Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, Maurício Aparecido
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1255
Resumo: Este trabalho vinculou-se à linha de pesquisa intitulada “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, da Universidade do Oeste Paulista, buscando compreender as concepções e práticas dos professores de Geografia a partir do Currículo por Competências. Passados mais de dez anos da implantação da atual proposta do Currículo por Competências nas Escolas Técnica Estaduais, no Ensino Médio do Centro Paula Souza, considerou-se necessário a análise e reflexão de como os agentes, no caso os professores, apropriaram-se da proposta e como concretizam-na no contexto da sala de aula. Assim, configurou-se como problemática da pesquisa: de que forma, os docentes de Geografia que atuam no Ensino Médio do Centro Paula Souza concebem e viabilizam o currículo por competências, na sua prática pedagógica? Para tanto, definiu-se como objetivo geral analisar e compreender as concepções e práticas dos professores de Geografia do Centro Paula Souza da Região de Presidente Prudente na implementação do Currículo por Competências no Ensino Médio. O trabalho constituiu-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos: questionários, entrevistas semiestruturadas e observação da ação docente em sala de aula, além da análise documental da Proposta do Currículo por Competências do Centro Paula Souza para o Ensino Médio, na disciplina de Geografia. Os sujeitos participantes foram cinco professores, os quais faziam parte de quatro escolas de Ensino Médio e de Educação Profissional do Centro Paula Souza, sendo: duas escolas em Presidente Prudente, uma em Presidente Venceslau e uma em Teodoro Sampaio. A análise dos dados coletados ocorreu com base na Análise de Conteúdo de Bardin, em que foram definidas cinco categorias: Concepções dos docentes sobre competências, Abordagem dos conteúdos de Geografia, Proposições e procedimentos metodológicos, Práticas avaliativas e Limites e possibilidades do professor no ensino de Geografia por competências. O resultado da pesquisa mostrou que os professores apresentaram dificuldades na compreensão do que seja o ensino por competências. No entanto, percebeu-se também que com práticas inovadoras, em consonância com uma aprendizagem significativa na abordagem dos conteúdos, no uso de metodologias ativas e avaliações diagnóstica, contínua e inclusiva, contribuíram para uma prática de ensino por competências de qualidade.
id UOES_30d154c1a7c5270e3e6f51e685bc29f6
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1255
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino MédioSkills curriculum: analysis of conceptions and practices of high school Geography teachersCurrículo por competênciasAção docenteProfessor de geografiaEnsino médioSkills curriculumTeaching actionGeography teacherHigh schoolCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho vinculou-se à linha de pesquisa intitulada “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, da Universidade do Oeste Paulista, buscando compreender as concepções e práticas dos professores de Geografia a partir do Currículo por Competências. Passados mais de dez anos da implantação da atual proposta do Currículo por Competências nas Escolas Técnica Estaduais, no Ensino Médio do Centro Paula Souza, considerou-se necessário a análise e reflexão de como os agentes, no caso os professores, apropriaram-se da proposta e como concretizam-na no contexto da sala de aula. Assim, configurou-se como problemática da pesquisa: de que forma, os docentes de Geografia que atuam no Ensino Médio do Centro Paula Souza concebem e viabilizam o currículo por competências, na sua prática pedagógica? Para tanto, definiu-se como objetivo geral analisar e compreender as concepções e práticas dos professores de Geografia do Centro Paula Souza da Região de Presidente Prudente na implementação do Currículo por Competências no Ensino Médio. O trabalho constituiu-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos: questionários, entrevistas semiestruturadas e observação da ação docente em sala de aula, além da análise documental da Proposta do Currículo por Competências do Centro Paula Souza para o Ensino Médio, na disciplina de Geografia. Os sujeitos participantes foram cinco professores, os quais faziam parte de quatro escolas de Ensino Médio e de Educação Profissional do Centro Paula Souza, sendo: duas escolas em Presidente Prudente, uma em Presidente Venceslau e uma em Teodoro Sampaio. A análise dos dados coletados ocorreu com base na Análise de Conteúdo de Bardin, em que foram definidas cinco categorias: Concepções dos docentes sobre competências, Abordagem dos conteúdos de Geografia, Proposições e procedimentos metodológicos, Práticas avaliativas e Limites e possibilidades do professor no ensino de Geografia por competências. O resultado da pesquisa mostrou que os professores apresentaram dificuldades na compreensão do que seja o ensino por competências. No entanto, percebeu-se também que com práticas inovadoras, em consonância com uma aprendizagem significativa na abordagem dos conteúdos, no uso de metodologias ativas e avaliações diagnóstica, contínua e inclusiva, contribuíram para uma prática de ensino por competências de qualidade.This work was linked to the research line entitled “Training and action of the teaching professional and educational practices”, of the Graduate Program in Education - Master, University of Oeste Paulista, seeking to understand the conceptions and practices of Geography teachers from the Competency Curriculum. The current proposal for the Skills Curriculum was implemented in the Technical Schools, at the Paula Souza Center High School from 2007. After ten years of its implementation, it is considered necessary to analyze and reflect on how the agents, in this case, the teachers appropriated the proposal and how they materialize it in the context of the classroom. Thus, it is configured as a research problem: how do the Geography teachers who work at the Paula Souza Center High School conceive and enable the curriculum by skills in their pedagogical practice? Therefore, it was defined as a general objective to analyze and understand the conceptions and practices