Questões de gênero na educação física escolar: análise do desenvolvimento de uma unidade de ensino no Programa Residência Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamiozzo, Jéssica
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Schwengber, Maria Simone Vione, Borges, Robson Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10807
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p. 705-721, Jan./Jun. 2021.
id FURG_bb307621513fbea9763c2bd172ef85b5
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10807
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Questões de gênero na educação física escolar: análise do desenvolvimento de uma unidade de ensino no Programa Residência PedagógicaTemas de género en la educación física escolar: análisis del desarrollo de una unidad didáctica en el Programa de Residencia PedagógicaGender issues in school physical education: analysis of the development of a teaching unit in the Pedagogical Residence ProgramEducação Física escolarQuestões de gêneroEsporteEducación física escolarCuestiones de géneroDeporteSchool Physical EducationGender issuesSportRevista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p. 705-721, Jan./Jun. 2021.Considerando a necessidade de a Educação Física (EF) escolar tematizar as questões de gênero na prática esportiva, este estudo tem como objetivo descrever os principais resultados do desenvolvimento de uma unidade de ensino sobre questões de gênero no meio esportivo, com duas turmas do Ensino Fundamental de uma escola pública, durante as aulas de EF no Programa Residência Pedagógica. Com uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, 12 aulas foram ministradas, utilizando duas avaliações escritas sobre os conteúdos tematizados e as gravações de falas e depoimentos dos(as) discentes como instrumentos para obtenção dos dados. Os resultados indicam que os(as) alunos(as) não haviam estudado questões de gênero antes do desenvolvimento da unidade de ensino. Após, eles(as) ampliaram o nível de conhecimento sobre a participação feminina nas práticas esportivas, reconhecendo contextos nos quais as mulheres ainda não usufruem das mesmas condições de participação, valorização e reconhecimento quando comparadas aos homens.Considerando la necesidad de que la Educación Física (EF) escolar aborde la problemática de género en la práctica deportiva, este estudio tiene como objetivo describir los principales resultados del desarrollo de una unidad didáctica sobre problemática de género en el deporte, con dos clases de Educación Primaria de una escuela pública, durante las clases de Educación Física en el Programa de Residencia Pedagógica. Con un enfoque cualitativo de carácter descriptivo, se impartieron 12 clases, utilizando dos evaluaciones escritas sobre los contenidos temáticos y las grabaciones de discursos y testimonios de los estudiantes como instrumentos para la obtención de los datos. Los resultados indican que los estudiantes no habían estudiado temas de género antes del desarrollo de la unidad didáctica. Posteriormente, aumentaron el nivel de conocimiento sobre la participación femenina en el deporte, reconociendo contextos en los que las mujeres aún no gozan de las mismas condiciones de participación, aprecio y reconocimiento que los hombres.Considering the need for school Physical Education (PE) to address gender issues in sports practice, this study aims to describe the main results of the development of a teaching unit on gender issues in sports, with two classes of Elementary School from a public school, during PE classes in the Pedagogical Residency Program. With a qualitative approach of a descriptive character, 12 classes were given, using two written evaluations about the thematic contents and the recordings of speeches and testimonies of the students as instruments for obtaining the data. The results indicate that the students had not studied gender issues before the development of the teaching unit. Afterwards, they expanded the level of knowledge about female participation in sports, recognizing contexts in which women still do not enjoy the same conditions of participation, appreciation and recognition when compared to men.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-11T11:05:33Z2023-04-11T11:05:33Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTAMIOZZO, J.; SCHWENGBER, M. S. V.; BORGES, R. M. Questões de gênero na educação física escolar: análise do desenvolvimento de uma unidade de ensino no programa residência pedagógica. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 705–721, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12735. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12735. Acesso em: 25 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1080710.14295/de.v9i1.12735porTamiozzo, JéssicaSchwengber, Maria Simone VioneBorges, Robson Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-11T11:05:35Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10807Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-11T11:05:35Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões de gênero na educação física escolar: análise do desenvolvimento de uma unidade de ensino no Programa Residência Pedagógica
Temas de género en la educación física escolar: análisis del desarrollo de una unidad didáctica en el Programa de Residencia Pedagógica
Gender issues in school physical education: analysis of the development of a teaching unit in the Pedagogical Residence Program
title Questões de gênero na educação física escolar: análise do desenvolvimento de uma unidade de ensino no Programa Residência Pedagógica
spellingShingle Questões de gênero na educação física escolar: análise do desenvolvimento de uma unidade de ensino no Programa Residência Pedagógica
Tamiozzo, Jéssica
Educação Física escolar
Questões de gênero
Esporte
Educación física escolar
Cuestiones de género
Deporte
School Physical Education
Gender issues
Sport
title_short Questões de gênero na educação física escolar: análise do desenvolvimento de uma unidade de ensino no Programa Residência Pedagógica
title_full Questões de gênero na educação física escolar: análise do desenvolvimento de uma unidade de ensino no Programa Residência Pedagógica
title_fullStr Questões de gênero na educação física escolar: análise do desenvolvimento de uma unidade de ensino no Programa Residência Pedagógica
title_full_unstemmed Questões de gênero na educação física escolar: análise do desenvolvimento de uma unidade de ensino no Programa Residência Pedagógica
title_sort Questões de gênero na educação física escolar: análise do desenvolvimento de uma unidade de ensino no Programa Residência Pedagógica
author Tamiozzo, Jéssica
author_facet Tamiozzo, Jéssica
Schwengber, Maria Simone Vione
Borges, Robson Machado
author_role author
author2 Schwengber, Maria Simone Vione
Borges, Robson Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tamiozzo, Jéssica
Schwengber, Maria Simone Vione
Borges, Robson Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Questões de gênero
Esporte
Educación física escolar
Cuestiones de género
Deporte
School Physical Education
Gender issues
Sport
topic Educação Física escolar
Questões de gênero
Esporte
Educación física escolar
Cuestiones de género
Deporte
School Physical Education
Gender issues
Sport
description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p. 705-721, Jan./Jun. 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
2023-04-11T11:05:33Z
2023-04-11T11:05:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAMIOZZO, J.; SCHWENGBER, M. S. V.; BORGES, R. M. Questões de gênero na educação física escolar: análise do desenvolvimento de uma unidade de ensino no programa residência pedagógica. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 705–721, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12735. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12735. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10807
10.14295/de.v9i1.12735
identifier_str_mv TAMIOZZO, J.; SCHWENGBER, M. S. V.; BORGES, R. M. Questões de gênero na educação física escolar: análise do desenvolvimento de uma unidade de ensino no programa residência pedagógica. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 705–721, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12735. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12735. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v9i1.12735
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187238640484352