Questões de gênero na Educação Física escolar: um apanhado nas zonas distritais de Rio Grande-RS
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7831 |
Resumo: | Essa pesquisa objetivou analisar como as questões de gênero são tratadas nas aulas de Educação Física da rede municipal de ensino de Rio Grande – RS. Para tal, nos apoiamos em correntes teóricas que baseiam-se em um entendimento materialista do desenvolvimento da sociedade e dos fenômenos nela inseridos, utilizando assim, autoras que tomam como base filosófica o marxismo, discutindo sobre as questões de gênero, enovelada com o patriarcado, racismo e as classes sociais. Logo, trata-se de um estudo exploratório/descritivo ancorado em uma abordagem qualitativa, em que participaram cinco escolas da rede escolar municipal da cidade de Rio Grande – RS, abarcando as cinco zonas distritais da dita cidade. Como participantes dessa pesquisa, temos os alunos e as alunas do 9° ano e os professores e as professoras de Educação Física, os quais contribuiram com a pesquisa, respectivamente, através dos seguintes instrumentos de coleta: questionário e entrevista semi-estruturada. Empregando alguns elementos da metodologia denominada Análise Textual Discursiva – ATD, os dados foram analisados, emergindo assim as categorias, as unidades de significados, os capítulos, sendo esses que fazem a discussão da temática. Esses capítulos partiram de uma esfera mais ampla, trazendo primeiramente a sociedade, logo a instituição escolar e por fim, as aulas de Educação Física. No que tange o nosso contexto social e as questões de gênero, há um diagnóstico de sociedade machista; preconceituosa e estereotipada, que rotula e determina regras e padrões aos indivíduos, sendo a desigualdade de gênero no mundo do trabalho também um agravante nesse cenário. Sobre as questões de gênero no âmbito escolar, percebemos que a instituição escola não é um campo neutro, pois ela ainda é um espaço que internaliza os preceitos que estruturam a sociedade, reforçando binarismos, naturalizando situações. Identificamos que às questões que envolvem gênero não são uma temática muito recorrente nas escolas investigadas, sendo que os professores e as professoras têm distintas percepções sobre essa ser tratada nas escolas e nas aulas de Educação Física, resultando em dois grupos: os pró- discussão e os contra discussão. Em relação à Educação Física escolar, encontramos um quadro mais inclinado a práticas corporais esportivizadas, tendo o futebol como atividade mais mencionada no que diz respeito a gostos e não gostos por parte dos alunos e alunas, sendo este também um dos fatores determinantes para haver uma divisão e diferenciação entre os gêneros no momento da prática. Com relação à composição das turmas, percebemos que a maioria dos participantes prefere aula mista, visto que alguns defendem as aulas separadas, alegando que há uma diferença de habilidade e gostos entre meninos e meninas. De forma não tão declarada, as opressões existentes na sociedade também fazem parte do contexto das aulas de Educação Física das escolas investigadas, tendo o futebol; os estereótipos e ao padrão ideal de corpo, como alguns fatores que ocasionam tal situação. Sendo o espaço escolar opressor, percebemos como necessária e urgente à discussão da temática nesse âmbito, visto que, a escola poderia assumir um papel que vai contra o sistema opressor, interiorizando preceitos que auxiliem na emancipação de todos e todas ali presentes. |
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2021-07-05T13:36:01Z2021-07-05T13:36:01Z2020-07-28MORTOLA, Thais Dias. Questões de gênero na Educação Física escolar: um apanhado nas zonas distritais de Rio Grande - RS. 2020. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós- Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7831Essa pesquisa objetivou analisar como as questões de gênero são tratadas nas aulas de Educação Física da rede municipal de ensino de Rio Grande – RS. Para tal, nos apoiamos em correntes teóricas que baseiam-se em um entendimento materialista do desenvolvimento da sociedade e dos fenômenos nela inseridos, utilizando assim, autoras que tomam como base filosófica o marxismo, discutindo sobre as questões de gênero, enovelada com o patriarcado, racismo e as classes sociais. Logo, trata-se de um estudo exploratório/descritivo ancorado em uma abordagem qualitativa, em que participaram cinco escolas da rede escolar municipal da cidade de Rio Grande – RS, abarcando as cinco zonas distritais da dita cidade. Como participantes dessa pesquisa, temos os alunos e as alunas do 9° ano e os professores e as professoras de Educação Física, os quais contribuiram com a pesquisa, respectivamente, através dos seguintes instrumentos de coleta: questionário e entrevista semi-estruturada. Empregando alguns elementos da metodologia denominada Análise Textual Discursiva – ATD, os dados foram analisados, emergindo assim as categorias, as unidades de significados, os capítulos, sendo esses que fazem a discussão da temática. Esses capítulos partiram de uma esfera mais ampla, trazendo primeiramente a sociedade, logo a instituição escolar e por fim, as aulas de Educação Física. No que tange o nosso contexto social e as questões de gênero, há um diagnóstico de sociedade machista; preconceituosa e estereotipada, que rotula e determina regras e padrões aos indivíduos, sendo a desigualdade de gênero no mundo do trabalho também um agravante nesse cenário. Sobre as questões de gênero no âmbito escolar, percebemos que a instituição escola não é um campo neutro, pois ela ainda é um espaço que internaliza os preceitos que estruturam a sociedade, reforçando binarismos, naturalizando situações. Identificamos que às questões que envolvem gênero não são uma temática muito recorrente