Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1255 |
Resumo: | Este trabalho vinculou-se à linha de pesquisa intitulada “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, da Universidade do Oeste Paulista, buscando compreender as concepções e práticas dos professores de Geografia a partir do Currículo por Competências. Passados mais de dez anos da implantação da atual proposta do Currículo por Competências nas Escolas Técnica Estaduais, no Ensino Médio do Centro Paula Souza, considerou-se necessário a análise e reflexão de como os agentes, no caso os professores, apropriaram-se da proposta e como concretizam-na no contexto da sala de aula. Assim, configurou-se como problemática da pesquisa: de que forma, os docentes de Geografia que atuam no Ensino Médio do Centro Paula Souza concebem e viabilizam o currículo por competências, na sua prática pedagógica? Para tanto, definiu-se como objetivo geral analisar e compreender as concepções e práticas dos professores de Geografia do Centro Paula Souza da Região de Presidente Prudente na implementação do Currículo por Competências no Ensino Médio. O trabalho constituiu-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos: questionários, entrevistas semiestruturadas e observação da ação docente em sala de aula, além da análise documental da Proposta do Currículo por Competências do Centro Paula Souza para o Ensino Médio, na disciplina de Geografia. Os sujeitos participantes foram cinco professores, os quais faziam parte de quatro escolas de Ensino Médio e de Educação Profissional do Centro Paula Souza, sendo: duas escolas em Presidente Prudente, uma em Presidente Venceslau e uma em Teodoro Sampaio. A análise dos dados coletados ocorreu com base na Análise de Conteúdo de Bardin, em que foram definidas cinco categorias: Concepções dos docentes sobre competências, Abordagem dos conteúdos de Geografia, Proposições e procedimentos metodológicos, Práticas avaliativas e Limites e possibilidades do professor no ensino de Geografia por competências. O resultado da pesquisa mostrou que os professores apresentaram dificuldades na compreensão do que seja o ensino por competências. No entanto, percebeu-se também que com práticas inovadoras, em consonância com uma aprendizagem significativa na abordagem dos conteúdos, no uso de metodologias ativas e avaliações diagnóstica, contínua e inclusiva, contribuíram para uma prática de ensino por competências de qualidade. |
id |
UOES_30d154c1a7c5270e3e6f51e685bc29f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1255 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino MédioSkills curriculum: analysis of conceptions and practices of high school Geography teachersCurrículo por competênciasAção docenteProfessor de geografiaEnsino médioSkills curriculumTeaching actionGeography teacherHigh schoolCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho vinculou-se à linha de pesquisa intitulada “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, da Universidade do Oeste Paulista, buscando compreender as concepções e práticas dos professores de Geografia a partir do Currículo por Competências. Passados mais de dez anos da implantação da atual proposta do Currículo por Competências nas Escolas Técnica Estaduais, no Ensino Médio do Centro Paula Souza, considerou-se necessário a análise e reflexão de como os agentes, no caso os professores, apropriaram-se da proposta e como concretizam-na no contexto da sala de aula. Assim, configurou-se como problemática da pesquisa: de que forma, os docentes de Geografia que atuam no Ensino Médio do Centro Paula Souza concebem e viabilizam o currículo por competências, na sua prática pedagógica? Para tanto, definiu-se como objetivo geral analisar e compreender as concepções e práticas dos professores de Geografia do Centro Paula Souza da Região de Presidente Prudente na implementação do Currículo por Competências no Ensino Médio. O trabalho constituiu-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos: questionários, entrevistas semiestruturadas e observação da ação docente em sala de aula, além da análise documental da Proposta do Currículo por Competências do Centro Paula Souza para o Ensino Médio, na disciplina de Geografia. Os sujeitos participantes foram cinco professores, os quais faziam parte de quatro escolas de Ensino Médio e de Educação Profissional do Centro Paula Souza, sendo: duas escolas em Presidente Prudente, uma em Presidente Venceslau e uma em Teodoro Sampaio. A análise dos dados coletados ocorreu com base na Análise de Conteúdo de Bardin, em que foram definidas cinco categorias: Concepções dos docentes sobre competências, Abordagem dos conteúdos de Geografia, Proposições e procedimentos metodológicos, Práticas avaliativas e Limites e possibilidades do professor no ensino de Geografia por competências. O resultado da pesquisa mostrou que os professores apresentaram dificuldades na compreensão do que seja o ensino por competências. No entanto, percebeu-se também que com práticas inovadoras, em consonância com uma aprendizagem significativa na abordagem dos conteúdos, no uso de metodologias ativas e avaliações diagnóstica, contínua e inclusiva, contribuíram para uma prática de ensino por competências de qualidade.This work was linked to the research line entitled “Training and action of the teaching professional and educational practices”, of the Graduate Program in Education - Master, University of Oeste Paulista, seeking to understand the conceptions and practices of Geography teachers from the Competency Curriculum. The current proposal for the Skills Curriculum was implemented in the Technical Schools, at the Paula Souza Center High School from 2007. After ten years of its implementation, it is considered necessary to analyze and reflect on how the agents, in this case, the teachers appropriated the proposal and how they materialize it in the context of the classroom. Thus, it is configured as a research problem: how do the Geography teachers who work at the Paula Souza Center High School conceive and enable the curriculum by skills in their pedagogical practice? Therefore, it was defined as a general objective to analyze and understand the conceptions and practices of the geography teachers at the Paula Souza Center of the Presidente Prudente Region in the implementation of the High School Competency Curriculum. The work is constituted by a qualitative