Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244117 |
Resumo: | O presente estudo parte da análise de processos de experimentação e formação vocal que têm na improvisação sua principal ferramenta com o objetivo de desenvolver uma proposta pedagógica que propicie a atrizes e atores de teatro serem criadores com e através da própria vocalidade. A partir de reflexões decorrentes da trajetória da autora como artista, professora e pesquisadora, destacando-se pesquisas no âmbito da pedagogia teatral, processos criativos experimentais e procedimentos de ensino-aprendizagem busca-se, através de escolhas conscientes, identificar princípios para compor uma proposta de pedagogia vocal que tem na mediação o eixo que articula sujeito, objeto, habilidades pedagógicas e afetividade. Para apoiar estas reflexões, aplicam-se alguns conceitos, como o conceito de vocalidade, de acordo com Paul Zumthor, o conceito de unicidade, conforme Adriana Cavarero e a ideia de que o trabalho criativo e o treinamento de atrizes e atores configuram-se como um trabalho de transformação profunda do ser que vão além da aquisição de técnicas, ideias defendidas e praticadas por Konstantin Stanislavski, Antonin Artaud e Eugenio Barba. |
id |
UNSP_f676cccae9eb65f6f5d3c28a0469bbc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244117 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atoresOutside voices: principles of vocal experimentation for a pedagogy of voices for actresses and actorsVoz - EducaçãoCantoImprovisação (Representação teatral)Criação (Literária, artística, etc.)O presente estudo parte da análise de processos de experimentação e formação vocal que têm na improvisação sua principal ferramenta com o objetivo de desenvolver uma proposta pedagógica que propicie a atrizes e atores de teatro serem criadores com e através da própria vocalidade. A partir de reflexões decorrentes da trajetória da autora como artista, professora e pesquisadora, destacando-se pesquisas no âmbito da pedagogia teatral, processos criativos experimentais e procedimentos de ensino-aprendizagem busca-se, através de escolhas conscientes, identificar princípios para compor uma proposta de pedagogia vocal que tem na mediação o eixo que articula sujeito, objeto, habilidades pedagógicas e afetividade. Para apoiar estas reflexões, aplicam-se alguns conceitos, como o conceito de vocalidade, de acordo com Paul Zumthor, o conceito de unicidade, conforme Adriana Cavarero e a ideia de que o trabalho criativo e o treinamento de atrizes e atores configuram-se como um trabalho de transformação profunda do ser que vão além da aquisição de técnicas, ideias defendidas e praticadas por Konstantin Stanislavski, Antonin Artaud e Eugenio Barba.The present study starts from the analysis of experimentation processes and vocal training that have improvisation as their main tool, with the objective of developing a pedagogical proposal that allows actresses and actors to be creators with and through their own vocality. Based on reflections arising from the author's trajectory as an artist, teacher and researcher, highlighting research in the field of theatrical pedagogy, experimental creative processes and teaching-learning procedures, the aim is to identify principles to compose a proposal through conscious choices of vocal pedagogy that has in mediation the axis that articulates subject, object, pedagogical skills and affectivity. To support these reflections, some concepts are applied, such as the concept of vocality, according to Paul Zumthor, the concept of uniqueness, according to Adriana Cavarero and the idea that the creative work and the training of actresses and actors are configured as a work of profound transformation of the being that goes beyond the acquisition of techniques, ideas defended and practiced by Konstantin Stanislavski, Antonin Artaud and Eugenio Barba.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Storolli, Wânia Mara Agostini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marcon, Luciana Rodrigues [UNESP]2023-06-19T15:09:51Z2023-06-19T15:09:51Z2023-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24411733004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-30T06:14:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244117Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:38:18.096010Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores Outside voices: principles of vocal experimentation for a pedagogy of voices for actresses and actors |
title |
Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores |
spellingShingle |
Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores Marcon, Luciana Rodrigues [UNESP] Voz - Educação Canto Improvisação (Representação teatral) Criação (Literária, artística, etc.) |
title_short |
Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores |
title_full |
Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores |
title_fullStr |
Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores |
title_full_unstemmed |
Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores |
title_sort |
Vozes fora dos eixos: princípios de experimentação vocal para uma pedagogia das vozes para atrizes e atores |
author |
Marcon, Luciana Rodrigues [UNESP] |
author_facet |
Marcon, Luciana Rodrigues [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Storolli, Wânia Mara Agostini [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcon, Luciana Rodrigues [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz - Educação Canto Improvisação (Representação teatral) Criação (Literária, artística, etc.) |
topic |
Voz - Educação Canto Improvisação (Representação teatral) Criação (Literária, artística, etc.) |
description |
O presente estudo parte da análise de processos de experimentação e formação vocal que têm na improvisação sua principal ferramenta com o objetivo de desenvolver uma proposta pedagógica que propicie a atrizes e atores de teatro serem criadores com e através da própria vocalidade. A partir de reflexões decorrentes da trajetória da autora como artista, professora e pesquisadora, destacando-se pesquisas no âmbito da pedagogia teatral, processos criativos experimentais e procedimentos de ensino-aprendizagem busca-se, através de escolhas conscientes, identificar princípios para compor uma proposta de pedagogia vocal que tem na mediação o eixo que articula sujeito, objeto, habilidades pedagógicas e afetividade. Para apoiar estas reflexões, aplicam-se alguns conceitos, como o conceito de vocalidade, de acordo com Paul Zumthor, o conceito de unicidade, conforme Adriana Cavarero e a ideia de que o trabalho criativo e o treinamento de atrizes e atores configuram-se como um trabalho de transformação profunda do ser que vão além da aquisição de técnicas, ideias defendidas e praticadas por Konstantin Stanislavski, Antonin Artaud e Eugenio Barba. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-19T15:09:51Z 2023-06-19T15:09:51Z 2023-04-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244117 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244117 |
identifier_str_mv |
33004013063P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129343234244608 |