Uma proposta de intervenção com crianças com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Carolina [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lima, Hanna [UNESP], Amaral, Henrique Uva do [UNESP], Caramori, João Fábio [UNESP], Giovannetti, Letícia [UNESP], Abrão, Jorge [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTQwMQ==
http://hdl.handle.net/11449/146941
Resumo: Oferecendo um ambiente lúdico que este trabalho busca favorecer o desenvolvimento da capacidade emocional das crianças autistas. Através de uma ótica psicanalítica, a brinquedoteca busca providenciar atividades interativas, criando um ambiente que possibilite a capacidade simbólica da criança ser favorecida, auxiliando seu amadurecimento emocional. O brincar oferecido à criança dentro deste quadro se torna então uma outra opção de expressão e elaboração de conteúdos subjetivos, assim podendo assim ter caráter terapêutico. Atualmente 12 crianças são beneficiadas pelo projeto, atendidas semanalmente por uma dupla de estagiários no decorrer do ano letivo de 2013, utilizando uma sala propícia às atividades sugeridas, contendo grande variedade de brinquedos, réplicas de instrumentos musicais, bonecas, carrinhos, maquetes de casa, blocos de montar, fantoches, entre outros. Dentro deste ambiente a criança se sente livre para escolher seus brinquedos preferidos, podendo o estagiário sugerir brincadeiras derivantes das iniciadas pelas crianças, abrindo um leque de maiores possibilidades do brincar com o intuito de instigar o desenvolvimento cognitivo e ampliar as formas singulares de expressão. Com o estagiário, a criança poderá ter a oportunidade de desenvolver melhor seus processos simbólicos, encontrando no lúdico a expressividade necessária para ampliar sua capacidade de comunicação e interação social, podendo decorrer deste trabalho uma função terapêutica. O projeto pode ser uma valiosa oportunidade para o aluno de psicologia pela vivência com crianças dentro do espectro do autismo, assim aprendendo melhor sobre aspectos do desenvolvimento infantil, as características cognitivas e emocionais dessas crianças, além de auxiliar o desenvolvimento de crianças que apresentem sintomas dentro do espectro autista, e dar a devida orientação aos pais das crianças envolvidas, informando-os sobre o autismo.
id UNSP_fc4166679b9e08520986b97c3cd5c1ed
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146941
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma proposta de intervenção com crianças com autismoAutismoBrinquedotecaLúdicoOferecendo um ambiente lúdico que este trabalho busca favorecer o desenvolvimento da capacidade emocional das crianças autistas. Através de uma ótica psicanalítica, a brinquedoteca busca providenciar atividades interativas, criando um ambiente que possibilite a capacidade simbólica da criança ser favorecida, auxiliando seu amadurecimento emocional. O brincar oferecido à criança dentro deste quadro se torna então uma outra opção de expressão e elaboração de conteúdos subjetivos, assim podendo assim ter caráter terapêutico. Atualmente 12 crianças são beneficiadas pelo projeto, atendidas semanalmente por uma dupla de estagiários no decorrer do ano letivo de 2013, utilizando uma sala propícia às atividades sugeridas, contendo grande variedade de brinquedos, réplicas de instrumentos musicais, bonecas, carrinhos, maquetes de casa, blocos de montar, fantoches, entre outros. Dentro deste ambiente a criança se sente livre para escolher seus brinquedos preferidos, podendo o estagiário sugerir brincadeiras derivantes das iniciadas pelas crianças, abrindo um leque de maiores possibilidades do brincar com o intuito de instigar o desenvolvimento cognitivo e ampliar as formas singulares de expressão. Com o estagiário, a criança poderá ter a oportunidade de desenvolver melhor seus processos simbólicos, encontrando no lúdico a expressividade necessária para ampliar sua capacidade de comunicação e interação social, podendo decorrer deste trabalho uma função terapêutica. O projeto pode ser uma valiosa oportunidade para o aluno de psicologia pela vivência com crianças dentro do espectro do autismo, assim aprendendo melhor sobre aspectos do desenvolvimento infantil, as características cognitivas e emocionais dessas crianças, além de auxiliar o desenvolvimento de crianças que apresentem sintomas dentro do espectro autista, e dar a devida orientação aos pais das crianças envolvidas, informando-os sobre o autismo.