O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christofoletti, Danielle Ferreira Auriemo [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96045
Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve seu objetivo centrado na reflexão acerca dos aspectos psicológicos e didáticos referentes à prática do jogo de xadrez nos contextos escolar, competitivo e no lazer, focalizando a atuação de profissionais envolvidos, sob a perspectiva da motricidade humana. O estudo foi realizado em duas etapas, constando de uma revisão bibliográfica acerca da temática em foco seguido pela pesquisa exploratória, desenvolvida por meio de entrevista estrutura, contendo 15 perguntas abertas. A amostra intencional foi composta por 13 sujeitos, brasileiros, professores de xadrez, de ambos os sexos, faixa etária entre 22 e 62 anos, com níveis socioeconômicos variados e escolaridade superior, com experiência no ensino do xadrez acima de 4 anos, sendo todos professores em escolas e/ou clubes e técnicos com reconhecimento nacional na modalidade, participantes dos Jogos Regionais, ocorridos no ano de 2006. Os dados, analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático, indicam que é possível notar que o jogo de xadrez constitui-se em um universo bastante amplo e, conforme o local de atuação, há variações na nomenclatura utilizada para designar este profissional como técnico ou como professor. O perfil referente à formação dos atuantes interferem sobre a forma com que lidam com xadrez tomado como jogo ou esporte, visto que, entre eles, poucos possuem em sua formação a Graduação em Educação física. Com base nos resultados da pesquisa, torna-se relevante a realização de novos estudos, capazes de aprofundar os conhecimentos acerca do ensino desta modalidade, tendo em vista vi as diferentes possibilidades de atuação profissional com o xadrez, bem como, a conscientização sobre as necessidades de adaptações para cada contexto, aprimorando a metodologia utilizada por eles na passagem do conhecimento.
id UNSP_f1cd7351da20db4065addb56e027fe8e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96045
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticosXadrezJogosCompetição (Esporte)LazerGameChessTeaching-learning methodLeisureCompetitionA presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve seu objetivo centrado na reflexão acerca dos aspectos psicológicos e didáticos referentes à prática do jogo de xadrez nos contextos escolar, competitivo e no lazer, focalizando a atuação de profissionais envolvidos, sob a perspectiva da motricidade humana. O estudo foi realizado em duas etapas, constando de uma revisão bibliográfica acerca da temática em foco seguido pela pesquisa exploratória, desenvolvida por meio de entrevista estrutura, contendo 15 perguntas abertas. A amostra intencional foi composta por 13 sujeitos, brasileiros, professores de xadrez, de ambos os sexos, faixa etária entre 22 e 62 anos, com níveis socioeconômicos variados e escolaridade superior, com experiência no ensino do xadrez acima de 4 anos, sendo todos professores em escolas e/ou clubes e técnicos com reconhecimento nacional na modalidade, participantes dos Jogos Regionais, ocorridos no ano de 2006. Os dados, analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático, indicam que é possível notar que o jogo de xadrez constitui-se em um universo bastante amplo e, conforme o local de atuação, há variações na nomenclatura utilizada para designar este profissional como técnico ou como professor. O perfil referente à formação dos atuantes interferem sobre a forma com que lidam com xadrez tomado como jogo ou esporte, visto que, entre eles, poucos possuem em sua formação a Graduação em Educação física. Com base nos resultados da pesquisa, torna-se relevante a realização de novos estudos, capazes de aprofundar os conhecimentos acerca do ensino desta modalidade, tendo em vista vi as diferentes possibilidades de atuação profissional com o xadrez, bem como, a conscientização sobre as necessidades de adaptações para cada contexto, aprimorando a metodologia utilizada por eles na passagem do conhecimento.This research, of qualitative nature, has as objective to determine the psychological and didactic aspects referring to the practice of chess game in school, competitive and leisure contexts, focusing the performance of the professionals involved, under the perspective of human movement area. The research was based on literature review and on explanatory research, developed through an interview with 15 open questions. This instrument was applied to a sample compound by 13 Brazilian chess teachers, of both sex, between 22 and 62 years old, from different social economical and instruction levels, with experience in chess teaching in schools, and/or clubs up to 4 years, and coaches of national recognition, who have participated in the Regional Games, which happened in 2006. Data were descriptively analyzed through Thematic Content Analysis Technique, showing that chess game consists in a very ample universe, and according to the performance place there are some variations in the used nomenclature to assign this professional as coach or as a teacher. The profile referring to participants professional formation intervenes in the way they deal with chess, as a game or sport, since among them few are Physical Education Graduated. Based on the results of this research, it is relevant the accomplishment of new studies, deepening the knowledge concerning to teaching-learning of this modality, focusing the different possibilities of professional performance with chess, as well as, the awareness on the necessities of adaptations for each context, improving the methodology used when teaching.