As questões de gênero nas aulas de educação física escolar: uma questão (a ser) abordada?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Jaqueline Cristina Freire
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194098
Resumo: A reprodução acrítica de atitudes, conceitos e preconceitos relacionados às questões de gênero, dentro do ambiente escolar, nas aulas de Educação Física, traduzidas em injustiças e desigualdades, tornam-se campo fértil para questionamentos e inquietações, quando ocorre a banalização de um tema associado a própria construção das identidades humanas (ser homem e ser mulher) e ao desenvolvimento humano, de forma geral. Sendo assim, esta pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, buscou compreender a seguinte situação problema: como os professores de Educação Física da rede municipal de Mogi Guaçu (SP) abordam as questões de gênero em suas aulas, se estão ou não e, como consideram a influência de políticas públicas educacionais vigentes. Assim, o objetivo geral foi o de analisar e compreender a abordagem relacionada às questões de gênero nas aulas de Educação Física dos professores da rede municipal de Mogi Guaçu (SP). Em campo, para a coleta de dados empíricos, utilizou-se de entrevista semiestruturada, além das pesquisas bibliográfica e documental. Quanto a análise dos dados, debruçou-se os estudos e reflexões na perspectiva do método dialético. Os resultados relevantes comprovaram a hipótese de que há um grande desconhecimento relacionado ao universo das questões de gênero advindo da maioria dos professores entrevistados, podendo ser este fortemente associado a formação inicial e continuada – dentre outros fatores e que estruturas sociais trabalham diariamente para que haja manutenção de um ideário que refute discussões aprofundadas sobre questões que desestabilizem o status quo. Concluiu-se assim que existem políticas públicas educacionais insuficientes relacionadas a abordagem das questões de gênero e que relações de poder aliadas aos interesses de classe, historicamente, corroboram para que haja a permanência do desconhecimento atrelado ao senso comum quando se propõe a inserção da temática no ambiente escolar.
id UNSP_f29dc9f5498d74f1740ad261156320e0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/194098
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As questões de gênero nas aulas de educação física escolar: uma questão (a ser) abordada?Gender issues in school physical education classes: an issue (to be) addressed?EducaçãoEnsinoEducação físicaQuestões de gêneroPolíticas públicasPublic policiesEducationTeachingPhysical educationGender issuesA reprodução acrítica de atitudes, conceitos e preconceitos relacionados às questões de gênero, dentro do ambiente escolar, nas aulas de Educação Física, traduzidas em injustiças e desigualdades, tornam-se campo fértil para questionamentos e inquietações, quando ocorre a banalização de um tema associado a própria construção das identidades humanas (ser homem e ser mulher) e ao desenvolvimento humano, de forma geral. Sendo assim, esta pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, buscou compreender a seguinte situação problema: como os professores de Educação Física da rede municipal de Mogi Guaçu (SP) abordam as questões de gênero em suas aulas, se estão ou não e, como consideram a influência de políticas públicas educacionais vigentes. Assim, o objetivo geral foi o de analisar e compreender a abordagem relacionada às questões de gênero nas aulas de Educação Física dos professores da rede municipal de Mogi Guaçu (SP). Em campo, para a coleta de dados empíricos, utilizou-se de entrevista semiestruturada, além das pesquisas bibliográfica e documental. Quanto a análise dos dados, debruçou-se os estudos e reflexões na perspectiva do método dialético. Os resultados relevantes comprovaram a hipótese de que há um grande desconhecimento relacionado ao universo das questões de gênero advindo da maioria dos professores entrevistados, podendo ser este fortemente associado a formação inicial e continuada – dentre outros fatores e que estruturas sociais trabalham diariamente para que haja manutenção de um ideário que refute discussões aprofundadas sobre questões que desestabilizem o status quo. Concluiu-se assim que existem políticas públicas educacionais insuficientes relacionadas a abordagem das questões de gênero e que relações de poder aliadas aos interesses de classe, historicamente, corroboram para que haja a permanência do desconhecimento atrelado ao senso comum quando se propõe a inserção da temática no ambiente escolar.The non-critical reproduction of attitudes, concepts and prejudices related to gender issues, in Physical Education classes in the school environment, translated into injustices and inequalities, becomes a fertile ground for questions and concerns, when there is a trivialization of the theme associated with the real construction of human identity (being male and female) and human development in general. Therefore, this qualitative and exploratory research, sought to understand the following problem situation: how are Physical Education teachers from municipal schools in Mogi Guaçu (SP) approach gender issues in their classes, whether they are or not and, as they consider the influence of current public policies. Thus, the main purpose was to analyze and understand the approach related to gender issues in Physical Education classes at municipal schools of Mogi Guaçu (SP). In the field, semi-structured interviews were used to collect empirical data, in addition to bibliographic and documentary research. As for the data analysis, studies and reflections from the perspective of the dialectical method were considered. Relevant results support the hypothesis that there is a great lack of knowledge related to all gender issues arising from the majority of the teachers interviewed, which can be strongly associated with initial and continuing education - among other factors and social structures that work daily to maintain an ideal that refutes in-depth discussions on issues that destabilize the status quo. It was concluded that there are insufficient educational public policies related to addressing gender issues and that power relations linked to class interests, historically, corroborate for further ignorance tied to common sense when the insertion of the theme in the school environment is proposed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Siqueira, Jaqueline Cristina Freire2020-10-16T00:49:08Z2020-10-16T00:49:08Z2020-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19409833004137068P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:16:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194098Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-13T06:16:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As questões de gênero nas aulas de educação física escolar: uma questão (a ser) abordada?
