O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Lucas de Lima da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243327
Resumo: A produção da cultura letrada em Língua de Sinais constitui-se de um tema recorrente no campo dos Estudos Surdos em Educação. Os usos das tecnologias da informação e comunicação, por conseguinte, têm sido aliados nesse processo. Assim, posturas didático-pedagógicas que adotam o português escrito e/ou oral, como único ponto de partida na oferta de práticas de letramento aos surdos, são consideradas inadequadas e ineficazes para produção de gêneros linguísticos, em Língua de Sinais. Em geral, tais práticas não dialogam com os estudos da produção da cultura letrada de gêneros discursivos em Língua de Sinais. Muitos professores se sentem despreparados para lidar com essa realidade. Diante da escassez de materiais didáticos para subsidiar o letramento dos surdos em L1, o estudo objetivou propor e avaliar um projeto pedagógico de sequência didática “Ludsurdo” que viabiliza a produção de gêneros discursivos videogravados em língua de sinais. Assim, constituem como objetivos específicos no estudo: a) identificar os conhecimentos dos adolescentes sobre o uso das tecnologias aplicadas aos contextos de letramentos visual, b) planejar e descrever o desenvolvimento da sequência didática, e c) avaliar o que os participantes disseram sobre o projeto e sua contribuição para as práticas de letramento visual, em programas educacionais. Os dados foram coletados por meio da elaboração de uma sequência didática realizada de forma remota, com a utilização de ferramentas digitais disponíveis na plataforma Meet. Participaram do trabalho de produção de dados o pesquisador e 4 alunos surdos, matriculados no quinto ano do ensino fundamental I, de uma escola bilíngue, localizada no Estado do Paraná. Caracterizada a pesquisa pela metodologia de Estudo de Caso, os materiais produzidos foram organizados, descritos e analisados em eixos temáticos. Os resultados evidenciaram que o projeto pedagógico Ludsurdo foi considerado um recurso didático importante para a promoção de práticas de letramento visual de gêneros discursivos em língua brasileira de sinais em programas educacionais bilíngues.
id UNSP_f5d9c2931ba00704846f2cc2afdbfc3f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243327
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibrasLudicurd as a didactic sequence to access the literate culture in videolibersCultura letradaVideolibrasLíngua de sinaisSurdoLetramento visualEducação bilíngueLiterate cultureVideolibrariesSign languageDeafVisual literacyBilingual educationA produção da cultura letrada em Língua de Sinais constitui-se de um tema recorrente no campo dos Estudos Surdos em Educação. Os usos das tecnologias da informação e comunicação, por conseguinte, têm sido aliados nesse processo. Assim, posturas didático-pedagógicas que adotam o português escrito e/ou oral, como único ponto de partida na oferta de práticas de letramento aos surdos, são consideradas inadequadas e ineficazes para produção de gêneros linguísticos, em Língua de Sinais. Em geral, tais práticas não dialogam com os estudos da produção da cultura letrada de gêneros discursivos em Língua de Sinais. Muitos professores se sentem despreparados para lidar com essa realidade. Diante da escassez de materiais didáticos para subsidiar o letramento dos surdos em L1, o estudo objetivou propor e avaliar um projeto pedagógico de sequência didática “Ludsurdo” que viabiliza a produção de gêneros discursivos videogravados em língua de sinais. Assim, constituem como objetivos específicos no estudo: a) identificar os conhecimentos dos adolescentes sobre o uso das tecnologias aplicadas aos contextos de letramentos visual, b) planejar e descrever o desenvolvimento da sequência didática, e c) avaliar o que os participantes disseram sobre o projeto e sua contribuição para as práticas de letramento visual, em programas educacionais. Os dados foram coletados por meio da elaboração de uma sequência didática realizada de forma remota, com a utilização de ferramentas digitais disponíveis na plataforma Meet. Participaram do trabalho de produção de dados o pesquisador e 4 alunos surdos, matriculados no quinto ano do ensino fundamental I, de uma escola bilíngue, localizada no Estado do Paraná. Caracterizada a pesquisa pela metodologia de Estudo de Caso, os materiais produzidos foram organizados, descritos e analisados em eixos temáticos. Os resultados evidenciaram que o projeto pedagógico Ludsurdo foi considerado um recurso didático importante para a promoção de práticas de letramento visual de gêneros discursivos em língua brasileira de sinais em programas educacionais bilíngues.The production of literate culture in Sign Language is a recurring theme in Deaf Studies in Education. The use of information and communication technologies, therefore, have been allies in this process. Thus, didactic-pedagogical approaches that adopt written and or oral Portuguese as the only starting point in the provision of literacy practices to the deaf are considered inadequate and ineffective for the production of linguistic genres in Sign Language. In general, such practicing do not dialogue with the studies of producing a literate culture of discursive genres in Sign Language. As a result, many teachers feel unprepared to deal with this reality. Given the scarcity of teaching materials to support the literacy of