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Clínica, Assis, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Clínica, Assis, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mesquita, Carolina [UNESP]Lima, Hanna [UNESP]Amaral, Henrique Uva do [UNESP]Caramori, João Fábio [UNESP]Giovannetti, Letícia [UNESP]Abrão, Jorge [UNESP]2017-01-02T15:40:02Z2017-01-02T15:40:02Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09401application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTQwMQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09650http://hdl.handle.net/11449/1469412013-09401-caramori.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T15:11:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146941Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-14T15:11:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de intervenção com crianças com autismo
title Uma proposta de intervenção com crianças com autismo
spellingShingle Uma proposta de intervenção com crianças com autismo
Mesquita, Carolina [UNESP]
Autismo
Brinquedoteca
Lúdico
title_short Uma proposta de intervenção com crianças com autismo
title_full Uma proposta de intervenção com crianças com autismo
title_fullStr Uma proposta de intervenção com crianças com autismo
title_full_unstemmed Uma proposta de intervenção com crianças com autismo
title_sort Uma proposta de intervenção com crianças com autismo
author Mesquita, Carolina [UNESP]
author_facet Mesquita, Carolina [UNESP]
Lima, Hanna [UNESP]
Amaral, Henrique Uva do [UNESP]
Caramori, João Fábio [UNESP]
Giovannetti, Letícia [UNESP]
Abrão, Jorge [UNESP]
author_role author
author2 Lima, Hanna [UNESP]
Amaral, Henrique Uva do [UNESP]
Caramori, João Fábio [UNESP]
Giovannetti, Letícia [UNESP]
Abrão, Jorge [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Carolina [UNESP]
Lima, Hanna [UNESP]
Amaral, Henrique Uva do [UNESP]
Caramori, João Fábio [UNESP]
Giovannetti, Letícia [UNESP]
Abrão, Jorge [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Brinquedoteca
Lúdico
topic Autismo
Brinquedoteca
Lúdico
description Oferecendo um ambiente lúdico que este trabalho busca favorecer o desenvolvimento da capacidade emocional das crianças autistas. Através de uma ótica psicanalítica, a brinquedoteca busca providenciar atividades interativas, criando um ambiente que possibilite a capacidade simbólica da criança ser favorecida, auxiliando seu amadurecimento emocional. O brincar oferecido à criança dentro deste quadro se torna então uma outra opção de expressão e elaboração de conteúdos subjetivos, assim podendo assim ter caráter terapêutico. Atualmente 12 crianças são beneficiadas pelo projeto, atendidas semanalmente por uma dupla de estagiários no decorrer do ano letivo de 2013, utilizando uma sala propícia às atividades sugeridas, contendo grande variedade de brinquedos, réplicas de instrumentos musicais, bonecas, carrinhos, maquetes de casa, blocos de montar, fantoches, entre outros. Dentro deste ambiente a criança se sente livre para escolher seus brinquedos preferidos, podendo o estagiário sugerir brincadeiras derivantes das iniciadas pelas crianças, abrindo um leque de maiores possibilidades do brincar com o intuito de instigar o desenvolvimento cognitivo e ampliar as formas singulares de expressão. Com o estagiário, a criança poderá ter a oportunidade de desenvolver melhor seus processos simbólicos, encontrando no lúdico a expressividade necessária para ampliar sua capacidade de comunicação e interação social, podendo decorrer deste trabalho uma função terapêutica. O projeto pode ser uma valiosa oportunidade para o aluno de psicologia pela vivência com crianças dentro do espectro do autismo, assim aprendendo melhor sobre aspectos do desenvolvimento infantil, as características cognitivas e emocionais dessas crianças, além de auxiliar o desenvolvimento de crianças que apresentem sintomas dentro do espectro autista, e dar a devida orientação aos pais das crianças envolvidas, informando-os sobre o autismo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:40:02Z
2017-01-02T15:40:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTQwMQ==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09650
http://hdl.handle.net/11449/146941
2013-09401-caramori.pdf
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTQwMQ==
http://hdl.handle.net/11449/146941
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09650
2013-09401-caramori.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09401
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649628436955136