Gender issues in school physical education classes: an issue (to be) addressed?
title As questões de gênero nas aulas de educação física escolar: uma questão (a ser) abordada?
spellingShingle As questões de gênero nas aulas de educação física escolar: uma questão (a ser) abordada?
Siqueira, Jaqueline Cristina Freire
Educação
Ensino
Educação física
Questões de gênero
Políticas públicas
Public policies
Education
Teaching
Physical education
Gender issues
title_short As questões de gênero nas aulas de educação física escolar: uma questão (a ser) abordada?
title_full As questões de gênero nas aulas de educação física escolar: uma questão (a ser) abordada?
title_fullStr As questões de gênero nas aulas de educação física escolar: uma questão (a ser) abordada?
title_full_unstemmed As questões de gênero nas aulas de educação física escolar: uma questão (a ser) abordada?
title_sort As questões de gênero nas aulas de educação física escolar: uma questão (a ser) abordada?
author Siqueira, Jaqueline Cristina Freire
author_facet Siqueira, Jaqueline Cristina Freire
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Jaqueline Cristina Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino
Educação física
Questões de gênero
Políticas públicas
Public policies
Education
Teaching
Physical education
Gender issues
topic Educação
Ensino
Educação física
Questões de gênero
Políticas públicas
Public policies
Education
Teaching
Physical education
Gender issues
description A reprodução acrítica de atitudes, conceitos e preconceitos relacionados às questões de gênero, dentro do ambiente escolar, nas aulas de Educação Física, traduzidas em injustiças e desigualdades, tornam-se campo fértil para questionamentos e inquietações, quando ocorre a banalização de um tema associado a própria construção das identidades humanas (ser homem e ser mulher) e ao desenvolvimento humano, de forma geral. Sendo assim, esta pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, buscou compreender a seguinte situação problema: como os professores de Educação Física da rede municipal de Mogi Guaçu (SP) abordam as questões de gênero em suas aulas, se estão ou não e, como consideram a influência de políticas públicas educacionais vigentes. Assim, o objetivo geral foi o de analisar e compreender a abordagem relacionada às questões de gênero nas aulas de Educação Física dos professores da rede municipal de Mogi Guaçu (SP). Em campo, para a coleta de dados empíricos, utilizou-se de entrevista semiestruturada, além das pesquisas bibliográfica e documental. Quanto a análise dos dados, debruçou-se os estudos e reflexões na perspectiva do método dialético. Os resultados relevantes comprovaram a hipótese de que há um grande desconhecimento relacionado ao universo das questões de gênero advindo da maioria dos professores entrevistados, podendo ser este fortemente associado a formação inicial e continuada – dentre outros fatores e que estruturas sociais trabalham diariamente para que haja manutenção de um ideário que refute discussões aprofundadas sobre questões que desestabilizem o status quo. Concluiu-se assim que existem políticas públicas educacionais insuficientes relacionadas a abordagem das questões de gênero e que relações de poder aliadas aos interesses de classe, historicamente, corroboram para que haja a permanência do desconhecimento atrelado ao senso comum quando se propõe a inserção da temática no ambiente escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-16T00:49:08Z
2020-10-16T00:49:08Z
2020-08-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/194098
33004137068P8
url http://hdl.handle.net/11449/194098
identifier_str_mv 33004137068P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649703094517760