Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000300010 http://hdl.handle.net/11449/6368 |
Resumo: | A psicologia histórico-cultural assume que o fator biológico determina a base das reações inatas dos indivíduos. Sobre esta base se constitui todo o sistema de reações adquiridas, sendo estas determinadas mais pela estrutura do meio cultural da criança do que pelas disposições biológicas. Se é por meio do processo de apropriação da cultura que cada homem adquire as capacidades humanas, a compreensão atual acerca dos distúrbios de aprendizagem pode ser reconfigurada, demonstrando que mediações adequadas e consistentes podem ter caráter revolucionário para a aprendizagem, ao tornarem presente o talento cultural quando o talento biológico não se revela como esperado. |
id |
UNSP_f8d9bc3d20bf8b3177d15ba1be7536a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/6368 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-culturalRepensando los trastornos de aprendizaje a partir de la psicología histórico-culturalRethinking learning disabilities seen from historical and cultural psychologyPsicologia histórico-culturaldistúrbios de aprendizagemproblemas de escolarizaçãoPsicología histórico-culturaltrastornos de aprendizajeproblemas de escolarizaciónHistorical and Cultural Psychologylearning disabilitiesschool problemsA psicologia histórico-cultural assume que o fator biológico determina a base das reações inatas dos indivíduos. Sobre esta base se constitui todo o sistema de reações adquiridas, sendo estas determinadas mais pela estrutura do meio cultural da criança do que pelas disposições biológicas. Se é por meio do processo de apropriação da cultura que cada homem adquire as capacidades humanas, a compreensão atual acerca dos distúrbios de aprendizagem pode ser reconfigurada, demonstrando que mediações adequadas e consistentes podem ter caráter revolucionário para a aprendizagem, ao tornarem presente o talento cultural quando o talento biológico não se revela como esperado.La psicología histórico-cultural asume que el factor biológico determina la base de las reacciones innatas de los individuos. Sobre esta base se constituye todo el sistema de reacciones adquiridas, siendo éstas determinadas, más por la estructura del medio cultural del niño, que por las disposiciones biológicas. Si es por medio del proceso de apropriación de la cultura que cada hombre adquiere las capacidades humanas, la comprensión actual respecto a los trastornos de aprendizaje puede ser reconfigurada, demostrando que mediaciones adecuadas y consistentes pueden tener carácter revolucionario para el aprendizaje, al hacer presente el talento cultural cuando el talento biológico no se revela como esperado.Historical and Cultural Psychology foregrounds that the biological factor determines the basis of the individuals innate reactions. The entire system of acquired reactions, determined more on the structure of the child s environment than on biological presuppositions, is constituted on this basis. If all human beings acquire their capacities through the process of cultural appropriation, current understanding on learning disabilities may be re-designed. It may be shown that adequate and consistent mediations may be revolutionary when they concretize the cultural talent in the case that the biological talent fails to reveal itself as expected.UNESPUniversidade Estadual de Maringá (UEM) Departamento de PsicologiaUNESP Departamento de Psicologia Programa de Doutorado em Educação EscolarUNESPUNESP Departamento de Psicologia Programa de Doutorado em Educação EscolarUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Maringá (UEM)Tuleski, Silvana Calvo [UNESP]Eidt, Nádia Mara [UNESP]2014-05-20T13:21:55Z2014-05-20T13:21:55Z2007-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article531-540application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000300010Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 12, n. 3, p. 531-540, 2007.1413-7372http://hdl.handle.net/11449/636810.1590/S1413-73722007000300010S1413-73722007000300010S1413-73722007000300010.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia em Estudo0,229info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-17T06:22:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6368Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:11:52.103595Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural Repensando los trastornos de aprendizaje a partir de la psicología histórico-cultural Rethinking learning disabilities seen from historical and cultural psychology |
title |
Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural |
spellingShingle |
Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural Tuleski, Silvana Calvo [UNESP] Psicologia histórico-cultural distúrbios de aprendizagem problemas de escolarização Psicología histórico-cultural trastornos de aprendizaje problemas de escolarización Historical and Cultural Psychology learning disabilities school problems |
title_short |
Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural |
title_full |
Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural |
title_fullStr |
Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural |
title_sort |
Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural |
author |
Tuleski, Silvana Calvo [UNESP] |
author_facet |
Tuleski, Silvana Calvo [UNESP] Eidt, Nádia Mara [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Eidt, Nádia Mara [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tuleski, Silvana Calvo [UNESP] Eidt, Nádia Mara [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia histórico-cultural distúrbios de aprendizagem problemas de escolarização Psicología histórico-cultural trastornos de aprendizaje problemas de escolarización Historical and Cultural Psychology learning disabilities school problems |
topic |
Psicologia histórico-cultural distúrbios de aprendizagem problemas de escolarização Psicología histórico-cultural trastornos de aprendizaje problemas de escolarización Historical and Cultural Psychology learning disabilities school problems |
description |
A psicologia histórico-cultural assume que o fator biológico determina a base das reações inatas dos indivíduos. Sobre esta base se constitui todo o sistema de reações adquiridas, sendo estas determinadas mais pela estrutura do meio cultural da criança do que pelas disposições biológicas. Se é por meio do processo de apropriação da cultura que cada homem adquire as capacidades humanas, a compreensão atual acerca dos distúrbios de aprendizagem pode ser reconfigurada, demonstrando que mediações adequadas e consistentes podem ter caráter revolucionário para a aprendizagem, ao tornarem presente o talento cultural quando o talento biológico não se revela como esperado. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 2014-05-20T13:21:55Z 2014-05-20T13:21:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000300010 Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 12, n. 3, p. 531-540, 2007. 1413-7372 http://hdl.handle.net/11449/6368 10.1590/S1413-73722007000300010 S1413-73722007000300010 S1413-73722007000300010.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000300010 http://hdl.handle.net/11449/6368 |
identifier_str_mv |
Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 12, n. 3, p. 531-540, 2007. 1413-7372 10.1590/S1413-73722007000300010 S1413-73722007000300010 S1413-73722007000300010.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo 0,229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
531-540 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129498554564608 |