O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Michele Cristine da Cruz [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90278
Resumo: A presente pesquisa expõe de forma crítica o pensamento de Célestin Freinet, especificamente no que diz respeito a sua concepção de homem, sociedade e educação, mostrando que seus ideais apontam para uma concepção de sociedade e de ser humano na qual a defesa e o respeito à individualidade da criança vêm contribuir para mascarar a impotência do capitalismo em realizar o processo de humanização do indivíduo. Demonstramos que apesar de propor a superação do movimento da escola tradicional e da Escola Nova, a sua proposta de educação popular não consegue ir além da crítica radical ao ensino tradicional, aderindo contraditoriamente ao ideário escolanovista. Pontuamos também um descompasso entre a teoria política e a teoria pedagógica presentes na proposta do autor, pois, ao analisarmos a sua concepção de homem e sociedade, deparamo-nos com uma concepção política de cunho marxista. Já ao analisarmos sua concepção de desenvolvimento infantil e ensino-aprendizagem, percebemos continuidades em relação ao movimento escolanovista. Desta forma, podemos inferir que a proposta do autor traz como pano de fundo uma pedagogia difusora dos ideais presentes nas correntes pedagógicas liberal-burguesas. A importância da pesquisa justifica-se pelo significado que a Proposta de Pedagogia Popular de Célestin Freinet representa para a educação, uma vez que a difusão da sua proposta implica determinada concepção de formação do ser humano e de sociedade. A relevância dessa afirmação reside, entre outros, no fato de ela apontar para a necessidade da realização de um estudo do processo histórico-político mais amplo que configure a sociedade no período de sua produção. Consideramos por fim, ser de vital importância resgatar o estudo dos clássicos da educação, tais como Célestin Freinet uma vez que há uma imensa carência de estudos a respeito dos mesmos...
id UNSP_ecf653d6e078f03a8235eb85c8e3e9ee
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90278
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola novaFreinet, Celestin, 1897-1966EducaçãoEscola novaNew SchoolHistory of the Pedagogic IdeasSociety and Education ConceptionsA presente pesquisa expõe de forma crítica o pensamento de Célestin Freinet, especificamente no que diz respeito a sua concepção de homem, sociedade e educação, mostrando que seus ideais apontam para uma concepção de sociedade e de ser humano na qual a defesa e o respeito à individualidade da criança vêm contribuir para mascarar a impotência do capitalismo em realizar o processo de humanização do indivíduo. Demonstramos que apesar de propor a superação do movimento da escola tradicional e da Escola Nova, a sua proposta de educação popular não consegue ir além da crítica radical ao ensino tradicional, aderindo contraditoriamente ao ideário escolanovista. Pontuamos também um descompasso entre a teoria política e a teoria pedagógica presentes na proposta do autor, pois, ao analisarmos a sua concepção de homem e sociedade, deparamo-nos com uma concepção política de cunho marxista. Já ao analisarmos sua concepção de desenvolvimento infantil e ensino-aprendizagem, percebemos continuidades em relação ao movimento escolanovista. Desta forma, podemos inferir que a proposta do autor traz como pano de fundo uma pedagogia difusora dos ideais presentes nas correntes pedagógicas liberal-burguesas. A importância da pesquisa justifica-se pelo significado que a Proposta de Pedagogia Popular de Célestin Freinet representa para a educação, uma vez que a difusão da sua proposta implica determinada concepção de formação do ser humano e de sociedade. A relevância dessa afirmação reside, entre outros, no fato de ela apontar para a necessidade da realização de um estudo do processo histórico-político mais amplo que configure a sociedade no período de sua produção. Consideramos por fim, ser de vital importância resgatar o estudo dos clássicos da educação, tais como Célestin Freinet uma vez que há uma imensa carência de estudos a respeito dos mesmos...The present research exposes in a critical way Célestin Freinet's thought, specifically what he tells about his man, society and education conceptions, showing that his ideas reveal a conception of society and of human being in the which the defense and the respect to the child's individuality come to contribute to mask the impotence of the capitalism in accomplishing the process of the individual's humanization. We demonstrated that in spite of overcoming the traditional school movement and the New School, his popular education proposal doesn't get to surpass the radical critic to the traditional teaching, adhering to the escolanovista ideals instead. We also punctuated the unbalance between the political and the pedagogic theory in the author's proposal, because, for us, his man and society conceptions are based up on a political conception of Marxist stamp. And when we analyze his conceptions of infantile development and teaching-learning, we noticed links to the escolanovista movement. This way, we can infer that the