Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193271 |
Resumo: | O ato de jogar surgiu junto com as primeiras as primeiras comunidades humanas, como atvidade de entretenimento diretamente ligada à ludicidade, que molda e é moldado por ritos sociais, sendo parte do processo natural de socialização que prepara a criança para lidar com os riscos que podem ser encontrados mais tarde, na vida adulta (Huizinga, 2000). A partr do surgimento da computação, o ato de jogar encontrou uma nova plataformade interação, na convergência com o suporte tecnológico eletrônico surge o jogo digital. Ampliaram-se as possibilidades do jogar com o surgimento de uma nova mídia imersiva e essencialmente interatva, possibilitando novas e mais intensas interações que os jogos analógicos. Uma ampliação que não apenas transporta os jogos para um ambiente informatzado, mas transcende as suas experiências. O objetvo desse artgo é discutr o papel social dessa nova mídia e entender a sua importância para o mercado da comunicação. Para isso será realizada uma refexão que perpassa autores clássicos como Marshall McLuhan, Raymond Williams e Pierre Bourdieu, observando como os jogos digitais se peculiarizam em relação às demais mídias. |
id |
UNSP_fc83f13535e7cf7e9c8ba818a414a842 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/193271 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicaçãoJogos digitaisTecnologia socialComunicaçãoO ato de jogar surgiu junto com as primeiras as primeiras comunidades humanas, como atvidade de entretenimento diretamente ligada à ludicidade, que molda e é moldado por ritos sociais, sendo parte do processo natural de socialização que prepara a criança para lidar com os riscos que podem ser encontrados mais tarde, na vida adulta (Huizinga, 2000). A partr do surgimento da computação, o ato de jogar encontrou uma nova plataformade interação, na convergência com o suporte tecnológico eletrônico surge o jogo digital. Ampliaram-se as possibilidades do jogar com o surgimento de uma nova mídia imersiva e essencialmente interatva, possibilitando novas e mais intensas interações que os jogos analógicos. Uma ampliação que não apenas transporta os jogos para um ambiente informatzado, mas transcende as suas experiências. O objetvo desse artgo é discutr o papel social dessa nova mídia e entender a sua importância para o mercado da comunicação. Para isso será realizada uma refexão que perpassa autores clássicos como Marshall McLuhan, Raymond Williams e Pierre Bourdieu, observando como os jogos digitais se peculiarizam em relação às demais mídias.Versão final do editorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"UNESP- FAACUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zambon, Pedro Santoro [UNESP]Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]2020-08-24T20:05:46Z2020-08-24T20:05:46Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdf978-85-99679-86-9http://hdl.handle.net/11449/193271413563629451149158497112785018730000-0002-4832-23380000-0001-8515-2457porMídia cidadã e movimentos sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:11:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193271Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-13T06:11:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação |
title |
Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação |
spellingShingle |
Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação Zambon, Pedro Santoro [UNESP] Jogos digitais Tecnologia social Comunicação |
title_short |
Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação |
title_full |
Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação |
title_fullStr |
Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação |
title_full_unstemmed |
Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação |
title_sort |
Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação |
author |
Zambon, Pedro Santoro [UNESP] |
author_facet |
Zambon, Pedro Santoro [UNESP] Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zambon, Pedro Santoro [UNESP] Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos digitais Tecnologia social Comunicação |
topic |
Jogos digitais Tecnologia social Comunicação |
description |
O ato de jogar surgiu junto com as primeiras as primeiras comunidades humanas, como atvidade de entretenimento diretamente ligada à ludicidade, que molda e é moldado por ritos sociais, sendo parte do processo natural de socialização que prepara a criança para lidar com os riscos que podem ser encontrados mais tarde, na vida adulta (Huizinga, 2000). A partr do surgimento da computação, o ato de jogar encontrou uma nova plataformade interação, na convergência com o suporte tecnológico eletrônico surge o jogo digital. Ampliaram-se as possibilidades do jogar com o surgimento de uma nova mídia imersiva e essencialmente interatva, possibilitando novas e mais intensas interações que os jogos analógicos. Uma ampliação que não apenas transporta os jogos para um ambiente informatzado, mas transcende as suas experiências. O objetvo desse artgo é discutr o papel social dessa nova mídia e entender a sua importância para o mercado da comunicação. Para isso será realizada uma refexão que perpassa autores clássicos como Marshall McLuhan, Raymond Williams e Pierre Bourdieu, observando como os jogos digitais se peculiarizam em relação às demais mídias. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-08-24T20:05:46Z 2020-08-24T20:05:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-99679-86-9 http://hdl.handle.net/11449/193271 4135636294511491 5849711278501873 0000-0002-4832-2338 0000-0001-8515-2457 |
identifier_str_mv |
978-85-99679-86-9 4135636294511491 5849711278501873 0000-0002-4832-2338 0000-0001-8515-2457 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/193271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mídia cidadã e movimentos sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusiva |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP- FAAC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP- FAAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792961810735824896 |