As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200002 http://hdl.handle.net/11449/26457 |
Resumo: | Este trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada. |
id |
UNSP_ede7936b0a25be354a9bff83ca1c5122 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26457 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidosValues and political participation dimensions in teachers' projects: solid residues approacheseducação ambientalformação continuada de professoresresíduos sólidosvaloresparticipação políticaenvironmental educationteachers's professional developmentsolid wastesvaluespolitical participationEste trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada.This paper aims to analyze aspects related to the values and political participation, developed by teachers, when writing thematic projects related to solid wastes. The analysis shows a moment in the process that in-service teachers faced while planning to teach contents related to environmental issues, and particularly solid wastes. We point out that teachers frequently do not recognize the limits of the knowledge dimension, and that probably makes it difficult for them to perceive the possibilities of developing the dimensions of ethical values and political participation in their environmental education practice. We analyze these two dimensions in some highlighted aspects from the results.Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Metodologia de EnsinoUNESP Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUNESP Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cinquetti, Heloisa Chalmers SislaCarvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]2014-05-20T15:07:19Z2014-05-20T15:07:19Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article161-171application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200002Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 161-171, 2004.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2645710.1590/S1516-73132004000200002S1516-73132004000200002S1516-73132004000200002.pdf08045437821411820000-0002-6109-6830SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-16T06:09:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26457Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-16T06:09:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos Values and political participation dimensions in teachers' projects: solid residues approaches |
title |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos |
spellingShingle |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos Cinquetti, Heloisa Chalmers Sisla educação ambiental formação continuada de professores resíduos sólidos valores participação política environmental education teachers's professional development solid wastes values political participation |
title_short |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos |
title_full |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos |
title_fullStr |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos |
title_full_unstemmed |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos |
title_sort |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos |
author |
Cinquetti, Heloisa Chalmers Sisla |
author_facet |
Cinquetti, Heloisa Chalmers Sisla Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cinquetti, Heloisa Chalmers Sisla Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental formação continuada de professores resíduos sólidos valores participação política environmental education teachers's professional development solid wastes values political participation |
topic |
educação ambiental formação continuada de professores resíduos sólidos valores participação política environmental education teachers's professional development solid wastes values political participation |
description |
Este trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 2014-05-20T15:07:19Z 2014-05-20T15:07:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200002 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 161-171, 2004. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26457 10.1590/S1516-73132004000200002 S1516-73132004000200002 S1516-73132004000200002.pdf 0804543782141182 0000-0002-6109-6830 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200002 http://hdl.handle.net/11449/26457 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 161-171, 2004. 1516-7313 10.1590/S1516-73132004000200002 S1516-73132004000200002 S1516-73132004000200002.pdf 0804543782141182 0000-0002-6109-6830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
161-171 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803649435932033024 |