A experiência do professor médico com métodos ativos de ensino-aprendizagem: formação permanente e gestão como mediadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pio, Danielle Abdel Massih [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/149739
Resumo: Introdução: Escolas Médicas, como cenários operacionalizadores das diretrizes curriculares para cursos médicos, demandam interações responsáveis e reflexivas, entre professores, estudantes e gestores, sobre a ação educativa. Nessa perspectiva, constituem-se atores em contínua formação, localizando-se o professor e o estudante como protagonistas do processo ensino-aprendizagem inovador e transformador. Objetivos: Compreender o processo experiencial do professor médico com a formação profissional do estudante de Medicina de 1a e 2a séries e 5a e 6a séries do curso e elaborar um modelo teórico representativo dessa experiência. Método: Pesquisa qualitativa, conduzida na Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e realizada com professores médicos, atuantes no curso de graduação, critério para inclusão na pesquisa. Foram considerados, para a coleta dos dados, apenas os professores dos dois primeiros e dos dois últimos anos do curso, cenários distintos e em que predominam, respectivamente, a atenção primária e a hospitalar, caracterizados os primeiros pela integração entre os cursos de medicina e enfermagem no cenário de prática profissional. A saturação teórica se configurou mediante a análise da 19a entrevista, segundo os passos da Teoria Fundamentada nos Dados. Resultados: As categorias identificadas e as relações teóricas das ações e das interações que compõem a experiência do professor médico desdobram-se em quatro subprocessos: Aproximando-se: tornando-se professor em métodos ativos com experiências prévias diferentes e os desafios da necessidade de formação pedagógica para o desempenho do papel docente; Encontrando-se: a capacitação, a experiência e a motivação como facilitadores permanentes dos métodos ativos - a construção do papel docente associada ao aprender, ao fazer e à relação com o estudante; Desencontrando-se: falta de interesse, de capacitação, de experiência e heterogeneidade na condução como dificultadores do processo ensino-aprendizagem; Reencontrando-se: a gestão educacional como potencial alinhadora da formação docente. Mediante o realinhamento dos componentes que formaram esses subprocessos, pôde-se descobrir uma categoria designada central que os abarcasse, constituindo então o processo da experiência (modelo teórico), denominado: Entre aproximações, encontros, desencontros e reencontros do professor médico com métodos ativos de ensino-aprendizagem: formação permanente e gestão como mediadoras do desenvolvimento docente. À luz do Interacionismo Simbólico, identificaram-se os papéis dos processos educativos e da gestão educacional como espaços relacionais e componentes intervenientes simbólicos, representados pela necessidade de se manter e construir diálogos no cenário institucional. Cada professor, na dependência de seu perfil, pode vivenciar, no mesmo contexto, experiências que o vinculam ou afastam do modelo pedagógico proposto. A (re) construção dos significados para o trabalho advém da interação social. Nesse sentido, os espaços de desenvolvimento docente e de gestão educacional trazem o resgate e a garantia da formação docente e discente. Considerações finais: O modelo teórico abstraído da experiência permitiu aprofundar a compreensão dos subprocessos vivenciados pelos professores médicos. Sinaliza-se a necessidade de um olhar singular para a formação docente, baseando-se nas aproximações que os professores têm com os métodos pedagógicos. Articula-se a importância da cogestão dos processos, estabelecendo relação integral entre o programa de desenvolvimento docente e a gestão educacional.