author's proposal brings as a backdrop a pedagogy that reveals the ideals present in the liberal-bourgeois pedagogic currents. The importance of the research is justified for the meaning that the Proposal of Popular Pedagogy of Célestin Freinet acts for the education, once the diffusion of his proposal implicates certain conception of the human being formation and of society. The relevance of that statement lies on the fact that it points the need of the accomplishment of a study of the wider historical-political process than it configures the society in the period of his production. Finally we considered vital to rescue the classic authors of the education study, such like Célestin Freinet, once there is an immense lack of studies regarding the same ones, so that we can disclose the character of innovation that is presented in the current speeches... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arce, Alessandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Michele Cristine da Cruz [UNESP]2014-06-11T19:24:22Z2014-06-11T19:24:22Z2008-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis159 f.application/pdfCOSTA, Michele Cristine da Cruz. O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova. 2008. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90278000582739costa_mcc_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90278Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:03.911890Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova
title O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova
spellingShingle O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova
Costa, Michele Cristine da Cruz [UNESP]
Freinet, Celestin, 1897-1966
Educação
Escola nova
New School
History of the Pedagogic Ideas
Society and Education Conceptions
title_short O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova
title_full O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova
title_fullStr O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova
title_full_unstemmed O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova
title_sort O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova
author Costa, Michele Cristine da Cruz [UNESP]
author_facet Costa, Michele Cristine da Cruz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arce, Alessandra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Michele Cristine da Cruz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Freinet, Celestin, 1897-1966
Educação
Escola nova
New School
History of the Pedagogic Ideas
Society and Education Conceptions
topic Freinet, Celestin, 1897-1966
Educação
Escola nova
New School
History of the Pedagogic Ideas
Society and Education Conceptions
description A presente pesquisa expõe de forma crítica o pensamento de Célestin Freinet, especificamente no que diz respeito a sua concepção de homem, sociedade e educação, mostrando que seus ideais apontam para uma concepção de sociedade e de ser humano na qual a defesa e o respeito à individualidade da criança vêm contribuir para mascarar a impotência do capitalismo em realizar o processo de humanização do indivíduo. Demonstramos que apesar de propor a superação do movimento da escola tradicional e da Escola Nova, a sua proposta de educação popular não consegue ir além da crítica radical ao ensino tradicional, aderindo contraditoriamente ao ideário escolanovista. Pontuamos também um descompasso entre a teoria política e a teoria pedagógica presentes na proposta do autor, pois, ao analisarmos a sua concepção de homem e sociedade, deparamo-nos com uma concepção política de cunho marxista. Já ao analisarmos sua concepção de desenvolvimento infantil e ensino-aprendizagem, percebemos continuidades em relação ao movimento escolanovista. Desta forma, podemos inferir que a proposta do autor traz como pano de fundo uma pedagogia difusora dos ideais presentes nas correntes pedagógicas liberal-burguesas. A importância da pesquisa justifica-se pelo significado que a Proposta de Pedagogia Popular de Célestin Freinet representa para a educação, uma vez que a difusão da sua proposta implica determinada concepção de formação do ser humano e de sociedade. A relevância dessa afirmação reside, entre outros, no fato de ela apontar para a necessidade da realização de um estudo do processo histórico-político mais amplo que configure a sociedade no período de sua produção. Consideramos por fim, ser de vital importância resgatar o estudo dos clássicos da educação, tais como Célestin Freinet uma vez que há uma imensa carência de estudos a respeito dos mesmos...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-04
2014-06-11T19:24:22Z
2014-06-11T19:24:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Michele Cristine da Cruz. O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova. 2008. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90278
000582739
costa_mcc_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv COSTA, Michele Cristine da Cruz. O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova. 2008. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
000582739
costa_mcc_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129152663945216