Saberes profissionais de professores e gestores de escolas de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141645 |
Resumo: | Por meio desta pesquisa objetivou-se investigar saberes que profissionais de Educação Infantil possuem a respeito de leis e documentos publicados no Brasil, desde 1980, voltados para essa etapa da Educação Básica. Entende-se por profissionais tanto professores quanto gestores que trabalham em creches e pré-escolas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa desenvolvido no período 2012-2013. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores(as) e 6 gestoras que atuavam em creches e pré-escolas de 10 municípios e que frequentaram curso de Difusão de Conhecimento, via Plataforma TelEduc, no qual os dados foram coletados por meio de questionários, depoimentos em fóruns de discussão e portfólios. Os dados foram analisados a partir de focos de análise estabelecidos com base nos objetivos da pesquisa. Assim, os focos foram: 1) saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre legislação, 2) saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre documentos, 3) fontes de aquisição dos saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre leis e documentos e 4) interferência de tais saberes na constituição das identidades dos profissionais de Educação Infantil e em suas práticas. Os principais resultados obtidos sugerem que os sujeitos possuem saberes sobre leis e documentos relativos a Educação Infantil publicados nas últimas décadas no Brasil, mas com algumas lacunas importantes em tais saberes, as quais podem interferir nas práticas que desenvolvem com as crianças pequenas e na construção de sua identidade como profissional desta etapa da Educação Básica. Espera-se, por meio da pesquisa, oferecer subsídios para formulação de projetos e práticas de formação continuada de profissionais de Educação Infantil. |
id |
UNSP_fd7e76153261fb533a44f2f987e49ea1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141645 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Saberes profissionais de professores e gestores de escolas de educação infantilPor meio desta pesquisa objetivou-se investigar saberes que profissionais de Educação Infantil possuem a respeito de leis e documentos publicados no Brasil, desde 1980, voltados para essa etapa da Educação Básica. Entende-se por profissionais tanto professores quanto gestores que trabalham em creches e pré-escolas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa desenvolvido no período 2012-2013. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores(as) e 6 gestoras que atuavam em creches e pré-escolas de 10 municípios e que frequentaram curso de Difusão de Conhecimento, via Plataforma TelEduc, no qual os dados foram coletados por meio de questionários, depoimentos em fóruns de discussão e portfólios. Os dados foram analisados a partir de focos de análise estabelecidos com base nos objetivos da pesquisa. Assim, os focos foram: 1) saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre legislação, 2) saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre documentos, 3) fontes de aquisição dos saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre leis e documentos e 4) interferência de tais saberes na constituição das identidades dos profissionais de Educação Infantil e em suas práticas. Os principais resultados obtidos sugerem que os sujeitos possuem saberes sobre leis e documentos relativos a Educação Infantil publicados nas últimas décadas no Brasil, mas com algumas lacunas importantes em tais saberes, as quais podem interferir nas práticas que desenvolvem com as crianças pequenas e na construção de sua identidade como profissional desta etapa da Educação Básica. Espera-se, por meio da pesquisa, oferecer subsídios para formulação de projetos e práticas de formação continuada de profissionais de Educação Infantil.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Raiza Fernandes Bessa [UNESP]Nono, Maévi Anabel [UNESP]2016-07-19T12:59:52Z2016-07-19T12:59:52Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6151-6163application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6151-61632357-7819http://hdl.handle.net/11449/141645ISSN2357-7819-2014-6151-6163.pdf8634997953885976porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:22:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141645Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:47:12.906747Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes profissionais de professores e gestores de escolas de educação infantil |
title |
Saberes profissionais de professores e gestores de escolas de educação infantil |
spellingShingle |
Saberes profissionais de professores e gestores de escolas de educação infantil Oliveira, Raiza Fernandes Bessa [UNESP] |
title_short |
Saberes profissionais de professores e gestores de escolas de educação infantil |
title_full |
Saberes profissionais de professores e gestores de escolas de educação infantil |
title_fullStr |
Saberes profissionais de professores e gestores de escolas de educação infantil |
title_full_unstemmed |
Saberes profissionais de professores e gestores de escolas de educação infantil |
title_sort |
Saberes profissionais de professores e gestores de escolas de educação infantil |
author |
Oliveira, Raiza Fernandes Bessa [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Raiza Fernandes Bessa [UNESP] Nono, Maévi Anabel [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Nono, Maévi Anabel [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Raiza Fernandes Bessa [UNESP] Nono, Maévi Anabel [UNESP] |
description |
Por meio desta pesquisa objetivou-se investigar saberes que profissionais de Educação Infantil possuem a respeito de leis e documentos publicados no Brasil, desde 1980, voltados para essa etapa da Educação Básica. Entende-se por profissionais tanto professores quanto gestores que trabalham em creches e pré-escolas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa desenvolvido no período 2012-2013. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores(as) e 6 gestoras que atuavam em creches e pré-escolas de 10 municípios e que frequentaram curso de Difusão de Conhecimento, via Plataforma TelEduc, no qual os dados foram coletados por meio de questionários, depoimentos em fóruns de discussão e portfólios. Os dados foram analisados a partir de focos de análise estabelecidos com base nos objetivos da pesquisa. Assim, os focos foram: 1) saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre legislação, 2) saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre documentos, 3) fontes de aquisição dos saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre leis e documentos e 4) interferência de tais saberes na constituição das identidades dos profissionais de Educação Infantil e em suas práticas. Os principais resultados obtidos sugerem que os sujeitos possuem saberes sobre leis e documentos relativos a Educação Infantil publicados nas últimas décadas no Brasil, mas com algumas lacunas importantes em tais saberes, as quais podem interferir nas práticas que desenvolvem com as crianças pequenas e na construção de sua identidade como profissional desta etapa da Educação Básica. Espera-se, por meio da pesquisa, oferecer subsídios para formulação de projetos e práticas de formação continuada de profissionais de Educação Infantil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:52Z 2016-07-19T12:59:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6151-6163 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141645 ISSN2357-7819-2014-6151-6163.pdf 8634997953885976 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141645 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6151-6163 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-6151-6163.pdf 8634997953885976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6151-6163 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129118188863488 |