A formação lúdica e o cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Maria Appolinário da [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/131826
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851803.pdf
Resumo: Com a globalização, a sociedade ainda não deixou de privilegiar o saber em detrimento de outras ações, a competição está cada vez mais sendo valorizada, seguindo os moldes do capitalismo e essas questões estão acima da importância da formação humana fazendo com que o lúdico seja desvalorizado. Este pensamento tem entrado nas séries iniciais, fazendo com que cada vez mais os alunos se afastem do brincar e dediquem-se aos conteúdos. Esta situação torna-se ainda mais agravante quando pensamos que os professores muitas vezes não tem em sua formação saberes que contemplem tal ato, fazendo com que eles tenham uma visão pejorativa sobre o brincar, tendo até medo de utilizá-lo nas salas de aula ou já estabelecendo no início do primeiro ano que o interesse maior neste momento não é mais o brincar e sim a leitura e a escrita. Diante do exposto, pretendemos entender como o brincar está presente na vida escolar de crianças do 1º ano do Ciclo 1 e qual a importância do brincar para a sua formação humana. O estudo foi embasado teoricamente em autores que trabalham com a questão do brincar. Aplicou-se questionários com graduandos em Licenciatura Plena em Pedagogia e com professores que lecionavam no primeiro ano do Ciclo I em escolas da Rede Municipal de Rio Claro. Pesquisou-se 03 escolas participando de aulas durante três dias, observando suas práticas na questão do brincar
id UNSP_fdede4b82b3e0a59048275a55becbcfc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/131826
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação lúdica e o cotidiano escolarEnsino fundamentalBrincadeirasProfessoresAtividades criativas na sala de aulaCom a globalização, a sociedade ainda não deixou de privilegiar o saber em detrimento de outras ações, a competição está cada vez mais sendo valorizada, seguindo os moldes do capitalismo e essas questões estão acima da importância da formação humana fazendo com que o lúdico seja desvalorizado. Este pensamento tem entrado nas séries iniciais, fazendo com que cada vez mais os alunos se afastem do brincar e dediquem-se aos conteúdos. Esta situação torna-se ainda mais agravante quando pensamos que os professores muitas vezes não tem em sua formação saberes que contemplem tal ato, fazendo com que eles tenham uma visão pejorativa sobre o brincar, tendo até medo de utilizá-lo nas salas de aula ou já estabelecendo no início do primeiro ano que o interesse maior neste momento não é mais o brincar e sim a leitura e a escrita. Diante do exposto, pretendemos entender como o brincar está presente na vida escolar de crianças do 1º ano do Ciclo 1 e qual a importância do brincar para a sua formação humana. O estudo foi embasado teoricamente em autores que trabalham com a questão do brincar. Aplicou-se questionários com graduandos em Licenciatura Plena em Pedagogia e com professores que lecionavam no primeiro ano do Ciclo I em escolas da Rede Municipal de Rio Claro. Pesquisou-se 03 escolas participando de aulas durante três dias, observando suas práticas na questão do brincarUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Camila Maria Appolinário da [UNESP]2015-12-10T14:07:46Z2015-12-10T14:07:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 f.application/pdfSILVA, Camila Maria Appolinário da. A formação lúdica e o cotidiano escolar. 2015. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/131826000851803http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851803.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-15T06:17:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131826Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:47:16.551843Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação lúdica e o cotidiano escolar
title A formação lúdica e o cotidiano escolar
spellingShingle A formação lúdica e o cotidiano escolar
Silva, Camila Maria Appolinário da [UNESP]
Ensino fundamental
Brincadeiras
Professores
Atividades criativas na sala de aula
title_short A formação lúdica e o cotidiano escolar
title_full A formação lúdica e o cotidiano escolar
title_fullStr A formação lúdica e o cotidiano escolar
title_full_unstemmed A formação lúdica e o cotidiano escolar
title_sort A formação lúdica e o cotidiano escolar
author Silva, Camila Maria Appolinário da [UNESP]
author_facet Silva, Camila Maria Appolinário da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Maria Appolinário da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Brincadeiras
Professores
Atividades criativas na sala de aula
topic Ensino fundamental
Brincadeiras
Professores
Atividades criativas na sala de aula
description Com a globalização, a sociedade ainda não deixou de privilegiar o saber em detrimento de outras ações, a competição está cada vez mais sendo valorizada, seguindo os moldes do capitalismo e essas questões estão acima da importância da formação humana fazendo com que o lúdico seja desvalorizado. Este pensamento tem entrado nas séries iniciais, fazendo com que cada vez mais os alunos se afastem do brincar e dediquem-se aos conteúdos. Esta situação torna-se ainda mais agravante quando pensamos que os professores muitas vezes não tem em sua formação saberes que contemplem tal ato, fazendo com que eles tenham uma visão pejorativa sobre o brincar, tendo até medo de utilizá-lo nas salas de aula ou já estabelecendo no início do primeiro ano que o interesse maior neste momento não é mais o brincar e sim a leitura e a escrita. Diante do exposto, pretendemos entender como o brincar está presente na vida escolar de crianças do 1º ano do Ciclo 1 e qual a importância do brincar para a sua formação humana. O estudo foi embasado teoricamente em autores que trabalham com a questão do brincar. Aplicou-se questionários com graduandos em Licenciatura Plena em Pedagogia e com professores que lecionavam no primeiro ano do Ciclo I em escolas da Rede Municipal de Rio Claro. Pesquisou-se 03 escolas participando de aulas durante três dias, observando suas práticas na questão do brincar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10T14:07:46Z
2015-12-10T14:07:46Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Camila Maria Appolinário da. A formação lúdica e o cotidiano escolar. 2015. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/131826
000851803
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851803.pdf
identifier_str_mv SILVA, Camila Maria Appolinário da. A formação lúdica e o cotidiano escolar. 2015. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000851803
url http://hdl.handle.net/11449/131826
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851803.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128858280427520