A linguagem matemática no estudo de números racionais: uma abordagem através da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vallilo, Sabrina Aparecida Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154226
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como que a Linguagem Vernácula e a Linguagem Matemática contribuem no trabalho com números racionais quando se faz uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Esta pesquisa foi desenvolvida seguindo a Metodologia Científica de Romberg-Onuchic apresentada por Onuchic e Noguti (2014). Apresentamos a fundamentação teórica desta pesquisa a partir de três variáveis-chave (Resolução de Problemas, Linguagem Vernácula e Linguagem Matemática, Números Racionais). Procuramos investigar de que forma as Linguagens Vernácula e Matemática contribuem para o trabalho com as diferentes personalidades do número racional visando a aprendizagem e a avaliação do aluno ao se adotar a Metodologia de Resolução de Problemas. Para tanto, estabelecemos como procedimentos da pesquisa a elaboração de um Projeto e sua aplicação em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro - SP. Esse Projeto envolve o ensino de algumas personalidades do número racional apresentadas por Botta e Onuchic (1997) como ponto racional, fração e quociente. Percebemos que o trabalho do professor de incentivar os alunos a entenderem os significados das palavras presentes nos enunciados dos problemas que envolvem números racionais, possibilita que eles compreendam e escrevam usando da linguagem vernácula para que possam dominar a linguagem matemática corretamente.
id UNSP_f4321f9eba1c38f60dab6d2d89f335d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154226
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A linguagem matemática no estudo de números racionais: uma abordagem através da resolução de problemasThe mathematical language in the study of rational numbers: an approach through problem solvingResolução de problemasMetodologia de ensino-aprendizagem-avaliaçãoLinguagem matemáticaLinguagem vernáculaNúmeros racionaisProblem solvingTeaching-learning-assessment methodologyMathematical languageNative languageRational numbersEsta pesquisa tem como objetivo investigar como que a Linguagem Vernácula e a Linguagem Matemática contribuem no trabalho com números racionais quando se faz uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Esta pesquisa foi desenvolvida seguindo a Metodologia Científica de Romberg-Onuchic apresentada por Onuchic e Noguti (2014). Apresentamos a fundamentação teórica desta pesquisa a partir de três variáveis-chave (Resolução de Problemas, Linguagem Vernácula e Linguagem Matemática, Números Racionais). Procuramos investigar de que forma as Linguagens Vernácula e Matemática contribuem para o trabalho com as diferentes personalidades do número racional visando a aprendizagem e a avaliação do aluno ao se adotar a Metodologia de Resolução de Problemas. Para tanto, estabelecemos como procedimentos da pesquisa a elaboração de um Projeto e sua aplicação em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro - SP. Esse Projeto envolve o ensino de algumas personalidades do número racional apresentadas por Botta e Onuchic (1997) como ponto racional, fração e quociente. Percebemos que o trabalho do professor de incentivar os alunos a entenderem os significados das palavras presentes nos enunciados dos problemas que envolvem números racionais, possibilita que eles compreendam e escrevam usando da linguagem vernácula para que possam dominar a linguagem matemática corretamente.This research aims to inquiry how the native language and the mathematical language contribute in the work with rational numbers when we carry out a practice in the Teaching - Learning - Assessment Methodology of Mathematics through Problem Solving. That study was developed with the scientific methodology of research of Romberg - Onuchic as pointed out by Onuchic and Noguti (2014). We came out our theoretical tenants in three variables - key, such that: Problem Solving, native language and mathematical language, an d rational numbers. We had looked for following up from which ways the native language and mathematical language can contribute to the educational work with the different personalities of rational numbers in the use of methodology on Problem Solving. There fore, we had pointed out as research procedures the figuring out of a project and its application at a 6 th grade of the E lementary School in a State Public School of the City of Rio Claro – SP. This project encompasses the teaching of some personalities of the rational numbers, such that: rational point, fractions and quotient presented by Botta and Onuchic (1997). Within that work, we can perceive that the mathematic’s teacher’s work with the practical methodology of Teaching - Learning - Assessment through Pr oblem Solving end up allow ing that actors of that cenary can understand and write finding out the native language to hold upon the mathematical language correctly and properly.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 132558/2016-5.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vallilo, Sabrina Aparecida Martins [UNESP]2018-06-12T17:48:03Z2018-06-12T17:48:03Z2018-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15422600090500033004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-10T06:07:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154226Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:32:45.968137Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem matemática no estudo de números racionais: uma abordagem através da resolução de problemas
The mathematical language in the study of rational numbers: an approach through problem solving
title A linguagem matemática no estudo de números racionais: uma abordagem através da resolução de problemas
spellingShingle A linguagem matemática no estudo de números racionais: uma abordagem através da resolução de problemas
Vallilo, Sabrina Aparecida Martins [UNESP]
Resolução de problemas
Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação
Linguagem matemática
Linguagem vernácula
Números racionais
Problem solving
Teaching-learning-assessment methodology
Mathematical language
Native language
Rational numbers
title_short A linguagem matemática no estudo de números racionais: uma abordagem através da resolução de problemas
title_full A linguagem matemática no estudo de números racionais: uma abordagem através da resolução de problemas
title_fullStr A linguagem matemática no estudo de números racionais: uma abordagem através da resolução de problemas
title_full_unstemmed A linguagem matemática no estudo de números racionais: uma abordagem através da resolução de problemas
title_sort A linguagem matemática no estudo de números racionais: uma abordagem através da resolução de problemas
author Vallilo, Sabrina Aparecida Martins [UNESP]
author_facet Vallilo, Sabrina Aparecida Martins [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vallilo, Sabrina Aparecida Martins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação
Linguagem matemática
Linguagem vernácula
Números racionais
Problem solving
Teaching-learning-assessment methodology
Mathematical language
Native language
Rational numbers
topic Resolução de problemas
Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação
Linguagem matemática
Linguagem vernácula
Números racionais
Problem solving
Teaching-learning-assessment methodology
Mathematical language
Native language
Rational numbers
description Esta pesquisa tem como objetivo investigar como que a Linguagem Vernácula e a Linguagem Matemática contribuem no trabalho com números racionais quando se faz uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Esta pesquisa foi desenvolvida seguindo a Metodologia Científica de Romberg-Onuchic apresentada por Onuchic e Noguti (2014). Apresentamos a fundamentação teórica desta pesquisa a partir de três variáveis-chave (Resolução de Problemas, Linguagem Vernácula e Linguagem Matemática, Números Racionais). Procuramos investigar de que forma as Linguagens Vernácula e Matemática contribuem para o trabalho com as diferentes personalidades do número racional visando a aprendizagem e a avaliação do aluno ao se adotar a Metodologia de Resolução de Problemas. Para tanto, estabelecemos como procedimentos da pesquisa a elaboração de um Projeto e sua aplicação em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro - SP. Esse Projeto envolve o ensino de algumas personalidades do número racional apresentadas por Botta e Onuchic (1997) como ponto racional, fração e quociente. Percebemos que o trabalho do professor de incentivar os alunos a entenderem os significados das palavras presentes nos enunciados dos problemas que envolvem números racionais, possibilita que eles compreendam e escrevam usando da linguagem vernácula para que possam dominar a linguagem matemática corretamente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-12T17:48:03Z
2018-06-12T17:48:03Z
2018-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154226
000905000
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/154226
identifier_str_mv 000905000
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128376101142528