ERIC - English Resource And Information Centre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho22.htm http://hdl.handle.net/11449/148142 |
Resumo: | ERIC é a denominação popular do English Resource and Information Centre, o centro de auto- acesso e de multimeios para aprendizagem de inglês, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara. Existem nove ERICs no Brasil, sendo cinco no nordeste, um no Espírito Santo e três no Estado de São Paulo, ou seja, nos três câmpus da UNESP em que há Faculdade de Letras - Araraquara, Assis e São José do Rio Preto. Esses três centros foram criados a partir de um acordo de parceria entre o Conselho Britânico e a Reitoria da UNESP, através da AREX- Assessoria de Relações Externas e foram inaugurados respectivamente em 1993, 1996 e 1998. Cada ERIC tem um perfil próprio porque é moldado a partir das necessidades e desejo dos usuários. A descrição que é apresentada a seguir refere-se exclusivamente ao ERIC de Araraquara., que é coordenado pela Profa. Dra. Maria Clara Bonetti Paro. O ERIC -Araraquara permanece aberto de manhã à noite, de segunda à sexta-feira, durante todo o ano letivo, a membros da comunidade acadêmica e da comunidade em geral. Ele não é aberto nas férias porque é operado por uma média de 15 alunos voluntários de Letras, chamados Assistentes do ERIC e que dão atendimento a todos os usuários.. Instalado na sala 140 do bloco de sala de aulas da FCL, o ERIC ocupa uma área de 60 m2, onde estão catalogados livros , revistas , dicionários, vídeos, fitas cassete e alguns softwares didáticos e informativos. Tem um multimedia, três toca-fitas, uma televisão com vídeo com quatro fones de ouvido, mesas , cadeiras, estantes e uma mesa de recepção. Em uma atmosfera de descontração, uma media diária de 15 usuários são atendidos e orientados pelos assistentes ou pela coordenadora, sempre que agendado. O ERIC não é nem uma escola e nem uma sala de aula mas um centro que tem cinco funções básicas e distintas. Em primeiro lugar ele dá atendimento a todos que desejam ajuda ou esclarecimentos sobre questões relativas a aspectos da língua inglesa , o que pode ser resolvido com o material disponibilizado no ERIC ou através de uma consulta aos assistentes , ou coordenador e professores de inglês do Departamento de Letras Modernas. Muitos professores de inglês da rede pública e particular de ensino da cidade vão também ao ERIC em busca de conhecer, consultar ou elaborar novos materiais didáticos para suas aulas. Em segundo lugar, é uma fonte de informação sobre universidades e escolas britânicas de inglês e sobre exames internacionais de proficiência em língua inglesa, tais como os exames de Cambridge e os exames internacionais exigidos pelas agências de fomento para a concessão de bolsas de estudos no exterior - IELTS, TOEFL, GRE, GMAT . Em terceiro lugar, dependendo das solicitações dos usuários, o ERIC organiza cursos para atender a demandas específicas. Já foram oferecidos cursos preparatórios para o TOEFL e o IELTS e 16 Encontros com os Professores de Inglês da Rede Pública, com o apoio da Delegacia de Ensino da Região de Araraquara, que oferece a dispensa de pontos para aqueles que teriam aula no horário. Todo ano, com o patrocínio do Conselho Britânico, que financia a vinda da Inglaterra de um especialista britânico em ensino de inglês como língua estrangeira, são organizados mini-cursos sobre os mais variados assuntos de interesse da comunidade de ensino de inglês de Araraquara , sempre com um público numeroso e entisiasmado. Em quarto lugar, o ERIC funciona como um laboratório de análise e de aplicação para pesquisas ligadas ao processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa. Vários assistentes recebem bolsas de pesquisa de iniciação científica do PIBIC-CNPq e da FUNDUNESP, através da Pró-Reitoria de Graduação/ Núcleo de Ensino , da PROEX- Pró-Reitoria de Extensão e do PAE - Programa de Apoio ao Estudante. Essas bolsistas trabalham , em sua grande maioria, junto aos professores da rede pública de ensino , criando uma relação mutuamente enriquecedora para todos os envolvidos e construindo a tão desejável interação entre os três níveis de ensino, ou seja , o fundamental, o médio e o universitário. É interessante