A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Andréia da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/99809
Resumo: Este texto apresenta a trajetória de uma educadora de adultos e possibilita a reflexão acerca da escrita e de sua importância humanizadora. Visto que a educadora analisada é a autora deste texto, o enfoque de análise reside nas minhas vivências como educadora de adultos do período de 2002 a 2003, com o objetivo de analisar minha trajetória no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e que elementos envolveram meu processo formativo e constituíram minhas atuais concepções de escrita e alfabetização. Inserido neste objetivo, analiso que concepções de escrita estavam implícitas – ou explícitas – em minhas proposições de ações de escrita às educandas. Por ação de escrita denomino os escritos das educandas realizados segundo minhas proposições em sala de aula. A pesquisa, de caráter qualitativo, tem base na análise documental, a partir de semanários e anotações de aula, assim como a produção escrita de três educandas selecionadas para a participação nas análises. Os documentos foram analisados a partir das considerações relativas às concepções de texto, escrita e linguagem; envolvem, também, o modo de materializar discursivamente o objeto de investigação e de constituição do sujeito do discurso. Dessa perspectiva, as facetas entre a educadora e a pesquisadora, a partir da análise da configuração textual, se constituem em complementaridade. Os resultados obtidos identificam três momentos de ação com as educandas, sendo: 1) Prática por modelos “eficazes” de alfabetização – alfabetização das educandas por meio dos modos como vivenciei a alfabetização no meu ensino de 1º grau e de como aprendi a alfabetizar no meu curso de Formação de Professores; 2) Didatização da alfabetização – momento em que, diante da dificuldade em alfabetizar as educandas, recorri ao material didático Coleção Viver, Aprender;...
id UNSP_fea10993563113e11aadb8a4e1761cb6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/99809
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quêAlfabetizaçãoAlfabetização de adultosEducação de adultosProfessores alfabetizadores - FormaçãoAdults educationTeachers formationLiteracyEste texto apresenta a trajetória de uma educadora de adultos e possibilita a reflexão acerca da escrita e de sua importância humanizadora. Visto que a educadora analisada é a autora deste texto, o enfoque de análise reside nas minhas vivências como educadora de adultos do período de 2002 a 2003, com o objetivo de analisar minha trajetória no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e que elementos envolveram meu processo formativo e constituíram minhas atuais concepções de escrita e alfabetização. Inserido neste objetivo, analiso que concepções de escrita estavam implícitas – ou explícitas – em minhas proposições de ações de escrita às educandas. Por ação de escrita denomino os escritos das educandas realizados segundo minhas proposições em sala de aula. A pesquisa, de caráter qualitativo, tem base na análise documental, a partir de semanários e anotações de aula, assim como a produção escrita de três educandas selecionadas para a participação nas análises. Os documentos foram analisados a partir das considerações relativas às concepções de texto, escrita e linguagem; envolvem, também, o modo de materializar discursivamente o objeto de investigação e de constituição do sujeito do discurso. Dessa perspectiva, as facetas entre a educadora e a pesquisadora, a partir da análise da configuração textual, se constituem em complementaridade. Os resultados obtidos identificam três momentos de ação com as educandas, sendo: 1) Prática por modelos “eficazes” de alfabetização – alfabetização das educandas por meio dos modos como vivenciei a alfabetização no meu ensino de 1º grau e de como aprendi a alfabetizar no meu curso de Formação de Professores; 2) Didatização da alfabetização – momento em que, diante da dificuldade em alfabetizar as educandas, recorri ao material didático Coleção Viver, Aprender;...This text presents an adults teacher trajectory and the discussion about writing and your human importance. Since the educator considered is the author of this text, the focus of analysis is on my experiences as an adults teacher in the period of 2002 to 2003, with the objective of analyzing my trajectory in the Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) and the elements involved on the mine formative process and formed my current conceptions of write and literacy. Set this objective analyze concepts of writing were explicit or implied – in the mine propositions of shares write to pupils. By action of write are denominate the writings of pupils performed according propositions in my classroom. The research, qualitative in nature, is based on document analysis, from weeklies and notes from class and the written production of three pupils selected for participation in the analysis. The documents were reviewed from considerations relating to concepts of text, write and language; involve, also, how to materializate the discourse. From this perspective, the facets between the teacher and researcher, in the textual configuration are constitute in complementarity. The results identify three moments of action with the pupils, where: 1) practice models for effective literacy of pupils with the modes I lived the literacy in my primary school and learned how to literacy in my Teacher Formation Course; 2) The didactic of literacy -time when with the difficulty to literacy the pupils recoursed to the didactic material Coleção Viver, Aprender; 3) Production of texts- when based on the denominate Project, I used the production of texts to teach the write.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Andréia da Silva [UNESP]2014-06-11T19:30:21Z2014-06-11T19:30:21Z2008-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis103 f. : il.application/pdfPEREIRA, Andréia da Silva. A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê. 2008. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/99809000544306pereira_as_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-26T06:09:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99809Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-26T06:09:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê
title A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê
spellingShingle A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê
Pereira, Andréia da Silva [UNESP]
Alfabetização
Alfabetização de adultos
Educação de adultos
Professores alfabetizadores - Formação
Adults education
Teachers formation
Literacy
title_short A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê
title_full A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê
title_fullStr A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê
title_full_unstemmed A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê
title_sort A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê
author Pereira, Andréia da Silva [UNESP]
author_facet Pereira, Andréia da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Andréia da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Alfabetização de adultos
Educação de adultos
Professores alfabetizadores - Formação
Adults education
Teachers formation
Literacy
topic Alfabetização
Alfabetização de adultos
Educação de adultos
Professores alfabetizadores - Formação
Adults education
Teachers formation
Literacy
description Este texto apresenta a trajetória de uma educadora de adultos e possibilita a reflexão acerca da escrita e de sua importância humanizadora. Visto que a educadora analisada é a autora deste texto, o enfoque de análise reside nas minhas vivências como educadora de adultos do período de 2002 a 2003, com o objetivo de analisar minha trajetória no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e que elementos envolveram meu processo formativo e constituíram minhas atuais concepções de escrita e alfabetização. Inserido neste objetivo, analiso que concepções de escrita estavam implícitas – ou explícitas – em minhas proposições de ações de escrita às educandas. Por ação de escrita denomino os escritos das educandas realizados segundo minhas proposições em sala de aula. A pesquisa, de caráter qualitativo, tem base na análise documental, a partir de semanários e anotações de aula, assim como a produção escrita de três educandas selecionadas para a participação nas análises. Os documentos foram analisados a partir das considerações relativas às concepções de texto, escrita e linguagem; envolvem, também, o modo de materializar discursivamente o objeto de investigação e de constituição do sujeito do discurso. Dessa perspectiva, as facetas entre a educadora e a pesquisadora, a partir da análise da configuração textual, se constituem em complementaridade. Os resultados obtidos identificam três momentos de ação com as educandas, sendo: 1) Prática por modelos “eficazes” de alfabetização – alfabetização das educandas por meio dos modos como vivenciei a alfabetização no meu ensino de 1º grau e de como aprendi a alfabetizar no meu curso de Formação de Professores; 2) Didatização da alfabetização – momento em que, diante da dificuldade em alfabetizar as educandas, recorri ao material didático Coleção Viver, Aprender;...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-12
2014-06-11T19:30:21Z
2014-06-11T19:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Andréia da Silva. A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê. 2008. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/99809
000544306
pereira_as_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv PEREIRA, Andréia da Silva. A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê. 2008. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
000544306
pereira_as_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/99809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965071894380544