of the geography teachers at the Paula Souza Center of the Presidente Prudente Region in the implementation of the High School Competency Curriculum. The work is constituted by a qualitative research, adopting as methodological procedures: questionnaires, semi-structured interviews and observation of the teaching, besides the documentary analysis of the Curriculum Proposal by the Center of Skills Paula Souza for the High School, in the Geography discipline. The participants are five teachers, who are part of four high schools and Vocational Education Paula Souza Center: two schools in Presidente Prudente, one in Presidente Venceslau and one in Teodoro Sampaio. The analysis of the collected data was based on Bardin's Content Analysis, in which five categories were defined: Teachers' conceptions of competences, Geography content approach, Methodological propositions and procedures, Evaluative practices and Teacher's limits and possibilities. Geography by competences. The result of the research showed that teachers had difficulties in understanding what is teaching by competences. However, it was also noticed that with innovative practices, in line with a significant learning approach to the contents, the use of active methodologies and continuous, inclusive diagnostic assessments, contributed to a teaching practice by quality competences.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoGebran, Raimunda Abouhttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364Fürkotter, Monicahttps://orcid.org/0000-0003-3479-5289http://lattes.cnpq.br/6825695450465603Constantino, Paulo Roberto Pradohttp://lattes.cnpq.br/8435853599892598MONTEIRO, Maurício Aparecido2020-06-05T13:14:33Z2019-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTEIRO, Maurício Aparecido. Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1255porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2020-06-06T04:00:22Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2020-06-06T04:00:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio
Skills curriculum: analysis of conceptions and practices of high school Geography teachers
title Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio
spellingShingle Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio
MONTEIRO, Maurício Aparecido
Currículo por competências
Ação docente
Professor de geografia
Ensino médio
Skills curriculum
Teaching action
Geography teacher
High school
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio
title_full Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio
title_fullStr Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio
title_full_unstemmed Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio
title_sort Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio
author MONTEIRO, Maurício Aparecido
author_facet MONTEIRO, Maurício Aparecido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gebran, Raimunda Abou
http://lattes.cnpq.br/9159647879596364
Fürkotter, Monica
https://orcid.org/0000-0003-3479-5289
http://lattes.cnpq.br/6825695450465603
Constantino, Paulo Roberto Prado
http://lattes.cnpq.br/8435853599892598
dc.contributor.author.fl_str_mv MONTEIRO, Maurício Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo por competências
Ação docente
Professor de geografia
Ensino médio
Skills curriculum
Teaching action
Geography teacher
High school
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Currículo por competências
Ação docente
Professor de geografia
Ensino médio
Skills curriculum
Teaching action
Geography teacher
High school
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho vinculou-se à linha de pesquisa intitulada “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, da Universidade do Oeste Paulista, buscando compreender as concepções e práticas dos professores de Geografia a partir do Currículo por Competências. Passados mais de dez anos da implantação da atual proposta do Currículo por Competências nas Escolas Técnica Estaduais, no Ensino Médio do Centro Paula Souza, considerou-se necessário a análise e reflexão de como os agentes, no caso os professores, apropriaram-se da proposta e como concretizam-na no contexto da sala de aula. Assim, configurou-se como problemática da pesquisa: de que forma, os docentes de Geografia que atuam no Ensino Médio do Centro Paula Souza concebem e viabilizam o currículo por competências, na sua prática pedagógica? Para tanto, definiu-se como objetivo geral analisar e compreender as concepções e práticas dos professores de Geografia do Centro Paula Souza da Região de Presidente Prudente na implementação do Currículo por Competências no Ensino Médio. O trabalho constituiu-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos: questionários, entrevistas semiestruturadas e observação da ação docente em sala de aula, além da análise documental da Proposta do Currículo por Competências do Centro Paula Souza para o Ensino Médio, na disciplina de Geografia. Os sujeitos participantes foram cinco professores, os quais faziam parte de quatro escolas de Ensino Médio e de Educação Profissional do Centro Paula Souza, sendo: duas escolas em Presidente Prudente, uma em Presidente Venceslau e uma em Teodoro Sampaio. A análise dos dados coletados ocorreu com base na Análise de Conteúdo de Bardin, em que foram definidas cinco categorias: Concepções dos docentes sobre competências, Abordagem dos conteúdos de Geografia, Proposições e procedimentos metodológicos, Práticas avaliativas e Limites e possibilidades do professor no ensino de Geografia por competências. O resultado da pesquisa mostrou que os professores apresentaram dificuldades na compreensão do que seja o ensino por competências. No entanto, percebeu-se também que com práticas inovadoras, em consonância com uma aprendizagem significativa na abordagem dos conteúdos, no uso de metodologias ativas e avaliações diagnóstica, contínua e inclusiva, contribuíram para uma prática de ensino por competências de qualidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29
2020-06-05T13:14:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTEIRO, Maurício Aparecido. Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1255
identifier_str_mv MONTEIRO, Maurício Aparecido. Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306041083133952