observar que o ERIC está integrado na comunidade de ensino de inglês da cidade, quer no setor público como no particular. Várias escolas de Inglês de Araraquara e São Carlos oferecem bolsa de estudo para os assistentes, muitos dos quais passam a ser professores nessas escolas depois de formados. O CNPq também reconhece o ERIC como um Grupo de Pesquisa e o inclui no diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil Em quinto lugar, o ERIC é um centro de auto-instrução que procura estimular o usuário a tornar- se um aprendiz que assume maior responsabilidade e autonomia na construção de seu conhecimento de inglês. Os avanços tecnológicos e mudanças pedagógicas significativas que privilegiam o ensino centrado na aprendizagem e no aluno possibilitam e estão a exigir um aluno mais ativo e autônomo. Para isso são organizados Cursos de Desenvolvimento do Usuário , onde se busca leva-lo a uma conscientização sobre aspectos cognitivos importantes e sobre ele próprio enquanto "aprendente" de inglês, neologismo que preferimos ao dicionarizado termo aprendiz porque reforça o aspecto dinâmico e processual da aprendizagem. O usuário também é informado a respeito do material didático e dos recursos tecnológicos existentes no ERIC e, finalmente, ele é convidado a assinar gratuitamente um Contrato de Estudos, onde recebe acompanhamento e orientação necessária para desenvolver sua própria aquisição da língua inglesa. Como se pode notar nesta rápida exposição, o ERIC é um centro ativo e integrado às comunidades que serve. Além de contribuir efetivamente para o aprimoramento do conhecimento de inglês de membros do corpo discente e docente das Faculdades do Campus de Araraquara (vários professores que fizeram os cursos preparatórios do TOEFL e do IELTS já estão pesquisando no exterior) , o ERIC é fonte de conhecimento e meio de desenvolvimento para membros da comunidade em geral, principalmente para os que estão no magistério particular e no Ensino Público. Quando se sabe que existem mais de 20.000 alunos nas escolas públicas oficiais do ensino fundamental e médio ligados à Delegacia de Ensino da Região de Araraquara, não é difícil entender a ênfase que é colocada no atendimento dos professores das escolas públicas . que logo terão seu XVII Encontro no ERIC. |
id |
UNSP_ee53bfba9ddfbcc642a05f2ad2262cb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148142 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
ERIC - English Resource And Information CentreERIC é a denominação popular do English Resource and Information Centre, o centro de auto- acesso e de multimeios para aprendizagem de inglês, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara. Existem nove ERICs no Brasil, sendo cinco no nordeste, um no Espírito Santo e três no Estado de São Paulo, ou seja, nos três câmpus da UNESP em que há Faculdade de Letras - Araraquara, Assis e São José do Rio Preto. Esses três centros foram criados a partir de um acordo de parceria entre o Conselho Britânico e a Reitoria da UNESP, através da AREX- Assessoria de Relações Externas e foram inaugurados respectivamente em 1993, 1996 e 1998. Cada ERIC tem um perfil próprio porque é moldado a partir das necessidades e desejo dos usuários. A descrição que é apresentada a seguir refere-se exclusivamente ao ERIC de Araraquara., que é coordenado pela Profa. Dra. Maria Clara Bonetti Paro. O ERIC -Araraquara permanece aberto de manhã à noite, de segunda à sexta-feira, durante todo o ano letivo, a membros da comunidade acadêmica e da comunidade em geral. Ele não é aberto nas férias porque é operado por uma média de 15 alunos voluntários de Letras, chamados Assistentes do ERIC e que dão atendimento a todos os usuários.. Instalado na sala 140 do bloco de sala de aulas da FCL, o ERIC ocupa uma área de 60 m2, onde estão catalogados livros , revistas , dicionários, vídeos, fitas cassete e alguns softwares didáticos e informativos. Tem um multimedia, três toca-fitas, uma televisão com vídeo com quatro fones de ouvido, mesas , cadeiras, estantes e uma mesa de recepção. Em uma atmosfera de descontração, uma media diária de 15 usuários são atendidos e orientados pelos assistentes ou pela coordenadora, sempre que agendado. O ERIC não é nem uma escola e nem uma sala