A relação de fluência e compreensão leitora em estudantes do ensino fundamental II: elaboração de critérios de risco para a dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victorio, Renata Pires Sena de Assumpção
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255292
Resumo: Aprender a ler é um ato complexo que envolve habilidades cognitivo-linguísticas que se aprimoram ao longo da vida e no decorrer da escolaridade. Compreender o desenvolvimento das habilidades leitoras em pré-adolescentes e adolescentes é fundamental, para que os estudantes com transtornos de aprendizagem de leitura sejam monitorados, identificados e encaminhados para a rede de saúde. O objetivo deste estudo foi analisar a relação de fluência e compreensão leitora em estudantes dos anos finais do ensino fundamental, e elaborar critérios de risco para dislexia a partir da aplicação de instrumentos de rastreio padronizados para este segmento educacional. Participaram do estudo 206 estudantes matriculados no Ensino Fundamental II, divididos em GI (6 o ano); GII (7o ano); GIII (8o ano); GIV (9o ano). Na primeira fase do estudo foram aplicados instrumentos coletivos de avaliação de processos de leitura e de compreensão leitora, sendo os estudantes com dificuldades de leitura selecionados para avaliação de leitura oral, na fase individual. Os resultados do estudo evidenciaram uma evolução das habilidades leitoras com o avanço da escolaridade. Fluência e compreensão de leitura se correlacionaram positivamente e moderadamente, porém, observou-se um enfraquecimento desta correção no decorrer do ensino fundamental II. Os estudantes classificados como de alto risco para dislexia, na fase coletiva, também apresentaram desempenho inferior nas provas de compreensão leitora em relação outros grupos de risco. Os critérios de risco elaborados neste estudo destacaram estudantes com perfis fonológicos, visuais e mistos (fonológicos e visuais) de dificuldades de leitura, um achado que pode favorecer a investigação clínica de subtipos de dislexia, uma literatura ainda tão escassa no Brasil. Este estudo faz um alerta para a importância do monitoramento da habilidade de leitura em estudantes dos anos finais do ensino fundamental, bem como a necessidade de mais estudos científicos neste segmento educacional.
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spelling A relação de fluência e compreensão leitora em estudantes do ensino fundamental II: elaboração de critérios de risco para a dislexiaThe relationship between fluency and reading comprehension in middle school students: development of risk criterias for dyslexiaEnsino fundamental IIFluência de leituraCompreensão de leituraDislexiaMiddle schoolReading fluencyReading comprehensionDyslexia subtypesAprender a ler é um ato complexo que envolve habilidades cognitivo-linguísticas que se aprimoram ao longo da vida e no decorrer da escolaridade. Compreender o desenvolvimento das habilidades leitoras em pré-adolescentes e adolescentes é fundamental, para que os estudantes com transtornos de aprendizagem de leitura sejam monitorados, identificados e encaminhados para a rede de saúde. O objetivo deste estudo foi analisar a relação de fluência e compreensão leitora em estudantes dos anos finais do ensino fundamental, e elaborar critérios de risco para dislexia a partir da aplicação de instrumentos de rastreio padronizados para este segmento educacional. Participaram do estudo 206 estudantes matriculados no Ensino Fundamental II, divididos em GI (6 o ano); GII (7o ano); GIII (8o ano); GIV (9o ano). Na primeira fase do estudo foram aplicados instrumentos coletivos de avaliação de processos de leitura e de compreensão leitora, sendo os estudantes com dificuldades de leitura selecionados para avaliação de leitura oral, na fase individual. Os resultados do estudo evidenciaram uma evolução das habilidades leitoras com o avanço da escolaridade. Fluência e compreensão de leitura se correlacionaram positivamente e moderadamente, porém, observou-se um enfraquecimento desta correção no decorrer do ensino fundamental II. Os estudantes classificados como de alto risco para dislexia, na fase coletiva, também apresentaram desempenho inferior nas provas de compreensão leitora em relação outros grupos de risco. Os critérios de risco elaborados neste estudo destacaram estudantes com perfis fonológicos, visuais e mistos (fonológicos e visuais) de dificuldades de leitura, um achado que pode favorecer a investigação clínica de subtipos de dislexia, uma literatura ainda tão escassa no Brasil. Este estudo faz um alerta para a importância do monitoramento da habilidade de leitura em estudantes dos anos finais do ensino fundamental, bem como a necessidade de mais estudos científicos neste segmento educacional.Learning to read is a complex act that involves cognitive-linguistic skills that improve throughout life and throughout schooling. Understanding the development of reading skills in pre-adolescents and adolescents is essential, so that students with reading learning disorders are monitored, identified and referred to the health network. The objective of this study was to analyze the relationship between fluency and reading comprehension in students in the final years of elementary school, and to develop risk criteria for dyslexia based on the application of standardized screening instruments for this educational segment. Participated in the study 206 students enrolled in middle school, divided into GI (6th year); GII (7th year); GIII (8th year); GIV (9th year). In the first phase of the study, collective instruments to evaluate reading processes and reading comprehension were applied, with students with reading difficulties being selected for oral reading evaluation, in the individual phase. The results of the study showed an evolution in reading skills as schooling progressed. Fluency and reading comprehension were positively and moderately correlated, however, a weakening of this correction was observed during middle school. Students classified as high risk for dyslexia, in the collective phase, also showed lower performance in reading comprehension tests compared to other risk groups. The risk criteria developed in this study highlighted students with phonological, visual and mixed (phonological and visual) profiles of reading difficulties, a finding that can contribute to the clinical investigation of subtypes of dyslexia, a literature that is still so scarce in Brazil. This study highlights the importance of monitoring reading skills in students in the middle school, as well as the need for more scientific studies in this educational segment.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Germano, Giseli Donadon [UNESP]Victorio, Renata Pires Sena de Assumpção2024-04-23T13:59:03Z2024-04-23T13:59:03Z2024-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVICTORIO, Renata Pires Sena de Assumpção. A relação de fluência e compreensão leitora em estudantes do ensino fundamental II: elaboração de critérios de risco para a dislexia. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25529233004110045P727789165805026990000-0002-4234-5889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T18:07:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255292Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T18:07:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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