Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Priscila Moreira Ribeiro da [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156931
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-16/000905904.pdf
Resumo: Mathematics is a science of great relevance in people's lives and a discipline of great importance in the context of school education, besides being a very influential instrument in student development and training. However, despite teachers' efforts, students do not always like Mathematics and have presented levels of proficiency below expectations in national or state assessments. So, searching for new methodologies and alternatives to support teachers' work, the present work aims at investigating the potentials and challenges of technology use in school education, especially concerning computers in the teaching of Mathematics. The results of the research demonstrate that despite the many discourses on the subject, nowadays there is still a lack of actual proposals of this nature and the need for teacher's training and continued studies in order to work with technology in the context of school education
id UNSP_f91b7478964e58768a2ff78777f9b880
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156931
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolasMatemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoTecnologia educacionalEstudantes - AvaliaçãoMathematics Study and teachingMathematics is a science of great relevance in people's lives and a discipline of great importance in the context of school education, besides being a very influential instrument in student development and training. However, despite teachers' efforts, students do not always like Mathematics and have presented levels of proficiency below expectations in national or state assessments. So, searching for new methodologies and alternatives to support teachers' work, the present work aims at investigating the potentials and challenges of technology use in school education, especially concerning computers in the teaching of Mathematics. The results of the research demonstrate that despite the many discourses on the subject, nowadays there is still a lack of actual proposals of this nature and the need for teacher's training and continued studies in order to work with technology in the context of school educationA Matemática é uma ciência de grande relevância na vida das pessoas e uma disciplina de grande importância no contexto da educação escolar, sendo um instrumento bastante influente no desenvolvimento e na formação do estudante. No entanto, apesar dos esforços dos docentes, os estudantes nem sempre gostam de Matemática e têm apresentados níveis de proficiência abaixo das expectativas em avaliações de âmbito nacional ou estadual. Dessa forma, buscando novas metodologias e alternativas para dar suporte ao trabalho do professor, o presente trabalho procura investigar as potencialidades e desafios do uso de tecnologias no ensino escolar, especialmente do computador no ensino da Matemática. Os resultados da pesquisa demonstram que, apesar dos muitos discursos sobre o assunto em questão, há ainda, nos dias atuais, uma carência de reais propostas dessa natureza e a necessidade de uma capacitação e da formação continuada dos professores para trabalhar com a tecnologia no contexto da educação escolarUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Robinson Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Priscila Moreira Ribeiro da [UNESP]2018-09-19T17:29:13Z2018-09-19T17:29:13Z2017-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfSILVA, Priscila Moreira Ribeiro da. Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas. 2017. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2017.http://hdl.handle.net/11449/156931000905904http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-16/000905904.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:51:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156931Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:02:55.934306Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas
title Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas
spellingShingle Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas
Silva, Priscila Moreira Ribeiro da [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Estudantes - Avaliação
Mathematics Study and teaching
title_short Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas
title_full Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas
title_fullStr Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas
title_full_unstemmed Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas
title_sort Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas
author Silva, Priscila Moreira Ribeiro da [UNESP]
author_facet Silva, Priscila Moreira Ribeiro da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Robinson Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Priscila Moreira Ribeiro da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Estudantes - Avaliação
Mathematics Study and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Estudantes - Avaliação
Mathematics Study and teaching
description Mathematics is a science of great relevance in people's lives and a discipline of great importance in the context of school education, besides being a very influential instrument in student development and training. However, despite teachers' efforts, students do not always like Mathematics and have presented levels of proficiency below expectations in national or state assessments. So, searching for new methodologies and alternatives to support teachers' work, the present work aims at investigating the potentials and challenges of technology use in school education, especially concerning computers in the teaching of Mathematics. The results of the research demonstrate that despite the many discourses on the subject, nowadays there is still a lack of actual proposals of this nature and the need for teacher's training and continued studies in order to work with technology in the context of school education
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-20
2018-09-19T17:29:13Z
2018-09-19T17:29:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Priscila Moreira Ribeiro da. Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas. 2017. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2017.
http://hdl.handle.net/11449/156931
000905904
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-16/000905904.pdf
identifier_str_mv SILVA, Priscila Moreira Ribeiro da. Oportunidades e desafios no ensino de matemática: uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas escolas. 2017. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2017.
000905904
url http://hdl.handle.net/11449/156931
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-16/000905904.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128599486627840