de aula mas um centro que tem cinco funções básicas e distintas. Em primeiro lugar ele dá atendimento a todos que desejam ajuda ou esclarecimentos sobre questões relativas a aspectos da língua inglesa , o que pode ser resolvido com o material disponibilizado no ERIC ou através de uma consulta aos assistentes , ou coordenador e professores de inglês do Departamento de Letras Modernas. Muitos professores de inglês da rede pública e particular de ensino da cidade vão também ao ERIC em busca de conhecer, consultar ou elaborar novos materiais didáticos para suas aulas. Em segundo lugar, é uma fonte de informação sobre universidades e escolas britânicas de inglês e sobre exames internacionais de proficiência em língua inglesa, tais como os exames de Cambridge e os exames internacionais exigidos pelas agências de fomento para a concessão de bolsas de estudos no exterior - IELTS, TOEFL, GRE, GMAT . Em terceiro lugar, dependendo das solicitações dos usuários, o ERIC organiza cursos para atender a demandas específicas. Já foram oferecidos cursos preparatórios para o TOEFL e o IELTS e 16 Encontros com os Professores de Inglês da Rede Pública, com o apoio da Delegacia de Ensino da Região de Araraquara, que oferece a dispensa de pontos para aqueles que teriam aula no horário. Todo ano, com o patrocínio do Conselho Britânico, que financia a vinda da Inglaterra de um especialista britânico em ensino de inglês como língua estrangeira, são organizados mini-cursos sobre os mais variados assuntos de interesse da comunidade de ensino de inglês de Araraquara , sempre com um público numeroso e entisiasmado. Em quarto lugar, o ERIC funciona como um laboratório de análise e de aplicação para pesquisas ligadas ao processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa. Vários assistentes recebem bolsas de pesquisa de iniciação científica do PIBIC-CNPq e da FUNDUNESP, através da Pró-Reitoria de Graduação/ Núcleo de Ensino , da PROEX- Pró-Reitoria de Extensão e do PAE - Programa de Apoio ao Estudante. Essas bolsistas trabalham , em sua grande maioria, junto aos professores da rede pública de ensino , criando uma relação mutuamente enriquecedora para todos os envolvidos e construindo a tão desejável interação entre os três níveis de ensino, ou seja , o fundamental, o médio e o universitário. É interessante observar que o ERIC está integrado na comunidade de ensino de inglês da cidade, quer no setor público como no particular. Várias escolas de Inglês de Araraquara e São Carlos oferecem bolsa de estudo para os assistentes, muitos dos quais passam a ser professores nessas escolas depois de formados. O CNPq também reconhece o ERIC como um Grupo de Pesquisa e o inclui no diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil Em quinto lugar, o ERIC é um centro de auto-instrução que procura estimular o usuário a tornar- se um aprendiz que assume maior responsabilidade e autonomia na construção de seu conhecimento de inglês. Os avanços tecnológicos e mudanças pedagógicas significativas que privilegiam o ensino centrado na aprendizagem e no aluno possibilitam e estão a exigir um aluno mais ativo e autônomo. Para isso são organizados Cursos de Desenvolvimento do Usuário , onde se busca leva-lo a uma conscientização sobre aspectos cognitivos importantes e sobre ele próprio enquanto "aprendente" de inglês, neologismo que preferimos ao dicionarizado termo aprendiz porque reforça o aspecto dinâmico e processual da aprendizagem. O usuário também é informado a respeito do material didático e dos recursos tecnológicos existentes no ERIC e, finalmente, ele é convidado a assinar gratuitamente um Contrato de Estudos, onde recebe acompanhamento e orientação necessária para desenvolver sua própria aquisição da língua inglesa. Como se pode notar nesta rápida exposição, o ERIC é um centro ativo e integrado às comunidades que serve. Além de contribuir efetivamente para o aprimoramento do conhecimento de inglês de membros do corpo discente e docente das Faculdades do Campus de Araraquara (vários professores que fizeram os cursos preparatórios do TOEFL e do IELTS já estão pesquisando no exterior) , o ERIC é fonte de conhecimento e meio de desenvolvimento para membros da comunidade em geral, principalmente para os que estão no magistério particular e no Ensino Público. Quando se sabe que existem mais de 20.000 alunos nas escolas públicas oficiais do ensino fundamental e médio ligados à Delegacia de Ensino da Região de Araraquara, não é difícil entender a ênfase que é colocada no atendimento dos professores das escolas públicas . que logo terão seu XVII Encontro no ERIC.