O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/730 |
Resumo: | Vivemos num tempo em que as mudanças em qualquer sector da vida são demasiado rápidas: o "certo" e o "adequado" de agora mais logo parecem já não fazer grande sentido! Vemos a humanidade numa tentativa desenfreada de acompanhar as profundas transformações e algo desorientada. Neste contexto conturbado pela procura incessante de respostas que satisfaçam, em tempo real, os desafios de uma sociedade muito exigente de valores que podem não ser os mais importantes, a Educação assume cada vez mais um papel preponderante não só na preparação escolar e profissional dos jovens, mas também na missão de educar para os valores. É nesta perspectiva de conciliação ou de complementaridade destas duas variáveis dicotómicas que a Animação Sociocultural pode contribuir para a revitalização dos valores essenciais, concorrendo desta forma para o desenvolvimento integral dos jovens, enquanto futuros cidadãos e, sobretudo enquanto pessoas. |
id |
RCAP_599be06cc06295ff699212a46c124492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/730 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientesEscolaEducaçãoMudançasEnsinoAnimação SocioculturalFuturoExpectativasSchoolEducation/TeachingChangesSocioculturalExpectationsVivemos num tempo em que as mudanças em qualquer sector da vida são demasiado rápidas: o "certo" e o "adequado" de agora mais logo parecem já não fazer grande sentido! Vemos a humanidade numa tentativa desenfreada de acompanhar as profundas transformações e algo desorientada. Neste contexto conturbado pela procura incessante de respostas que satisfaçam, em tempo real, os desafios de uma sociedade muito exigente de valores que podem não ser os mais importantes, a Educação assume cada vez mais um papel preponderante não só na preparação escolar e profissional dos jovens, mas também na missão de educar para os valores. É nesta perspectiva de conciliação ou de complementaridade destas duas variáveis dicotómicas que a Animação Sociocultural pode contribuir para a revitalização dos valores essenciais, concorrendo desta forma para o desenvolvimento integral dos jovens, enquanto futuros cidadãos e, sobretudo enquanto pessoas.In howaday's society everthing is regarded as fluid. Every section of our lives is changing faster and faster. So, what now is considered "right" or "adequate" can make no sense in a few days! Humanking seems bewilderer and confused and is trying desperately to follow the great changes in society. In this complex context people are looking for effective answers to satisfy the challenges of an ever demanding society that needs values. That's why Education is assuming a crucial role not only in teenagers' performance at school and their ability to enter the labour market but also in the encouragement of creating their own values. According to the perspective of conciliating this dichotomy the "Sociocultural Animation" can contribute to the revitalization of the essential values and so helping the full development of young people as the citizens of the future and as human beings.2011-10-18T10:38:17Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/730porAlegre, Sandra Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:58:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:52.976999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes |
title |
O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes |
spellingShingle |
O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes Alegre, Sandra Correia Escola Educação Mudanças Ensino Animação Sociocultural Futuro Expectativas School Education/Teaching Changes Sociocultural Expectations |
title_short |
O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes |
title_full |
O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes |
title_fullStr |
O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes |
title_full_unstemmed |
O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes |
title_sort |
O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes |
author |
Alegre, Sandra Correia |
author_facet |
Alegre, Sandra Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alegre, Sandra Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Educação Mudanças Ensino Animação Sociocultural Futuro Expectativas School Education/Teaching Changes Sociocultural Expectations |
topic |
Escola Educação Mudanças Ensino Animação Sociocultural Futuro Expectativas School Education/Teaching Changes Sociocultural Expectations |
description |
Vivemos num tempo em que as mudanças em qualquer sector da vida são demasiado rápidas: o "certo" e o "adequado" de agora mais logo parecem já não fazer grande sentido! Vemos a humanidade numa tentativa desenfreada de acompanhar as profundas transformações e algo desorientada. Neste contexto conturbado pela procura incessante de respostas que satisfaçam, em tempo real, os desafios de uma sociedade muito exigente de valores que podem não ser os mais importantes, a Educação assume cada vez mais um papel preponderante não só na preparação escolar e profissional dos jovens, mas também na missão de educar para os valores. É nesta perspectiva de conciliação ou de complementaridade destas duas variáveis dicotómicas que a Animação Sociocultural pode contribuir para a revitalização dos valores essenciais, concorrendo desta forma para o desenvolvimento integral dos jovens, enquanto futuros cidadãos e, sobretudo enquanto pessoas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-10-18T10:38:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/730 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137157029298176 |