O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alegre, Sandra Correia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/730
Resumo: Vivemos num tempo em que as mudanças em qualquer sector da vida são demasiado rápidas: o "certo" e o "adequado" de agora mais logo parecem já não fazer grande sentido! Vemos a humanidade numa tentativa desenfreada de acompanhar as profundas transformações e algo desorientada. Neste contexto conturbado pela procura incessante de respostas que satisfaçam, em tempo real, os desafios de uma sociedade muito exigente de valores que podem não ser os mais importantes, a Educação assume cada vez mais um papel preponderante não só na preparação escolar e profissional dos jovens, mas também na missão de educar para os valores. É nesta perspectiva de conciliação ou de complementaridade destas duas variáveis dicotómicas que a Animação Sociocultural pode contribuir para a revitalização dos valores essenciais, concorrendo desta forma para o desenvolvimento integral dos jovens, enquanto futuros cidadãos e, sobretudo enquanto pessoas.
id RCAP_599be06cc06295ff699212a46c124492
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/730
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientesEscolaEducaçãoMudançasEnsinoAnimação SocioculturalFuturoExpectativasSchoolEducation/TeachingChangesSocioculturalExpectationsVivemos num tempo em que as mudanças em qualquer sector da vida são demasiado rápidas: o "certo" e o "adequado" de agora mais logo parecem já não fazer grande sentido! Vemos a humanidade numa tentativa desenfreada de acompanhar as profundas transformações e algo desorientada. Neste contexto conturbado pela procura incessante de respostas que satisfaçam, em tempo real, os desafios de uma sociedade muito exigente de valores que podem não ser os mais importantes, a Educação assume cada vez mais um papel preponderante não só na preparação escolar e profissional dos jovens, mas também na missão de educar para os valores. É nesta perspectiva de conciliação ou de complementaridade destas duas variáveis dicotómicas que a Animação Sociocultural pode contribuir para a revitalização dos valores essenciais, concorrendo desta forma para o desenvolvimento integral dos jovens, enquanto futuros cidadãos e, sobretudo enquanto pessoas.In howaday's society everthing is regarded as fluid. Every section of our lives is changing faster and faster. So, what now is considered "right" or "adequate" can make no sense in a few days! Humanking seems bewilderer and confused and is trying desperately to follow the great changes in society. In this complex context people are looking for effective answers to satisfy the challenges of an ever demanding society that needs values. That's why Education is assuming a crucial role not only in teenagers' performance at school and their ability to enter the labour market but also in the encouragement of creating their own values. According to the perspective of conciliating this dichotomy the "Sociocultural Animation" can contribute to the revitalization of the essential values and so helping the full development of young people as the citizens of the future and as human beings.2011-10-18T10:38:17Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/730porAlegre, Sandra Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:58:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:52.976999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes
title O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes
spellingShingle O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes
Alegre, Sandra Correia
Escola
Educação
Mudanças
Ensino
Animação Sociocultural
Futuro
Expectativas
School
Education/Teaching
Changes
Sociocultural
Expectations
title_short O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes
title_full O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes
title_fullStr O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes
title_full_unstemmed O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes
title_sort O contributo da animação sociocultural para uma escola de futuro: expectativas dos diferentes intervenientes
author Alegre, Sandra Correia
author_facet Alegre, Sandra Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alegre, Sandra Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Educação
Mudanças
Ensino
Animação Sociocultural
Futuro
Expectativas
School
Education/Teaching
Changes
Sociocultural
Expectations
topic Escola
Educação
Mudanças
Ensino
Animação Sociocultural
Futuro
Expectativas
School
Education/Teaching
Changes
Sociocultural
Expectations
description Vivemos num tempo em que as mudanças em qualquer sector da vida são demasiado rápidas: o "certo" e o "adequado" de agora mais logo parecem já não fazer grande sentido! Vemos a humanidade numa tentativa desenfreada de acompanhar as profundas transformações e algo desorientada. Neste contexto conturbado pela procura incessante de respostas que satisfaçam, em tempo real, os desafios de uma sociedade muito exigente de valores que podem não ser os mais importantes, a Educação assume cada vez mais um papel preponderante não só na preparação escolar e profissional dos jovens, mas também na missão de educar para os valores. É nesta perspectiva de conciliação ou de complementaridade destas duas variáveis dicotómicas que a Animação Sociocultural pode contribuir para a revitalização dos valores essenciais, concorrendo desta forma para o desenvolvimento integral dos jovens, enquanto futuros cidadãos e, sobretudo enquanto pessoas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-10-18T10:38:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/730
url http://hdl.handle.net/10348/730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137157029298176