nas escolas investigadas, sendo que os professores e as professoras têm distintas percepções sobre essa ser tratada nas escolas e nas aulas de Educação Física, resultando em dois grupos: os pró- discussão e os contra discussão. Em relação à Educação Física escolar, encontramos um quadro mais inclinado a práticas corporais esportivizadas, tendo o futebol como atividade mais mencionada no que diz respeito a gostos e não gostos por parte dos alunos e alunas, sendo este também um dos fatores determinantes para haver uma divisão e diferenciação entre os gêneros no momento da prática. Com relação à composição das turmas, percebemos que a maioria dos participantes prefere aula mista, visto que alguns defendem as aulas separadas, alegando que há uma diferença de habilidade e gostos entre meninos e meninas. De forma não tão declarada, as opressões existentes na sociedade também fazem parte do contexto das aulas de Educação Física das escolas investigadas, tendo o futebol; os estereótipos e ao padrão ideal de corpo, como alguns fatores que ocasionam tal situação. Sendo o espaço escolar opressor, percebemos como necessária e urgente à discussão da temática nesse âmbito, visto que, a escola poderia assumir um papel que vai contra o sistema opressor, interiorizando preceitos que auxiliem na emancipação de todos e todas ali presentes.This research aimed to analyze how gender issues are dealt with in Physical Education classes at the municipal school system in Rio Grande - RS. To this end, we rely on theoretical currents that are based on a materialist understanding of the development of society and the phenomena inserted in it, thus using authors who take Marxism as a philosophical basis, discussing gender issues, entwined with patriarchy, racism and social classes. Therefore, it is an exploratory / descriptive study anchored in a qualitative approach, in which five schools from the municipal school network of the city of Rio Grande - RS participated, covering the five district zones of that city. As participants in this research, we have 9th grade students and Physical Education teachers and professors, who contributed to the research, respectively, through the following collection instruments: questionnaire and semi-structured interview. Using some elements of the methodology called Discursive Textual Analysis - ATD, the data were analyzed, thus emerging the categories, the units of meanings, the chapters, which are the ones who discuss the theme. These chapters started from a wider sphere, bringing society first, then the school institution and finally, Physical Education classes. Regarding our social context and gender issues, there is a diagnosis of a macho society; prejudiced and stereotyped, which labels and determines rules and standards for individuals, and gender inequality in the world of work is also an aggravating factor in this scenario. Regarding gender issues in the school environment, we realize that the school institution is not a neutral field, as it is still a space that internalizes the precepts that structure society, reinforcing binarisms, naturalizing situations. We identified that gender issues are not a very recurring theme in the schools investigated, and teachers have different perceptions about this being addressed in schools and in Physical Education classes, resulting in two groups: the pro-discussion and counter-discussion. In relation to physical education at school, finding a picture more inclined to sports bodily practices, with football as the most mentioned activity with regard to likes and dislikes by students, this being also one of the determining factors for having a division and differentiation between genders at the time of practice. Regarding the composition of the classes, we noticed that most participants prefer mixed classes, since ome defend open classes, claiming that there is a difference in skills and tastes between boys and girls. In a not so declared way, the oppressions that exist in society are also part of the context of Physical Education classes of the investigated schools, with football; stereotypes and the ideal body pattern, as some factors that cause such a situation. Being the oppressive school space, we perceive it as necessary and urgent to discuss the theme in this context, since the school could assume a role that goes against the oppressive system, internalizing precepts that help in the emancipation of everyone present.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAQuestões de gêneroSociedadeEscolaEducação físicaGender issuesSocietySchoolPhysical educationQuestões de gênero na Educação Física escolar: um apanhado nas zonas distritais de Rio Grande-RSGender issues in school Physical Education: an overview in the district areas of Rio Grande - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3141926928316306http://lattes.cnpq.br/2344138672288053Frizzo, Giovanni Felipe ErnstDias, Thais Mortolainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissert___THAIS_MORTOLA_DIAS.pdf.txtDissert___THAIS_MORTOLA_DIAS.pdf.txtExtracted texttext/plain214351http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7831/6/Dissert___THAIS_MORTOLA_DIAS.pdf.txtb52432c85f3a0bfe1d3fa883ab6bb7ffMD56open accessTHUMBNAILDissert___THAIS_MORTOLA_DIAS.pdf.jpgDissert___THAIS_MORTOLA_DIAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7831/7/Dissert___THAIS_MORTOLA_DIAS.pdf.jpgc50207ec6dfa97d1c218a4ccfe0e4d20MD57open accessORIGINALDissert___THAIS_MORTOLA_DIAS.pdfDissert___THAIS_MORTOLA_DIAS.pdfapplication/pdf959425http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7831/1/Dissert___THAIS_MORTOLA_DIAS.pdfbd6b86de0db384b933ac34d33c4d74a7MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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