feminismo
Material didático
Identidade sexual
Theaching
description This research belongs to the research line of Education Process, differences and values, from the Post-graduation Program in Education of the FCT-UNESP of Presidente Prudente, and it aims to reflect on the female representation in textbooks made by the Education Secretary of São Paulo to high school. It is aimed, through the use of feminist line of thought, problematize the hegemonic gender representation which reiterate and emphasize prejudice and inequality attitudes between men and women. It reflects, through Feminist Studies, about the possibilities of doing a pedagogical action originated from a perspective that breaks with the patriarchal bias, showing the important of the feminist line of thought as a possibility to problematize the gender relations. We discuss the Feminist Literary Criticism as a theoretical and criticism tool which enables identify the gender stereotypes present in literary books that are part of the Student's Portuguese and Literature Textbook of high school. It was elaborated an analysis of texts presented in these textbooks, presenting how the material is structured, and narrating the public policies that motivated the confection of these textbook. Finally, it is presented the results of the analysis and the reflection on the importance of problematizing the gender in order to the accomplishment of a fairer and more inclusive pedagogy to all member of the school community
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-26
2016-05-17T16:51:51Z
2016-05-17T16:51:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONCIANO, Jéssica Kurak. A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo. 2015. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/138544
000863842
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/15-04-2016/000863842.pdf
33004129044P6
0145582434192657
identifier_str_mv PONCIANO, Jéssica Kurak. A mulher escrita: notas sobre a (in)visibilidade feminina no material didático do ensino médio de Língua Portuguesa e Literatura do estado de São Paulo. 2015. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
000863842
33004129044P6
0145582434192657
url http://hdl.handle.net/11449/138544
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/15-04-2016/000863842.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128836149182464