Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cella, Guilherme Mazero
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235716
Resumo: O futebol é o esporte mais praticado do mundo. No Brasil, a paixão por ele é indiscutível. Diante desses fatos, desde cedo surge o interesse pela prática da modalidade, seja por influência dos pais, da escola ou do próprio gosto da criança. A esse primeiro contato com o esporte denominamos iniciação esportiva, que vai desde esse momento até a fase final da adolescência, na qual existe a possibilidade de se especializar ou não naquilo que pratica. Todo esse processo pode e deve ser dividido em fases, cada uma delas com suas características, que vão auxiliar o professor/treinador a contribuir para o desenvolvimento da criança/aluno. Além dessas fases, existem métodos e técnicas para o ensino das modalidades, seja para aprimorar gestos técnicos, aprender conceitos táticos, ou até mesmo desenvolver qualidades que podem ser utilizadas não só no esporte em questão, como cooperação, trabalho em equipe entre outras. Diante disso, o objetivo desse estudo é, através de uma revisão da literatura, analisar os diferentes métodos de ensino-aprendizagem existentes, assim como detalhar cada fase existente na iniciação esportiva, especificando em certo momento para o futebol.
id UNSP_ecf3a283cbce417e275ce245a1f7a5c0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235716
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagemSports initiation to soccer: a review of its phases and teaching-learning methodsEducação físicaIniciação esportivaMétodos de ensino-aprendizagemPhysical educationSports initiationTeaching-learning methodsO futebol é o esporte mais praticado do mundo. No Brasil, a paixão por ele é indiscutível. Diante desses fatos, desde cedo surge o interesse pela prática da modalidade, seja por influência dos pais, da escola ou do próprio gosto da criança. A esse primeiro contato com o esporte denominamos iniciação esportiva, que vai desde esse momento até a fase final da adolescência, na qual existe a possibilidade de se especializar ou não naquilo que pratica. Todo esse processo pode e deve ser dividido em fases, cada uma delas com suas características, que vão auxiliar o professor/treinador a contribuir para o desenvolvimento da criança/aluno. Além dessas fases, existem métodos e técnicas para o ensino das modalidades, seja para aprimorar gestos técnicos, aprender conceitos táticos, ou até mesmo desenvolver qualidades que podem ser utilizadas não só no esporte em questão, como cooperação, trabalho em equipe entre outras. Diante disso, o objetivo desse estudo é, através de uma revisão da literatura, analisar os diferentes métodos de ensino-aprendizagem existentes, assim como detalhar cada fase existente na iniciação esportiva, especificando em certo momento para o futebol.Soccer is the most played sport in the world. In Brazil, the passion for him is indisputable. Faced with these facts, interest in the practice of the modality arises from an early age, whether due to the influence of parents, the school or the child's own taste. This first contact with sport is called sport initiation, which goes from that moment to the final stage of adolescence, in which there is the possibility of specializing or not in what you practice. This entire process can and should be divided into phases, each with its own characteristics, which will help the teacher/coach to contribute to the development of the child/student. In addition to these phases, there are methods and techniques for teaching the modalities, whether to improve technical gestures, learn tactical concepts, or even develop qualities that can be used not only in the sport in question, such as cooperation, teamwork, among others. Therefore, the objective of this study is, through a literature review, to analyze the different existing teaching-learning methods, as well as detailing each existing phase in sports initiation, specifying at a certain moment for soccer.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cardozo, Adalgiso Coscrato [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cella, Guilherme Mazero2022-07-22T19:07:35Z2022-07-22T19:07:35Z2022-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-02T06:06:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235716Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:47:35.010418Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem
Sports initiation to soccer: a review of its phases and teaching-learning methods
title Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem
spellingShingle Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem
Cella, Guilherme Mazero
Educação física
Iniciação esportiva
Métodos de ensino-aprendizagem
Physical education
Sports initiation
Teaching-learning methods
title_short Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem
title_full Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem
title_fullStr Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem
title_sort Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem
author Cella, Guilherme Mazero
author_facet Cella, Guilherme Mazero
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardozo, Adalgiso Coscrato [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cella, Guilherme Mazero
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Iniciação esportiva
Métodos de ensino-aprendizagem
Physical education
Sports initiation
Teaching-learning methods
topic Educação física
Iniciação esportiva
Métodos de ensino-aprendizagem
Physical education
Sports initiation
Teaching-learning methods
description O futebol é o esporte mais praticado do mundo. No Brasil, a paixão por ele é indiscutível. Diante desses fatos, desde cedo surge o interesse pela prática da modalidade, seja por influência dos pais, da escola ou do próprio gosto da criança. A esse primeiro contato com o esporte denominamos iniciação esportiva, que vai desde esse momento até a fase final da adolescência, na qual existe a possibilidade de se especializar ou não naquilo que pratica. Todo esse processo pode e deve ser dividido em fases, cada uma delas com suas características, que vão auxiliar o professor/treinador a contribuir para o desenvolvimento da criança/aluno. Além dessas fases, existem métodos e técnicas para o ensino das modalidades, seja para aprimorar gestos técnicos, aprender conceitos táticos, ou até mesmo desenvolver qualidades que podem ser utilizadas não só no esporte em questão, como cooperação, trabalho em equipe entre outras. Diante disso, o objetivo desse estudo é, através de uma revisão da literatura, analisar os diferentes métodos de ensino-aprendizagem existentes, assim como detalhar cada fase existente na iniciação esportiva, especificando em certo momento para o futebol.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-22T19:07:35Z
2022-07-22T19:07:35Z
2022-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235716
url http://hdl.handle.net/11449/235716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128277143879680