As potencialidades do texto literário no ensino-aprendizagem de Português Língua de Acolhimento (PLAc)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252339 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, cujo objetivo é analisar as potencialidades do trabalho com o texto literário no ensino-aprendizagem de Português como Língua de Acolhimento, que visa o ensino emergencial da língua a pessoas em situação de deslocamento forçado. Parte-se do pressuposto de que a literatura é importante veículo de língua e cultura de seu meio de produção (Abreu, 2006; Lajolo, 2018), sendo, portanto, muito potencial para aulas de língua estrangeira (Fornari, 2006; Takahashi, 2008; Gonçalves, 2019; Brasil, 2020). Entretanto, sua interface com a língua de acolhimento ainda é nova e poucos são os trabalhos que abordam e discutem esta possibilidade. Assim, utiliza-se de teorias da área de Português Língua Estrangeira bem como do ensino-aprendizagem de outras línguas estrangeiras para traçar as possibilidades de trabalho com a literatura neste contexto específico (Viana, 2020; Morim, 2013). A coleta de dados foi realizada em minicurso aplicado pela pesquisadora no projeto de extensão Português Língua Entre Migrações (PoLEM) da Unesp de Araraquara, por meio de questionários passados regularmente aos aprendizes do minicurso. Analisa-se, nos discursos dos estudantes, quais foram as potencialidades de aplicação do texto literário neste contexto específico e se tal aplicação facilita não só a aprendizagem da língua estrangeira como também o acolhimento no novo país. Para atingir essas respostas, é feito um percurso de análise do discurso dos estudantes, procurando compreender seus vínculos pessoais com a leitura literária e suas crenças sobre a relação entre literatura e aprendizagem de uma língua estrangeira. Notamos que, previamente ao minicurso, a maioria dos estudantes demonstra um forte hábito de leitura e os conhecimentos sobre a literatura brasileira são vastos. Além disso, percebemos que os aprendizes já chegam ao minicurso com a crença de que a literatura e a aprendizagem possuem fortes relações, principalmente em decorrência da indissociabilidade entre literatura e cultura. Os resultados encontrados durante a pesquisa apontam que a literatura facilita, na perspectiva dos estudantes, a aprendizagem tanto da língua quanto da cultura do Brasil, demonstrando que o texto literário pode ser um importante elemento na aprendizagem da língua de acolhimento, desde que abordado em todas as suas potencialidades, não apenas como um instrumento para a gramática. |
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As potencialidades do texto literário no ensino-aprendizagem de Português Língua de Acolhimento (PLAc)Las potencialidades del texto literario en la enseñanza y aprendizaje de Portugués Lengua de Acogida (PLAc)Português Língua de AcolhimentoLiteraturaTexto LiterárioEnsino-Aprendizagem de LínguasPortugués Lengua de AcogidaEnseñanza-Aprendizaje de LenguasO presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, cujo objetivo é analisar as potencialidades do trabalho com o texto literário no ensino-aprendizagem de Português como Língua de Acolhimento, que visa o ensino emergencial da língua a pessoas em situação de deslocamento forçado. Parte-se do pressuposto de que a literatura é importante veículo de língua e cultura de seu meio de produção (Abreu, 2006; Lajolo, 2018), sendo, portanto, muito potencial para aulas de língua estrangeira (Fornari, 2006; Takahashi, 2008; Gonçalves, 2019; Brasil, 2020). Entretanto, sua interface com a língua de acolhimento ainda é nova e poucos são os trabalhos que abordam e discutem esta possibilidade. Assim, utiliza-se de teorias da área de Português Língua Estrangeira bem como do ensino-aprendizagem de outras línguas estrangeiras para traçar as possibilidades de trabalho com a literatura neste contexto específico (Viana, 2020; Morim, 2013). A coleta de dados foi realizada em minicurso aplicado pela pesquisadora no projeto de extensão Português Língua Entre Migrações (PoLEM) da Unesp de Araraquara, por meio de questionários passados regularmente aos aprendizes do minicurso. Analisa-se, nos discursos dos estudantes, quais