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Objetivos: Compreender o processo experiencial do professor médico com a formação profissional do estudante de Medicina de 1a e 2a séries e 5a e 6a séries do curso e elaborar um modelo teórico representativo dessa experiência. Método: Pesquisa qualitativa, conduzida na Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e realizada com professores médicos, atuantes no curso de graduação, critério para inclusão na pesquisa. Foram considerados, para a coleta dos dados, apenas os professores dos dois primeiros e dos dois últimos anos do curso, cenários distintos e em que predominam, respectivamente, a atenção primária e a hospitalar, caracterizados os primeiros pela integração entre os cursos de medicina e enfermagem no cenário de prática profissional. A saturação teórica se configurou mediante a análise da 19a entrevista, segundo os passos da Teoria Fundamentada nos Dados. Resultados: As categorias identificadas e as relações teóricas das ações e das interações que compõem a experiência do professor médico desdobram-se em quatro subprocessos: Aproximando-se: tornando-se professor em métodos ativos com experiências prévias diferentes e os desafios da necessidade de formação pedagógica para o desempenho do papel docente; Encontrando-se: a capacitação, a experiência e a motivação como facilitadores permanentes dos métodos ativos - a construção do papel docente associada ao aprender, ao fazer e à relação com o estudante; Desencontrando-se: falta de interesse, de capacitação, de experiência e heterogeneidade na condução como dificultadores do processo ensino-aprendizagem; Reencontrando-se: a gestão educacional como potencial alinhadora da formação docente. Mediante o realinhamento dos componentes que formaram esses subprocessos, pôde-se descobrir uma categoria designada central que os abarcasse, constituindo então o processo da experiência (modelo teórico), denominado: Entre aproximações, encontros, desencontros e reencontros do professor médico com métodos ativos de ensino-aprendizagem: formação permanente e gestão como mediadoras do desenvolvimento docente. À luz do Interacionismo Simbólico, identificaram-se os papéis dos processos educativos e da gestão educacional como espaços relacionais e componentes intervenientes simbólicos, representados pela necessidade de se manter e construir diálogos no cenário institucional. Cada professor, na dependência de seu perfil, pode vivenciar, no mesmo contexto, experiências que o vinculam ou afastam do modelo pedagógico proposto. A (re) construção dos significados para o trabalho advém da interação social. Nesse sentido, os espaços de desenvolvimento docente e de gestão educacional trazem o resgate e a garantia da formação docente e discente. Considerações finais: O modelo teórico abstraído da experiência permitiu aprofundar a compreensão dos subprocessos vivenciados pelos professores médicos. Sinaliza-se a necessidade de um olhar singular para a formação docente, baseando-se nas aproximações que os professores têm com os métodos pedagógicos. Articula-se a importância da cogestão dos processos, estabelecendo relação integral entre o programa de desenvolvimento docente e a gestão educacional.Introduction: Medical Schools, as operationalizing sets for medical courses curriculum guidelines, demand responsible and reflexive interactions on the educational action among professors, students and managers. In this perspective, actors in continuous formation arise, and the professor and the student are the main characters in this innovative and transforming teaching-learning process. Objectives: Comprehend the experiencing process of the medical professor in the professional formation of the Medicine student from 1st, 2nd, 5th and 6th grades and create a theoretical model to represent this experience. Method: Qualitative research, carried out in Faculdade de Medicina de Marília (Famema), with medical professors who teach the graduation course, criterion for the inclusion in the research. Only professors who teach the first two years and the last two years of the course were considered in data collections, since these years are different scenarios where respectively predominate primary and hospital attention, and the first two years are characterized by the integration between Medicine and Nursing courses in the set of professional practice. Theoretical saturation was achieved through the analysis of the 19th interview, according to the steps of the Grounded Theory. Results: The categories that were identified and the theoretical relations between the actions and interactions that compose the experience of the medical professor fall into four sub-processes: Approaching: becoming a professor in active methods with different previous experiences and the challenges of the necessity of pedagogical formation for the performance of the role of the professor. Connecting (metting): capacitation, experience and motivation as permanent facilitators of the active methods – the construction of the role of the professor associated to learning, doing and to the relation between the professor and the student; Disconnecting: lack of interest, capacitation and experience, and heterogeneity in the conduction, as things that make the teaching-learning process difficult; Reconnecting: the educational management as a potential aligner in professor formation. Facing the realignment of the components that constituted these sub-processes, it is possible to find out a designated core category that is able to embrace them, constituting, then, the experience process (theoretical model), which is called: Among approaches, connections, disconnections and reconnections between medical professors and active methods for teaching and learning: continuous formation and management as mediators of teacher development. Under the light of the Symbolic Interactionism, it was possible to identify the roles of the educative processes and of the educational management as relational sets and symbolic intervenient components, which are represented by the necessity to keep and establish dialogues in the institutional scenario. Each professor, depending on their profile, may experience, in the same context, experiences that bring them together or keep them apart from the pedagogical method that is proposed. The (re)construction of the meanings for the work come from the social interaction. In this sense, the sets for teaching development and educational management recover and assure professor and student formation. Final considerations: The theoretical model taken form the experience made it possible to improve the comprehension of the sub-processes experienced by the medical professors. It is possible to realize the necessity of a singular glance at professor formation, based on their approach to the pedagogical methods. The importance of co-management of processes is articulated, establishing integral relation between the teaching development program and the educational management.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pio, Danielle Abdel Massih [UNESP]2017-03-15T17:05:48Z2017-03-15T17:05:48Z2017-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14973900088193533004064078P98872830844747190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-06T06:27:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149739Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-06T06:27:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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