Uma proposta de intervenção com crianças com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTQwMQ== http://hdl.handle.net/11449/146941 |
Resumo: | Oferecendo um ambiente lúdico que este trabalho busca favorecer o desenvolvimento da capacidade emocional das crianças autistas. Através de uma ótica psicanalítica, a brinquedoteca busca providenciar atividades interativas, criando um ambiente que possibilite a capacidade simbólica da criança ser favorecida, auxiliando seu amadurecimento emocional. O brincar oferecido à criança dentro deste quadro se torna então uma outra opção de expressão e elaboração de conteúdos subjetivos, assim podendo assim ter caráter terapêutico. Atualmente 12 crianças são beneficiadas pelo projeto, atendidas semanalmente por uma dupla de estagiários no decorrer do ano letivo de 2013, utilizando uma sala propícia às atividades sugeridas, contendo grande variedade de brinquedos, réplicas de instrumentos musicais, bonecas, carrinhos, maquetes de casa, blocos de montar, fantoches, entre outros. Dentro deste ambiente a criança se sente livre para escolher seus brinquedos preferidos, podendo o estagiário sugerir brincadeiras derivantes das iniciadas pelas crianças, abrindo um leque de maiores possibilidades do brincar com o intuito de instigar o desenvolvimento cognitivo e ampliar as formas singulares de expressão. Com o estagiário, a criança poderá ter a oportunidade de desenvolver melhor seus processos simbólicos, encontrando no lúdico a expressividade necessária para ampliar sua capacidade de comunicação e interação social, podendo decorrer deste trabalho uma função terapêutica. O projeto pode ser uma valiosa oportunidade para o aluno de psicologia pela vivência com crianças dentro do espectro do autismo, assim aprendendo melhor sobre aspectos do desenvolvimento infantil, as características cognitivas e emocionais dessas crianças, além de auxiliar o desenvolvimento de crianças que apresentem sintomas dentro do espectro autista, e dar a devida orientação aos pais das crianças envolvidas, informando-os sobre o autismo. |
id |
UNSP_fc4166679b9e08520986b97c3cd5c1ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146941 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma proposta de intervenção com crianças com autismoAutismoBrinquedotecaLúdicoOferecendo um ambiente lúdico que este trabalho busca favorecer o desenvolvimento da capacidade emocional das crianças autistas. Através de uma ótica psicanalítica, a brinquedoteca busca providenciar atividades interativas, criando um ambiente que possibilite a capacidade simbólica da criança ser favorecida, auxiliando seu amadurecimento emocional. O brincar oferecido à criança dentro deste quadro se torna então uma outra opção de expressão e elaboração de conteúdos subjetivos, assim podendo assim ter caráter terapêutico. Atualmente 12 crianças são beneficiadas pelo projeto, atendidas semanalmente por uma dupla de estagiários no decorrer do ano letivo de 2013, utilizando uma sala propícia às atividades sugeridas, contendo grande variedade de brinquedos, réplicas de instrumentos musicais, bonecas, carrinhos, maquetes de casa, blocos de montar, fantoches, entre outros. Dentro deste ambiente a criança se sente livre para escolher seus brinquedos preferidos, podendo o estagiário sugerir brincadeiras derivantes das iniciadas pelas crianças, abrindo um leque de maiores possibilidades do brincar com o intuito de instigar o desenvolvimento cognitivo e ampliar as formas singulares de expressão. Com o estagiário, a criança poderá ter a oportunidade de desenvolver melhor seus processos simbólicos, encontrando no lúdico a expressividade necessária para ampliar sua capacidade de comunicação e interação social, podendo decorrer deste trabalho uma função terapêutica. O projeto pode ser uma valiosa oportunidade para o aluno de psicologia pela vivência com crianças dentro do espectro do autismo, assim aprendendo melhor sobre aspectos do desenvolvimento infantil, as características cognitivas e emocionais dessas crianças, além de auxiliar o desenvolvimento de crianças que apresentem sintomas dentro do espectro autista, e dar a devida orientação aos pais das crianças envolvidas, informando-os sobre o autismo.