Saberes profissionais de professores e gestores de escolas de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Raiza Fernandes Bessa [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nono, Maévi Anabel [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141645
Resumo: Por meio desta pesquisa objetivou-se investigar saberes que profissionais de Educação Infantil possuem a respeito de leis e documentos publicados no Brasil, desde 1980, voltados para essa etapa da Educação Básica. Entende-se por profissionais tanto professores quanto gestores que trabalham em creches e pré-escolas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa desenvolvido no período 2012-2013. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores(as) e 6 gestoras que atuavam em creches e pré-escolas de 10 municípios e que frequentaram curso de Difusão de Conhecimento, via Plataforma TelEduc, no qual os dados foram coletados por meio de questionários, depoimentos em fóruns de discussão e portfólios. Os dados foram analisados a partir de focos de análise estabelecidos com base nos objetivos da pesquisa. Assim, os focos foram: 1) saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre legislação, 2) saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre documentos, 3) fontes de aquisição dos saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre leis e documentos e 4) interferência de tais saberes na constituição das identidades dos profissionais de Educação Infantil e em suas práticas. Os principais resultados obtidos sugerem que os sujeitos possuem saberes sobre leis e documentos relativos a Educação Infantil publicados nas últimas décadas no Brasil, mas com algumas lacunas importantes em tais saberes, as quais podem interferir nas práticas que desenvolvem com as crianças pequenas e na construção de sua identidade como profissional desta etapa da Educação Básica. Espera-se, por meio da pesquisa, oferecer subsídios para formulação de projetos e práticas de formação continuada de profissionais de Educação Infantil.
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