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schwartz, Gisele Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Christofoletti, Danielle Ferreira Auriemo [UNESP]2014-06-11T19:27:59Z2014-06-11T19:27:59Z2007-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvii, 150 f. : il., gráfs., tabs.application/pdfCHRISTOFOLETTI, Danielle Ferreira Auriemo. O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticos. 2007. vii, 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.http://hdl.handle.net/11449/96045000500079christofoletti_dfa_me_rcla.pdf33004137062P09893065420927189Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-09T06:28:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96045Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:32:56.096518Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticos
title O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticos
spellingShingle O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticos
Christofoletti, Danielle Ferreira Auriemo [UNESP]
Xadrez
Jogos
Competição (Esporte)
Lazer
Game
Chess
Teaching-learning method
Leisure
Competition
title_short O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticos
title_full O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticos
title_fullStr O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticos
title_full_unstemmed O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticos
title_sort O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticos
author Christofoletti, Danielle Ferreira Auriemo [UNESP]
author_facet Christofoletti, Danielle Ferreira Auriemo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schwartz, Gisele Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Christofoletti, Danielle Ferreira Auriemo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Xadrez
Jogos
Competição (Esporte)
Lazer
Game
Chess
Teaching-learning method
Leisure
Competition
topic Xadrez
Jogos
Competição (Esporte)
Lazer
Game
Chess
Teaching-learning method
Leisure
Competition
description A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve seu objetivo centrado na reflexão acerca dos aspectos psicológicos e didáticos referentes à prática do jogo de xadrez nos contextos escolar, competitivo e no lazer, focalizando a atuação de profissionais envolvidos, sob a perspectiva da motricidade humana. O estudo foi realizado em duas etapas, constando de uma revisão bibliográfica acerca da temática em foco seguido pela pesquisa exploratória, desenvolvida por meio de entrevista estrutura, contendo 15 perguntas abertas. A amostra intencional foi composta por 13 sujeitos, brasileiros, professores de xadrez, de ambos os sexos, faixa etária entre 22 e 62 anos, com níveis socioeconômicos variados e escolaridade superior, com experiência no ensino do xadrez acima de 4 anos, sendo todos professores em escolas e/ou clubes e técnicos com reconhecimento nacional na modalidade, participantes dos Jogos Regionais, ocorridos no ano de 2006. Os dados, analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático, indicam que é possível notar que o jogo de xadrez constitui-se em um universo bastante amplo e, conforme o local de atuação, há variações na nomenclatura utilizada para designar este profissional como técnico ou como professor. O perfil referente à formação dos atuantes interferem sobre a forma com que lidam com xadrez tomado como jogo ou esporte, visto que, entre eles, poucos possuem em sua formação a Graduação em Educação física. Com base nos resultados da pesquisa, torna-se relevante a realização de novos estudos, capazes de aprofundar os conhecimentos acerca do ensino desta modalidade, tendo em vista vi as diferentes possibilidades de atuação profissional com o xadrez, bem como, a conscientização sobre as necessidades de adaptações para cada contexto, aprimorando a metodologia utilizada por eles na passagem do conhecimento.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-18
2014-06-11T19:27:59Z
2014-06-11T19:27:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHRISTOFOLETTI, Danielle Ferreira Auriemo. O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticos. 2007. vii, 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/96045
000500079
christofoletti_dfa_me_rcla.pdf
33004137062P0
9893065420927189
identifier_str_mv CHRISTOFOLETTI, Danielle Ferreira Auriemo. O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticos. 2007. vii, 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
000500079
christofoletti_dfa_me_rcla.pdf
33004137062P0
9893065420927189
url http://hdl.handle.net/11449/96045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vii, 150 f. : il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129436098232320