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Clínica, Assis, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Clínica, Assis, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mesquita, Carolina [UNESP]Lima, Hanna [UNESP]Amaral, Henrique Uva do [UNESP]Caramori, João Fábio [UNESP]Giovannetti, Letícia [UNESP]Abrão, Jorge [UNESP]2017-01-02T15:40:02Z2017-01-02T15:40:02Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09401application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTQwMQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09650http://hdl.handle.net/11449/1469412013-09401-caramori.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T15:11:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146941Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:59:47.015436Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de intervenção com crianças com autismo |
title |
Uma proposta de intervenção com crianças com autismo |
spellingShingle |
Uma proposta de intervenção com crianças com autismo Mesquita, Carolina [UNESP] Autismo Brinquedoteca Lúdico |
title_short |
Uma proposta de intervenção com crianças com autismo |
title_full |
Uma proposta de intervenção com crianças com autismo |
title_fullStr |
Uma proposta de intervenção com crianças com autismo |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de intervenção com crianças com autismo |
title_sort |
Uma proposta de intervenção com crianças com autismo |
author |
Mesquita, Carolina [UNESP] |
author_facet |
Mesquita, Carolina [UNESP] Lima, Hanna [UNESP] Amaral, Henrique Uva do [UNESP] Caramori, João Fábio [UNESP] Giovannetti, Letícia [UNESP] Abrão, Jorge [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Hanna [UNESP] Amaral, Henrique Uva do [UNESP] Caramori, João Fábio [UNESP] Giovannetti, Letícia [UNESP] Abrão, Jorge [UNESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Carolina [UNESP] Lima, Hanna [UNESP] Amaral, Henrique Uva do [UNESP] Caramori, João Fábio [UNESP] Giovannetti, Letícia [UNESP] Abrão, Jorge [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Brinquedoteca Lúdico |
topic |
Autismo Brinquedoteca Lúdico |
description |
Oferecendo um ambiente lúdico que este trabalho busca favorecer o desenvolvimento da capacidade emocional das crianças autistas. Através de uma ótica psicanalítica, a brinquedoteca busca providenciar atividades interativas, criando um ambiente que possibilite a capacidade simbólica da criança ser favorecida, auxiliando seu amadurecimento emocional. O brincar oferecido à criança dentro deste quadro se torna então uma outra opção de expressão e elaboração de conteúdos subjetivos, assim podendo assim ter caráter terapêutico. Atualmente 12 crianças são beneficiadas pelo projeto, atendidas semanalmente por uma dupla de estagiários no decorrer do ano letivo de 2013, utilizando uma sala propícia às atividades sugeridas, contendo grande variedade de brinquedos, réplicas de instrumentos musicais, bonecas, carrinhos, maquetes de casa, blocos de montar, fantoches, entre outros. Dentro deste ambiente a criança se sente livre para escolher seus brinquedos preferidos, podendo o estagiário sugerir brincadeiras derivantes das iniciadas pelas crianças, abrindo um leque de maiores possibilidades do brincar com o intuito de instigar o desenvolvimento cognitivo e ampliar as formas singulares de expressão. Com o estagiário, a criança poderá ter a oportunidade de desenvolver melhor seus processos simbólicos, encontrando no lúdico a expressividade necessária para ampliar sua capacidade de comunicação e interação social, podendo decorrer deste trabalho uma função terapêutica. O projeto pode ser uma valiosa oportunidade para o aluno de psicologia pela vivência com crianças dentro do espectro do autismo, assim aprendendo melhor sobre aspectos do desenvolvimento infantil, as características cognitivas e emocionais dessas crianças, além de auxiliar o desenvolvimento de crianças que apresentem sintomas dentro do espectro autista, e dar a devida orientação aos pais das crianças envolvidas, informando-os sobre o autismo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:40:02Z 2017-01-02T15:40:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTQwMQ== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09650 http://hdl.handle.net/11449/146941 2013-09401-caramori.pdf |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTQwMQ== http://hdl.handle.net/11449/146941 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09650 2013-09401-caramori.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09401 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128733475766272 |