Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambon, Pedro Santoro [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193271
Resumo: O ato de jogar surgiu junto com as primeiras as primeiras comunidades humanas, como atvidade de entretenimento diretamente ligada à ludicidade, que molda e é moldado por ritos sociais, sendo parte do processo natural de socialização que prepara a criança para lidar com os riscos que podem ser encontrados mais tarde, na vida adulta (Huizinga, 2000). A partr do surgimento da computação, o ato de jogar encontrou uma nova plataformade interação, na convergência com o suporte tecnológico eletrônico surge o jogo digital. Ampliaram-se as possibilidades do jogar com o surgimento de uma nova mídia imersiva e essencialmente interatva, possibilitando novas e mais intensas interações que os jogos analógicos. Uma ampliação que não apenas transporta os jogos para um ambiente informatzado, mas transcende as suas experiências. O objetvo desse artgo é discutr o papel social dessa nova mídia e entender a sua importância para o mercado da comunicação. Para isso será realizada uma refexão que perpassa autores clássicos como Marshall McLuhan, Raymond Williams e Pierre Bourdieu, observando como os jogos digitais se peculiarizam em relação às demais mídias.
id UNSP_fc83f13535e7cf7e9c8ba818a414a842
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193271
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicaçãoJogos digitaisTecnologia socialComunicaçãoO ato de jogar surgiu junto com as primeiras as primeiras comunidades humanas, como atvidade de entretenimento diretamente ligada à ludicidade, que molda e é moldado por ritos sociais, sendo parte do processo natural de socialização que prepara a criança para lidar com os riscos que podem ser encontrados mais tarde, na vida adulta (Huizinga, 2000). A partr do surgimento da computação, o ato de jogar encontrou uma nova plataformade interação, na convergência com o suporte tecnológico eletrônico surge o jogo digital. Ampliaram-se as possibilidades do jogar com o surgimento de uma nova mídia imersiva e essencialmente interatva, possibilitando novas e mais intensas interações que os jogos analógicos. Uma ampliação que não apenas transporta os jogos para um ambiente informatzado, mas transcende as suas experiências. O objetvo desse artgo é discutr o papel social dessa nova mídia e entender a sua importância para o mercado da comunicação. Para isso será realizada uma refexão que perpassa autores clássicos como Marshall McLuhan, Raymond Williams e Pierre Bourdieu, observando como os jogos digitais se peculiarizam em relação às demais mídias.Versão final do editorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"UNESP- FAACUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zambon, Pedro Santoro [UNESP]Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]2020-08-24T20:05:46Z2020-08-24T20:05:46Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdf978-85-99679-86-9http://hdl.handle.net/11449/193271413563629451149158497112785018730000-0002-4832-23380000-0001-8515-2457porMídia cidadã e movimentos sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:11:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193271Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-13T06:11:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação
title Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação
spellingShingle Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação
Zambon, Pedro Santoro [UNESP]
Jogos digitais
Tecnologia social
Comunicação
title_short Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação
title_full Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação
title_fullStr Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação
title_full_unstemmed Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação
title_sort Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação
author Zambon, Pedro Santoro [UNESP]
author_facet Zambon, Pedro Santoro [UNESP]
Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zambon, Pedro Santoro [UNESP]
Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos digitais
Tecnologia social
Comunicação
topic Jogos digitais
Tecnologia social
Comunicação
description O ato de jogar surgiu junto com as primeiras as primeiras comunidades humanas, como atvidade de entretenimento diretamente ligada à ludicidade, que molda e é moldado por ritos sociais, sendo parte do processo natural de socialização que prepara a criança para lidar com os riscos que podem ser encontrados mais tarde, na vida adulta (Huizinga, 2000). A partr do surgimento da computação, o ato de jogar encontrou uma nova plataformade interação, na convergência com o suporte tecnológico eletrônico surge o jogo digital. Ampliaram-se as possibilidades do jogar com o surgimento de uma nova mídia imersiva e essencialmente interatva, possibilitando novas e mais intensas interações que os jogos analógicos. Uma ampliação que não apenas transporta os jogos para um ambiente informatzado, mas transcende as suas experiências. O objetvo desse artgo é discutr o papel social dessa nova mídia e entender a sua importância para o mercado da comunicação. Para isso será realizada uma refexão que perpassa autores clássicos como Marshall McLuhan, Raymond Williams e Pierre Bourdieu, observando como os jogos digitais se peculiarizam em relação às demais mídias.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-24T20:05:46Z
2020-08-24T20:05:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-99679-86-9
http://hdl.handle.net/11449/193271
4135636294511491
5849711278501873
0000-0002-4832-2338
0000-0001-8515-2457
identifier_str_mv 978-85-99679-86-9
4135636294511491
5849711278501873
0000-0002-4832-2338
0000-0001-8515-2457
url http://hdl.handle.net/11449/193271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mídia cidadã e movimentos sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusiva
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP- FAAC
publisher.none.fl_str_mv UNESP- FAAC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792961810735824896