A compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141561 |
Resumo: | A reorganização do sistema educacional brasileiro, na perspectiva da educação inclusiva, conferiu à Educação Especial um caráter complementar e/ou suplementar ao ensino regular. Esse caráter impõe a necessidade de formação docente coerente com tal proposta tanto para o professor generalista, responsável pela alfabetização do público-alvo da Educação Especial no ensino regular, quanto para o especialista que realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para esse público. Frente a essas considerações, este trabalho teve por objetivo investigar a compreensão de 23 professores especialistas sobre seu papel no AEE, realizado em todas as salas de recursos multifuncionais de 19 escolas, de 5 municípios situados na área de abrangência da Diretoria de Ensino de Marília/SP e respectivas secretarias de educação desses municípios. Os dados foram coletados através de questionário. A análise de conteúdo evidenciou cinco eixos temáticos: Concepções sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Profissionalização docente em Educação Especial; Papel do especialista frente ao AEE para alunos com deficiências, TGDs e altas habilidades/superdotação; Perfil dos alunos atendidos nas salas de recursos multifuncionais; e Perfil da organização dos serviços de apoio em Educação Especial com ênfase nas salas de recursos multifuncionais. Dentre os resultados obtidos, foi possível observar que o especialista tem compreensão acerca de seu papel no AEE, porém, enfrenta uma série de dificuldades, tais como: falta de interlocução com professor do ensino regular; reduzida participação da família no acompanhamento do atendimento realizado; salas de recursos multifuncionais ainda em fase de organização, entre outros. |
id |
UNSP_f6d59e751aee2268851d6dfa27818f93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141561 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializadoEducação inclusivaProfessor especialistaAEEA reorganização do sistema educacional brasileiro, na perspectiva da educação inclusiva, conferiu à Educação Especial um caráter complementar e/ou suplementar ao ensino regular. Esse caráter impõe a necessidade de formação docente coerente com tal proposta tanto para o professor generalista, responsável pela alfabetização do público-alvo da Educação Especial no ensino regular, quanto para o especialista que realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para esse público. Frente a essas considerações, este trabalho teve por objetivo investigar a compreensão de 23 professores especialistas sobre seu papel no AEE, realizado em todas as salas de recursos multifuncionais de 19 escolas, de 5 municípios situados na área de abrangência da Diretoria de Ensino de Marília/SP e respectivas secretarias de educação desses municípios. Os dados foram coletados através de questionário. A análise de conteúdo evidenciou cinco eixos temáticos: Concepções sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Profissionalização docente em Educação Especial; Papel do especialista frente ao AEE para alunos com deficiências, TGDs e altas habilidades/superdotação; Perfil dos alunos atendidos nas salas de recursos multifuncionais; e Perfil da organização dos serviços de apoio em Educação Especial com ênfase nas salas de recursos multifuncionais. Dentre os resultados obtidos, foi possível observar que o especialista tem compreensão acerca de seu papel no AEE, porém, enfrenta uma série de dificuldades, tais como: falta de interlocução com professor do ensino regular; reduzida participação da família no acompanhamento do atendimento realizado; salas de recursos multifuncionais ainda em fase de organização, entre outros.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Beatriz Aparecida Barboza do [UNESP]Giroto, Claudia Regina Mosca [UNESP]2016-07-19T12:59:30Z2016-07-19T12:59:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8790-8802application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8790-88022357-7819http://hdl.handle.net/11449/141561ISSN2357-7819-2014-8790-8802.pdf51158272791896650000-0001-6267-8085porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T20:29:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141561Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializado |
title |
A compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializado |
spellingShingle |
A compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializado Nascimento, Beatriz Aparecida Barboza do [UNESP] Educação inclusiva Professor especialista AEE |
title_short |
A compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializado |
title_full |
A compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializado |
title_fullStr |
A compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializado |
title_full_unstemmed |
A compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializado |
title_sort |
A compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializado |
author |
Nascimento, Beatriz Aparecida Barboza do [UNESP] |
author_facet |
Nascimento, Beatriz Aparecida Barboza do [UNESP] Giroto, Claudia Regina Mosca [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Giroto, Claudia Regina Mosca [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Beatriz Aparecida Barboza do [UNESP] Giroto, Claudia Regina Mosca [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Professor especialista AEE |
topic |
Educação inclusiva Professor especialista AEE |
description |
A reorganização do sistema educacional brasileiro, na perspectiva da educação inclusiva, conferiu à Educação Especial um caráter complementar e/ou suplementar ao ensino regular. Esse caráter impõe a necessidade de formação docente coerente com tal proposta tanto para o professor generalista, responsável pela alfabetização do público-alvo da Educação Especial no ensino regular, quanto para o especialista que realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para esse público. Frente a essas considerações, este trabalho teve por objetivo investigar a compreensão de 23 professores especialistas sobre seu papel no AEE, realizado em todas as salas de recursos multifuncionais de 19 escolas, de 5 municípios situados na área de abrangência da Diretoria de Ensino de Marília/SP e respectivas secretarias de educação desses municípios. Os dados foram coletados através de questionário. A análise de conteúdo evidenciou cinco eixos temáticos: Concepções sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Profissionalização docente em Educação Especial; Papel do especialista frente ao AEE para alunos com deficiências, TGDs e altas habilidades/superdotação; Perfil dos alunos atendidos nas salas de recursos multifuncionais; e Perfil da organização dos serviços de apoio em Educação Especial com ênfase nas salas de recursos multifuncionais. Dentre os resultados obtidos, foi possível observar que o especialista tem compreensão acerca de seu papel no AEE, porém, enfrenta uma série de dificuldades, tais como: falta de interlocução com professor do ensino regular; reduzida participação da família no acompanhamento do atendimento realizado; salas de recursos multifuncionais ainda em fase de organização, entre outros. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:30Z 2016-07-19T12:59:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8790-8802 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141561 ISSN2357-7819-2014-8790-8802.pdf 5115827279189665 0000-0001-6267-8085 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141561 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8790-8802 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-8790-8802.pdf 5115827279189665 0000-0001-6267-8085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
8790-8802 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128162178007040 |