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Letras Modernas, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Letras Modernas, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paro, Maria Clara Bonetti [UNESP]2017-01-18T15:46:01Z2017-01-18T15:46:01Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho22.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1481420540786666284109PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T20:06:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148142Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:11:34.517454Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ERIC - English Resource And Information Centre |
title |
ERIC - English Resource And Information Centre |
spellingShingle |
ERIC - English Resource And Information Centre Paro, Maria Clara Bonetti [UNESP] |
title_short |
ERIC - English Resource And Information Centre |
title_full |
ERIC - English Resource And Information Centre |
title_fullStr |
ERIC - English Resource And Information Centre |
title_full_unstemmed |
ERIC - English Resource And Information Centre |
title_sort |
ERIC - English Resource And Information Centre |
author |
Paro, Maria Clara Bonetti [UNESP] |
author_facet |
Paro, Maria Clara Bonetti [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paro, Maria Clara Bonetti [UNESP] |
description |
ERIC é a denominação popular do English Resource and Information Centre, o centro de auto- acesso e de multimeios para aprendizagem de inglês, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara. Existem nove ERICs no Brasil, sendo cinco no nordeste, um no Espírito Santo e três no Estado de São Paulo, ou seja, nos três câmpus da UNESP em que há Faculdade de Letras - Araraquara, Assis e São José do Rio Preto. Esses três centros foram criados a partir de um acordo de parceria entre o Conselho Britânico e a Reitoria da UNESP, através da AREX- Assessoria de Relações Externas e foram inaugurados respectivamente em 1993, 1996 e 1998. Cada ERIC tem um perfil próprio porque é moldado a partir das necessidades e desejo dos usuários. A descrição que é apresentada a seguir refere-se exclusivamente ao ERIC de Araraquara., que é coordenado pela Profa. Dra. Maria Clara Bonetti Paro. O ERIC -Araraquara permanece aberto de manhã à noite, de segunda à sexta-feira, durante todo o ano letivo, a membros da comunidade acadêmica e da comunidade em geral. Ele não é aberto nas férias porque é operado por uma média de 15 alunos voluntários de Letras, chamados Assistentes do ERIC e que dão atendimento a todos os usuários.. Instalado na sala 140 do bloco de sala de aulas da FCL, o ERIC ocupa uma área de 60 m2, onde estão catalogados livros , revistas , dicionários, vídeos, fitas cassete e alguns softwares didáticos e informativos. Tem um multimedia, três toca-fitas, uma televisão com vídeo com quatro fones de ouvido, mesas , cadeiras, estantes e uma mesa de recepção. Em uma atmosfera de descontração, uma media diária de 15 usuários são atendidos e orientados pelos assistentes ou pela coordenadora, sempre que agendado. O ERIC não é nem uma escola e nem uma sala de aula mas um centro que tem cinco funções básicas e distintas. Em primeiro lugar ele dá atendimento a todos que desejam ajuda ou esclarecimentos sobre questões relativas a aspectos da língua inglesa , o que pode ser resolvido com o material disponibilizado no ERIC ou através de uma consulta aos assistentes , ou coordenador e professores de inglês do Departamento de Letras Modernas. Muitos professores de inglês da rede pública e particular de ensino da cidade vão também ao ERIC em busca de conhecer, consultar ou elaborar novos materiais didáticos para suas aulas. Em segundo lugar, é uma fonte de informação sobre universidades e escolas britânicas de inglês e sobre exames internacionais de proficiência em língua inglesa, tais como os exames de Cambridge e os