Uma sequência didática estruturada para integração do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para eletrodinâmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/148579 |
Resumo: | As tecnologias digitais de informação e comunicação têm sido alvo de muitas controvér-sias no ambiente escolar nos últimos anos. De um lado professores, coordenadores e di-retores, muitas vezes despreparados para lidar com a avalanche tecnológica que sufoca o processo ensino-aprendizagem. Do outro, alunos cada vez mais conectados e deslum-brados com seus smartphones que disponibilizam inúmeras oportunidades de acesso à informação e à comunicação. Esta pesquisa busca discutir e vivenciar este embate atra-vés de uma sequência didática estruturada para utilização do smartphone em sala de aula, visando a aprendizagem significativa de conteúdos da Física. Para tanto, estrutu-ramos um aplicativo utilizando a plataforma MIT App Inventor, onde abordamos os conteúdos da eletrodinâmica. A elaboração dos instrumentos anteriores foi embasada por dados levantados através da aplicação de questionários, sendo que estes, tiveram como referencial teórico a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. |
id |
UNSP_ec3877f94508eb7fdb6e57ddb8448fe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148579 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma sequência didática estruturada para integração do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para eletrodinâmicaA structured didactic sequence for integration of the smartphone to the activities in the classroom: development of an application for electrodynamicsTecnologias digitais de informação e comunicaçãoAprendizagem significativaSmartphoneAs tecnologias digitais de informação e comunicação têm sido alvo de muitas controvér-sias no ambiente escolar nos últimos anos. De um lado professores, coordenadores e di-retores, muitas vezes despreparados para lidar com a avalanche tecnológica que sufoca o processo ensino-aprendizagem. Do outro, alunos cada vez mais conectados e deslum-brados com seus smartphones que disponibilizam inúmeras oportunidades de acesso à informação e à comunicação. Esta pesquisa busca discutir e vivenciar este embate atra-vés de uma sequência didática estruturada para utilização do smartphone em sala de aula, visando a aprendizagem significativa de conteúdos da Física. Para tanto, estrutu-ramos um aplicativo utilizando a plataforma MIT App Inventor, onde abordamos os conteúdos da eletrodinâmica. A elaboração dos instrumentos anteriores foi embasada por dados levantados através da aplicação de questionários, sendo que estes, tiveram como referencial teórico a Aprendizagem Significativa de David Ausubel.Digital information and communication technologies has been the subject of much con-troversy in the school environment in recent years. On the one hand teachers, coordina-tors and directors, often unprepared to deal with the technological avalanche smothers the teaching-learning process. On the other, students increasingly connected and daz-zled with their smartphones that provide numerous opportunities for access to infor-mation and communication. This research aims to discuss and experience this clash through a structured instructional sequence to use the phone in the classroom with a view to significant learning of physics content. Therefore, we designed an application using the MIT App Inventor platform where we discuss contents of electrodynamics. The preparation of previous instruments was based on data collected through question-naires, and these as theoretical reference the Meaningful Learning of David Ausubel.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raminelli, Ulisses José [UNESP]2017-01-24T16:27:52Z2017-01-24T16:27:52Z2016-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14857900087875133283010001P59240823312105954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148579Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:16:36.440322Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma sequência didática estruturada para integração do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para eletrodinâmica A structured didactic sequence for integration of the smartphone to the activities in the classroom: development of an application for electrodynamics |
title |
Uma sequência didática estruturada para integração do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para eletrodinâmica |
spellingShingle |
Uma sequência didática estruturada para integração do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para eletrodinâmica Raminelli, Ulisses José [UNESP] Tecnologias digitais de informação e comunicação Aprendizagem significativa Smartphone |
title_short |
Uma sequência didática estruturada para integração do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para eletrodinâmica |
title_full |
Uma sequência didática estruturada para integração do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para eletrodinâmica |
title_fullStr |
Uma sequência didática estruturada para integração do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para eletrodinâmica |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática estruturada para integração do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para eletrodinâmica |
title_sort |
Uma sequência didática estruturada para integração do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para eletrodinâmica |
author |
Raminelli, Ulisses José [UNESP] |
author_facet |
Raminelli, Ulisses José [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raminelli, Ulisses José [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais de informação e comunicação Aprendizagem significativa Smartphone |
topic |
Tecnologias digitais de informação e comunicação Aprendizagem significativa Smartphone |
description |
As tecnologias digitais de informação e comunicação têm sido alvo de muitas controvér-sias no ambiente escolar nos últimos anos. De um lado professores, coordenadores e di-retores, muitas vezes despreparados para lidar com a avalanche tecnológica que sufoca o processo ensino-aprendizagem. Do outro, alunos cada vez mais conectados e deslum-brados com seus smartphones que disponibilizam inúmeras oportunidades de acesso à informação e à comunicação. Esta pesquisa busca discutir e vivenciar este embate atra-vés de uma sequência didática estruturada para utilização do smartphone em sala de aula, visando a aprendizagem significativa de conteúdos da Física. Para tanto, estrutu-ramos um aplicativo utilizando a plataforma MIT App Inventor, onde abordamos os conteúdos da eletrodinâmica. A elaboração dos instrumentos anteriores foi embasada por dados levantados através da aplicação de questionários, sendo que estes, tiveram como referencial teórico a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-23 2017-01-24T16:27:52Z 2017-01-24T16:27:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/148579 000878751 33283010001P5 9240823312105954 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/148579 |
identifier_str_mv |
000878751 33283010001P5 9240823312105954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128339155615744 |