Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/235716 |
Resumo: | O futebol é o esporte mais praticado do mundo. No Brasil, a paixão por ele é indiscutível. Diante desses fatos, desde cedo surge o interesse pela prática da modalidade, seja por influência dos pais, da escola ou do próprio gosto da criança. A esse primeiro contato com o esporte denominamos iniciação esportiva, que vai desde esse momento até a fase final da adolescência, na qual existe a possibilidade de se especializar ou não naquilo que pratica. Todo esse processo pode e deve ser dividido em fases, cada uma delas com suas características, que vão auxiliar o professor/treinador a contribuir para o desenvolvimento da criança/aluno. Além dessas fases, existem métodos e técnicas para o ensino das modalidades, seja para aprimorar gestos técnicos, aprender conceitos táticos, ou até mesmo desenvolver qualidades que podem ser utilizadas não só no esporte em questão, como cooperação, trabalho em equipe entre outras. Diante disso, o objetivo desse estudo é, através de uma revisão da literatura, analisar os diferentes métodos de ensino-aprendizagem existentes, assim como detalhar cada fase existente na iniciação esportiva, especificando em certo momento para o futebol. |
id |
UNSP_ecf3a283cbce417e275ce245a1f7a5c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/235716 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagemSports initiation to soccer: a review of its phases and teaching-learning methodsEducação físicaIniciação esportivaMétodos de ensino-aprendizagemPhysical educationSports initiationTeaching-learning methodsO futebol é o esporte mais praticado do mundo. No Brasil, a paixão por ele é indiscutível. Diante desses fatos, desde cedo surge o interesse pela prática da modalidade, seja por influência dos pais, da escola ou do próprio gosto da criança. A esse primeiro contato com o esporte denominamos iniciação esportiva, que vai desde esse momento até a fase final da adolescência, na qual existe a possibilidade de se especializar ou não naquilo que pratica. Todo esse processo pode e deve ser dividido em fases, cada uma delas com suas características, que vão auxiliar o professor/treinador a contribuir para o desenvolvimento da criança/aluno. Além dessas fases, existem métodos e técnicas para o ensino das modalidades, seja para aprimorar gestos técnicos, aprender conceitos táticos, ou até mesmo desenvolver qualidades que podem ser utilizadas não só no esporte em questão, como cooperação, trabalho em equipe entre outras. Diante disso, o objetivo desse estudo é, através de uma revisão da literatura, analisar os diferentes métodos de ensino-aprendizagem existentes, assim como detalhar cada fase existente na iniciação esportiva, especificando em certo momento para o futebol.Soccer is the most played sport in the world. In Brazil, the passion for him is indisputable. Faced with these facts, interest in the practice of the modality arises from an early age, whether due to the influence of parents, the school or the child's own taste. This first contact with sport is called sport initiation, which goes from that moment to the final stage of adolescence, in which there is the possibility of specializing or not in what you practice. This entire process can and should be divided into phases, each with its own characteristics, which will help the teacher/coach to contribute to the development of the child/student. In addition to these phases, there are methods and techniques for teaching the modalities, whether to improve technical gestures, learn tactical concepts, or even develop qualities that can be used not only in the sport in question, such as cooperation, teamwork, among others. Therefore, the objective of this study is, through a literature review, to analyze the different existing teaching-learning methods, as well as detailing each existing phase in sports initiation, specifying at a certain moment for soccer.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cardozo, Adalgiso Coscrato [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cella, Guilherme Mazero2022-07-22T19:07:35Z2022-07-22T19:07:35Z2022-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-02T06:06:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235716Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:47:35.010418Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem Sports initiation to soccer: a review of its phases and teaching-learning methods |
title |
Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem Cella, Guilherme Mazero Educação física Iniciação esportiva Métodos de ensino-aprendizagem Physical education Sports initiation Teaching-learning methods |
title_short |
Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem |
title_full |
Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem |
author |
Cella, Guilherme Mazero |
author_facet |
Cella, Guilherme Mazero |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardozo, Adalgiso Coscrato [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cella, Guilherme Mazero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Iniciação esportiva Métodos de ensino-aprendizagem Physical education Sports initiation Teaching-learning methods |
topic |
Educação física Iniciação esportiva Métodos de ensino-aprendizagem Physical education Sports initiation Teaching-learning methods |
description |
O futebol é o esporte mais praticado do mundo. No Brasil, a paixão por ele é indiscutível. Diante desses fatos, desde cedo surge o interesse pela prática da modalidade, seja por influência dos pais, da escola ou do próprio gosto da criança. A esse primeiro contato com o esporte denominamos iniciação esportiva, que vai desde esse momento até a fase final da adolescência, na qual existe a possibilidade de se especializar ou não naquilo que pratica. Todo esse processo pode e deve ser dividido em fases, cada uma delas com suas características, que vão auxiliar o professor/treinador a contribuir para o desenvolvimento da criança/aluno. Além dessas fases, existem métodos e técnicas para o ensino das modalidades, seja para aprimorar gestos técnicos, aprender conceitos táticos, ou até mesmo desenvolver qualidades que podem ser utilizadas não só no esporte em questão, como cooperação, trabalho em equipe entre outras. Diante disso, o objetivo desse estudo é, através de uma revisão da literatura, analisar os diferentes métodos de ensino-aprendizagem existentes, assim como detalhar cada fase existente na iniciação esportiva, especificando em certo momento para o futebol. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-22T19:07:35Z 2022-07-22T19:07:35Z 2022-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/235716 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/235716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128277143879680 |