Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidades e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90294
Resumo: A partir de uma perspectiva bioecológica de pesquisa, elaborada por Urie Bronfenbrenner e, apoiada por outros estudiosos, como os trabalhos de Gimeno Sacristán, o objetivo geral deste estudo foi o de analisar concepções e expectativas de professores, alunos e familiares sobre o alto, o médio e o baixo desempenho escolar e considerar a constituição das mesmas em possíveis estabilidades e mudanças no decorrer da experiência escolar de alunos no Ensino Fundamental I. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, teórica/prática, numa cidade no interior do Estado de São Paulo, numa escola pública municipal, em uma sala de aula de 2º ano e em uma de 5º ano, cada uma com uma professora responsável. Tais docentes tiveram um papel fundamental ao estudo por aceitarem o convite para participar do mesmo fornecendo informações e, além disso, cada uma indicou seis estudantes, seguindo os critérios préestabelecidos de serem dois alunos de cada grupo: alto, médio e baixo desempenho escolar, total de doze alunos com suas respectivas famílias. Foram realizadas entrevistas com a referida tríade e observações da prática pedagógica em períodos distintos (1º, 2º e 4º bimestre escolar). Os resultados foram organizados em dois momentos: primeiramente foram destacadas concepções gerais sobre funções da escola, papéis sociais, conceito de infância e de aluno. Neste momento, foi possível conhecer o espaço escolar, expondo a rotina dos sujeitos e a realidade da unidade. Na sequência as concepções e expectativas sobre os diferenciados desempenhos escolares foram analisadas trazendo, inicialmente, as categorias gerais de apreciação de cada desempenho contrastadas com vivencias de sujeitos específicos que experienciavam o desempenho discutido. Ao analisar as idéias gerais sobre cada desempenho, verificou que estas não se ajustavam indistintamente a todos os alunos...
id UNSP_ee420cb8000f3484d60f170ce6c32e6b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90294
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidades e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunosEducaçãoEnsino fundamentalAvaliaçãoDesempenho escolarDiferenciados desempenhos escolaresConcepções e expectativasEstabilidades e mudançasDistingished school performancesConcepts and expectationsStabilities and changesElementary school IA partir de uma perspectiva bioecológica de pesquisa, elaborada por Urie Bronfenbrenner e, apoiada por outros estudiosos, como os trabalhos de Gimeno Sacristán, o objetivo geral deste estudo foi o de analisar concepções e expectativas de professores, alunos e familiares sobre o alto, o médio e o baixo desempenho escolar e considerar a constituição das mesmas em possíveis estabilidades e mudanças no decorrer da experiência escolar de alunos no Ensino Fundamental I. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, teórica/prática, numa cidade no interior do Estado de São Paulo, numa escola pública municipal, em uma sala de aula de 2º ano e em uma de 5º ano, cada uma com uma professora responsável. Tais docentes tiveram um papel fundamental ao estudo por aceitarem o convite para participar do mesmo fornecendo informações e, além disso, cada uma indicou seis estudantes, seguindo os critérios préestabelecidos de serem dois alunos de cada grupo: alto, médio e baixo desempenho escolar, total de doze alunos com suas respectivas famílias. Foram realizadas entrevistas com a referida tríade e observações da prática pedagógica em períodos distintos (1º, 2º e 4º bimestre escolar). Os resultados foram organizados em dois momentos: primeiramente foram destacadas concepções gerais sobre funções da escola, papéis sociais, conceito de infância e de aluno. Neste momento, foi possível conhecer o espaço escolar, expondo a rotina dos sujeitos e a realidade da unidade. Na sequência as concepções e expectativas sobre os diferenciados desempenhos escolares foram analisadas trazendo, inicialmente, as categorias gerais de apreciação de cada desempenho contrastadas com vivencias de sujeitos específicos que experienciavam o desempenho discutido. Ao analisar as idéias gerais sobre cada desempenho, verificou que estas não se ajustavam indistintamente a todos os alunos...Based in a bioecological perspective, developed by Urie Bronfenbrenner and supported by other scholars as the work of Gimeno Sacristán, the main objective of this study is to examine concepts and expectations of teachers, students and families about the high, medium and low performance and consider the constitution of possible stabilities and changes in the course of the school experience of students in elementary school. To achieve this objective, it was conducted a qualitative, theoretical/practical research in a city in the countryside of the State of Sao Paulo. From an invitation to teachers of a school, there had been adherence to search and, from this, a teacher from the second year and another one from the fifth year indicated six students, according to the preestablished criteria of two students from each group: high, medium, and low school performance, total of twelve students with their families. Interviews were conducted with the triad and observations of pedagogical practice in different periods (1, 2 and 4 two-month periods). The results were organized into two phases; firstly were highlighted general conceptions about functions of the school, social roles, concepts of childhood and student. It was possible to know the educational space, exposing the routine of the people and the reality of the unit. Secondly, the ideas and expectations about the different school performances were analyzed, initially considering the general categories of each performance, contrasted with the reality of people who specifically experienced the performance in discussion. It was possible to notice that there have been changes in perceptions of specific people opposed to general ideas, however, essentially, the teacher from second year thought that distinguished school performances were related to the field of linguistic code (mainly), the same was true with the teacher from fifth year... (Complete abstract click electronic access below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP]2014-06-11T19:24:34Z2014-06-11T19:24:34Z2010-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis255 p. : il.application/pdfGIRALDI, Luciana Ponce Bellido. Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidades e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos. 2010. 255 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90294000635914giraldi_ipb_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90294Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:09:07.162782Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidades e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos
title Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidades e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos
spellingShingle Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidades e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos
Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP]
Educação
Ensino fundamental
Avaliação
Desempenho escolar
Diferenciados desempenhos escolares
Concepções e expectativas
Estabilidades e mudanças
Distingished school performances
Concepts and expectations
Stabilities and changes
Elementary school I
title_short Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidades e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos
title_full Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidades e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos
title_fullStr Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidades e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos
title_full_unstemmed Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidades e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos
title_sort Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidades e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos
author Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP]
author_facet Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino fundamental
Avaliação
Desempenho escolar
Diferenciados desempenhos escolares
Concepções e expectativas
Estabilidades e mudanças
Distingished school performances
Concepts and expectations
Stabilities and changes
Elementary school I
topic Educação
Ensino fundamental
Avaliação
Desempenho escolar
Diferenciados desempenhos escolares
Concepções e expectativas
Estabilidades e mudanças
Distingished school performances
Concepts and expectations
Stabilities and changes
Elementary school I
description A partir de uma perspectiva bioecológica de pesquisa, elaborada por Urie Bronfenbrenner e, apoiada por outros estudiosos, como os trabalhos de Gimeno Sacristán, o objetivo geral deste estudo foi o de analisar concepções e expectativas de professores, alunos e familiares sobre o alto, o médio e o baixo desempenho escolar e considerar a constituição das mesmas em possíveis estabilidades e mudanças no decorrer da experiência escolar de alunos no Ensino Fundamental I. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, teórica/prática, numa cidade no interior do Estado de São Paulo, numa escola pública municipal, em uma sala de aula de 2º ano e em uma de 5º ano, cada uma com uma professora responsável. Tais docentes tiveram um papel fundamental ao estudo por aceitarem o convite para participar do mesmo fornecendo informações e, além disso, cada uma indicou seis estudantes, seguindo os critérios préestabelecidos de serem dois alunos de cada grupo: alto, médio e baixo desempenho escolar, total de doze alunos com suas respectivas famílias. Foram realizadas entrevistas com a referida tríade e observações da prática pedagógica em períodos distintos (1º, 2º e 4º bimestre escolar). Os resultados foram organizados em dois momentos: primeiramente foram destacadas concepções gerais sobre funções da escola, papéis sociais, conceito de infância e de aluno. Neste momento, foi possível conhecer o espaço escolar, expondo a rotina dos sujeitos e a realidade da unidade. Na sequência as concepções e expectativas sobre os diferenciados desempenhos escolares foram analisadas trazendo, inicialmente, as categorias gerais de apreciação de cada desempenho contrastadas com vivencias de sujeitos específicos que experienciavam o desempenho discutido. Ao analisar as idéias gerais sobre cada desempenho, verificou que estas não se ajustavam indistintamente a todos os alunos...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-13
2014-06-11T19:24:34Z
2014-06-11T19:24:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIRALDI, Luciana Ponce Bellido. Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidades e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos. 2010. 255 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90294
000635914
giraldi_ipb_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv GIRALDI, Luciana Ponce Bellido. Os níveis diferenciados de desempenho escolar: analisando estabilidades e mudanças nas concepções e expectativas de professores, familiares e alunos. 2010. 255 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
000635914
giraldi_ipb_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 255 p. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129397629124608