research, adopting as methodological procedures: questionnaires, semi-structured interviews and observation of the teaching, besides the documentary analysis of the Curriculum Proposal by the Center of Skills Paula Souza for the High School, in the Geography discipline. The participants are five teachers, who are part of four high schools and Vocational Education Paula Souza Center: two schools in Presidente Prudente, one in Presidente Venceslau and one in Teodoro Sampaio. The analysis of the collected data was based on Bardin's Content Analysis, in which five categories were defined: Teachers' conceptions of competences, Geography content approach, Methodological propositions and procedures, Evaluative practices and Teacher's limits and possibilities. Geography by competences. The result of the research showed that teachers had difficulties in understanding what is teaching by competences. However, it was also noticed that with innovative practices, in line with a significant learning approach to the contents, the use of active methodologies and continuous, inclusive diagnostic assessments, contributed to a teaching practice by quality competences.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoGebran, Raimunda Abouhttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364Fürkotter, Monicahttps://orcid.org/0000-0003-3479-5289http://lattes.cnpq.br/6825695450465603Constantino, Paulo Roberto Pradohttp://lattes.cnpq.br/8435853599892598MONTEIRO, Maurício Aparecido2020-06-05T13:14:33Z2019-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTEIRO, Maurício Aparecido. Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1255porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2020-06-06T04:00:22Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2020-06-06T04:00:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio Skills curriculum: analysis of conceptions and practices of high school Geography teachers |
title |
Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio |
spellingShingle |
Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio MONTEIRO, Maurício Aparecido Currículo por competências Ação docente Professor de geografia Ensino médio Skills curriculum Teaching action Geography teacher High school CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio |
title_full |
Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio |
title_fullStr |
Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio |
title_sort |
Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio |
author |
MONTEIRO, Maurício Aparecido |
author_facet |
MONTEIRO, Maurício Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gebran, Raimunda Abou http://lattes.cnpq.br/9159647879596364 Fürkotter, Monica https://orcid.org/0000-0003-3479-5289 http://lattes.cnpq.br/6825695450465603 Constantino, Paulo Roberto Prado http://lattes.cnpq.br/8435853599892598 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MONTEIRO, Maurício Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo por competências Ação docente Professor de geografia Ensino médio Skills curriculum Teaching action Geography teacher High school CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Currículo por competências Ação docente Professor de geografia Ensino médio Skills curriculum Teaching action Geography teacher High school CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho vinculou-se à linha de pesquisa intitulada “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, da Universidade do Oeste Paulista, buscando compreender as concepções e práticas dos professores de Geografia a partir do Currículo por Competências. Passados mais de dez anos da implantação da atual proposta do Currículo por Competências nas Escolas Técnica Estaduais, no Ensino Médio do Centro Paula Souza, considerou-se necessário a análise e reflexão de como os agentes, no caso os professores, apropriaram-se da proposta e como concretizam-na no contexto da sala de aula. Assim, configurou-se como problemática da pesquisa: de que forma, os docentes de Geografia que atuam no Ensino Médio do Centro Paula Souza concebem e viabilizam o currículo por competências, na sua prática pedagógica? Para tanto, definiu-se como objetivo geral analisar e compreender as concepções e práticas dos professores de Geografia do Centro Paula Souza da Região de Presidente Prudente na implementação do Currículo por Competências no Ensino Médio. O trabalho constituiu-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos: questionários, entrevistas semiestruturadas e observação da ação docente em sala de aula, além da análise documental da Proposta do Currículo por Competências do Centro Paula Souza para o Ensino Médio, na disciplina de Geografia. Os sujeitos participantes foram cinco professores, os quais faziam parte de quatro escolas de Ensino Médio e de Educação Profissional do Centro Paula Souza, sendo: duas escolas em Presidente Prudente, uma em Presidente Venceslau e uma em Teodoro Sampaio. A análise dos dados coletados ocorreu com base na Análise de Conteúdo de Bardin, em que foram definidas cinco categorias: Concepções dos docentes sobre competências, Abordagem dos conteúdos de Geografia, Proposições e procedimentos metodológicos, Práticas avaliativas e Limites e possibilidades do professor no ensino de Geografia por competências. O resultado da pesquisa mostrou que os professores apresentaram dificuldades na compreensão do que seja o ensino por competências. No entanto, percebeu-se também que com práticas inovadoras, em consonância com uma aprendizagem significativa na abordagem dos conteúdos, no uso de metodologias ativas e avaliações diagnóstica, contínua e inclusiva, contribuíram para uma prática de ensino por competências de qualidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-29 2020-06-05T13:14:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONTEIRO, Maurício Aparecido. Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019. http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1255 |
identifier_str_mv |
MONTEIRO, Maurício Aparecido. Currículo por competências: análise das concepções e práticas de professores de Geografia do Ensino Médio. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Mestrado em Educação Brasil UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Mestrado em Educação Brasil UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1800306041083133952 |