foram as potencialidades de aplicação do texto literário neste contexto específico e se tal aplicação facilita não só a aprendizagem da língua estrangeira como também o acolhimento no novo país. Para atingir essas respostas, é feito um percurso de análise do discurso dos estudantes, procurando compreender seus vínculos pessoais com a leitura literária e suas crenças sobre a relação entre literatura e aprendizagem de uma língua estrangeira. Notamos que, previamente ao minicurso, a maioria dos estudantes demonstra um forte hábito de leitura e os conhecimentos sobre a literatura brasileira são vastos. Além disso, percebemos que os aprendizes já chegam ao minicurso com a crença de que a literatura e a aprendizagem possuem fortes relações, principalmente em decorrência da indissociabilidade entre literatura e cultura. Os resultados encontrados durante a pesquisa apontam que a literatura facilita, na perspectiva dos estudantes, a aprendizagem tanto da língua quanto da cultura do Brasil, demonstrando que o texto literário pode ser um importante elemento na aprendizagem da língua de acolhimento, desde que abordado em todas as suas potencialidades, não apenas como um instrumento para a gramática.El presente trabajo se trata de una investigación cualitativa, de cuño etnográfico, cuyo objetivo es analizar las potencialidades del trabajo con el texto literario en la enseñanza y aprendizaje del portugués como Lengua de Acogida, que se trata de la enseñanza de emergencia de la lengua a las personas en situación de desplazamiento forzado. Se parte del supuesto de que la literatura es importante vehículo de lengua y cultura de su medio de producción (Abreu, 2006; Lajolo, 2018), siendo, por lo tanto, muy potencial para clases de lengua extranjera (Fornari, 2006; Takahashi, 2008; Gonçalves, 2019; Brasil 2020). Sin embargo, su interfaz con la lengua de acogida sigue siendo nueva y pocos son los trabajos que abordan y discuten esta posibilidad. Así, se utilizan teorías del área de Portugués Lengua Extranjera, así como de la enseñanza-aprendizaje de otras lenguas extranjeras para trazar las posibilidades de trabajo con la literatura en este contexto específico (Viana, 2020; Morim, 2013). La recolección de datos fue realizada en minicurso aplicado por la investigadora en el proyecto de extensión Português Língua Entre Migrações (PoLEM) de la Unesp de Araraquara, por medio de cuestionarios pasados regularmente a los aprendices del minicurso. Se analiza, en los discursos de los estudiantes, cuáles fueron las potencialidades de aplicación del texto literario en este contexto específico y si tal aplicación facilita no solo el aprendizaje de la lengua extranjera sino también la acogida en el nuevo país. Para lograr estas respuestas, se realiza un recorrido de análisis del discurso de los estudiantes, buscando comprender sus vínculos personales con la lectura literaria y sus creencias sobre la relación entre literatura y aprendizaje de una lengua extranjera. Notamos que, previamente al minicurso, la mayoría de los estudiantes demuestra un fuerte hábito de lectura y los conocimientos sobre la literatura brasileña son vastos. Además, percibimos que los aprendices ya llegan al minicurso con la creencia de que la literatura y el aprendizaje poseen fuertes relaciones, principalmente en virtud de la insociabilidad entre literatura y cultura. Los resultados encontrados durante la investigación apuntan que la literatura facilita, desde la perspectiva de los estudiantes, el aprendizaje tanto de la lengua como de la cultura de Brasil, demostrando que el texto literario puede ser un importante elemento en el aprendizaje de la lengua de acogida, desde que, abordado en todas sus potencialidades, no solo como un instrumento para la gramática.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Nildicéia Aparecida [UNESP]Matos, Tainara Lucia Corrêa de2024-01-03T17:30:14Z2024-01-03T17:30:14Z2023-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:17:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252339Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-04T06:17:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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