deaf people in L1, the study aimed to propose and evaluate the program of didactic sequence "Ludsurdo" that enables the production of discourse genres videotaped in sign language. Thus, the specific objectives of the study were: a) To identify the adolescents' knowledge about using technologies applied to visual literacy contexts; b) To plan and describe the development of the didactic sequence; c) To evaluate what the participants said about the proposed program and its contribution to visual literacy practices in educational programs. They collected the data by developing a didactic sequence remotely using digital tools available on the Meet platform. The researcher and four deaf students enrolled in the fifth year of elementary school I from a bilingual school located in Paraná participated in data production. The Case Study methodology characterized the research, and the materials produced were organized, described, and analyzed in thematic axes. The results showed that the Ludsurdo program was considered an essential didactic resource for promoting visual literacy practices of discursive genres in Brazilian Sign Language in bilingual education programs.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cruz, Lucas de Lima da2023-05-09T17:31:45Z2023-05-09T17:31:45Z2023-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUZ, Lucas de Lima da. O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24332733004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:11:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243327Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras
Ludicurd as a didactic sequence to access the literate culture in videolibers
title O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras
spellingShingle O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras
Cruz, Lucas de Lima da
Cultura letrada
Videolibras
Língua de sinais
Surdo
Letramento visual
Educação bilíngue
Literate culture
Videolibraries
Sign language
Deaf
Visual literacy
Bilingual education
title_short O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras
title_full O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras
title_fullStr O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras
title_full_unstemmed O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras
title_sort O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras
author Cruz, Lucas de Lima da
author_facet Cruz, Lucas de Lima da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Lucas de Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura letrada
Videolibras
Língua de sinais
Surdo
Letramento visual
Educação bilíngue
Literate culture
Videolibraries
Sign language
Deaf
Visual literacy
Bilingual education
topic Cultura letrada
Videolibras
Língua de sinais
Surdo
Letramento visual
Educação bilíngue
Literate culture
Videolibraries
Sign language
Deaf
Visual literacy
Bilingual education
description A produção da cultura letrada em Língua de Sinais constitui-se de um tema recorrente no campo dos Estudos Surdos em Educação. Os usos das tecnologias da informação e comunicação, por conseguinte, têm sido aliados nesse processo. Assim, posturas didático-pedagógicas que adotam o português escrito e/ou oral, como único ponto de partida na oferta de práticas de letramento aos surdos, são consideradas inadequadas e ineficazes para produção de gêneros linguísticos, em Língua de Sinais. Em geral, tais práticas não dialogam com os estudos da produção da cultura letrada de gêneros discursivos em Língua de Sinais. Muitos professores se sentem despreparados para lidar com essa realidade. Diante da escassez de materiais didáticos para subsidiar o letramento dos surdos em L1, o estudo objetivou propor e avaliar um projeto pedagógico de sequência didática “Ludsurdo” que viabiliza a produção de gêneros discursivos videogravados em língua de sinais. Assim, constituem como objetivos específicos no estudo: a) identificar os conhecimentos dos adolescentes sobre o uso das tecnologias aplicadas aos contextos de letramentos visual, b) planejar e descrever o desenvolvimento da sequência didática, e c) avaliar o que os participantes disseram sobre o projeto e sua contribuição para as práticas de letramento visual, em programas educacionais. Os dados foram coletados por meio da elaboração de uma sequência didática realizada de forma remota, com a utilização de ferramentas digitais disponíveis na plataforma Meet. Participaram do trabalho de produção de dados o pesquisador e 4 alunos surdos, matriculados no quinto ano do ensino fundamental I, de uma escola bilíngue, localizada no Estado do Paraná. Caracterizada a pesquisa pela metodologia de Estudo de Caso, os materiais produzidos foram organizados, descritos e analisados em eixos temáticos. Os resultados evidenciaram que o projeto pedagógico Ludsurdo foi considerado um recurso didático importante para a promoção de práticas de letramento visual de gêneros discursivos em língua brasileira de sinais em programas educacionais bilíngues.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-09T17:31:45Z
2023-05-09T17:31:45Z
2023-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Lucas de Lima da. O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
http://hdl.handle.net/11449/243327
33004110040P5
identifier_str_mv CRUZ, Lucas de Lima da. O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/243327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128200913453056