exames internacionais exigidos pelas agências de fomento para a concessão de bolsas de estudos no exterior - IELTS, TOEFL, GRE, GMAT . Em terceiro lugar, dependendo das solicitações dos usuários, o ERIC organiza cursos para atender a demandas específicas. Já foram oferecidos cursos preparatórios para o TOEFL e o IELTS e 16 Encontros com os Professores de Inglês da Rede Pública, com o apoio da Delegacia de Ensino da Região de Araraquara, que oferece a dispensa de pontos para aqueles que teriam aula no horário. Todo ano, com o patrocínio do Conselho Britânico, que financia a vinda da Inglaterra de um especialista britânico em ensino de inglês como língua estrangeira, são organizados mini-cursos sobre os mais variados assuntos de interesse da comunidade de ensino de inglês de Araraquara , sempre com um público numeroso e entisiasmado. Em quarto lugar, o ERIC funciona como um laboratório de análise e de aplicação para pesquisas ligadas ao processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa. Vários assistentes recebem bolsas de pesquisa de iniciação científica do PIBIC-CNPq e da FUNDUNESP, através da Pró-Reitoria de Graduação/ Núcleo de Ensino , da PROEX- Pró-Reitoria de Extensão e do PAE - Programa de Apoio ao Estudante. Essas bolsistas trabalham , em sua grande maioria, junto aos professores da rede pública de ensino , criando uma relação mutuamente enriquecedora para todos os envolvidos e construindo a tão desejável interação entre os três níveis de ensino, ou seja , o fundamental, o médio e o universitário. É interessante observar que o ERIC está integrado na comunidade de ensino de inglês da cidade, quer no setor público como no particular. Várias escolas de Inglês de Araraquara e São Carlos oferecem bolsa de estudo para os assistentes, muitos dos quais passam a ser professores nessas escolas depois de formados. O CNPq também reconhece o ERIC como um Grupo de Pesquisa e o inclui no diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil Em quinto lugar, o ERIC é um centro de auto-instrução que procura estimular o usuário a tornar- se um aprendiz que assume maior responsabilidade e autonomia na construção de seu conhecimento de inglês. Os avanços tecnológicos e mudanças pedagógicas significativas que privilegiam o ensino centrado na aprendizagem e no aluno possibilitam e estão a exigir um aluno mais ativo e autônomo. Para isso são organizados Cursos de Desenvolvimento do Usuário , onde se busca leva-lo a uma conscientização sobre aspectos cognitivos importantes e sobre ele próprio enquanto "aprendente" de inglês, neologismo que preferimos ao dicionarizado termo aprendiz porque reforça o aspecto dinâmico e processual da aprendizagem. O usuário também é informado a respeito do material didático e dos recursos tecnológicos existentes no ERIC e, finalmente, ele é convidado a assinar gratuitamente um Contrato de Estudos, onde recebe acompanhamento e orientação necessária para desenvolver sua própria aquisição da língua inglesa. Como se pode notar nesta rápida exposição, o ERIC é um centro ativo e integrado às comunidades que serve. Além de contribuir efetivamente para o aprimoramento do conhecimento de inglês de membros do corpo discente e docente das Faculdades do Campus de Araraquara (vários professores que fizeram os cursos preparatórios do TOEFL e do IELTS já estão pesquisando no exterior) , o ERIC é fonte de conhecimento e meio de desenvolvimento para membros da comunidade em geral, principalmente para os que estão no magistério particular e no Ensino Público. Quando se sabe que existem mais de 20.000 alunos nas escolas públicas oficiais do ensino fundamental e médio ligados à Delegacia de Ensino da Região de Araraquara, não é difícil entender a ênfase que é colocada no atendimento dos professores das escolas públicas . que logo terão seu XVII Encontro no ERIC. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2017-01-18T15:46:01Z 2017-01-18T15:46:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho22.htm http://hdl.handle.net/11449/148142 0540786666284109 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho22.htm http://hdl.handle.net/11449/148142 |
identifier_str_mv |
0540786666284109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129402180993024 |