A tecnologia de informação e comunicação e grupos de discussão para produção de textos dissertativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1282 |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa em Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, na Universidade do Oeste Paulista. Objetivou investigar e analisar as influências das tecnologias da informação e comunicação e grupos de discussão no desenvolvimento e produção de textos dissertativos. Nossos argumentos se embasaram em estudos de teóricos como Freire (2014), Moran (2005), Almeida (2005), Marcushi (2014), Koch (2013). Nesta pesquisa observamos um grupo de 06 (seis) estudantes de um curso particular de redação, com idades entre 18 (dezoito) e 25 (vinte e cinco) anos. Os dados foram coletados combinando-se questionários, discussão em grupo com observação participante, utilizando os dispositivos tecnológicos (internet, vídeos e tecnologia móvel) e análise dos textos dissertativos produzidos. A metodologia adotada foi qualitativa, e percorreu cinco momentos distintos. No primeiro, os estudantes responderam um questionário sobre o uso e a familiaridade dos estudantes com as tecnologias, que tinha como finalidade realizar um diagnóstico inicial. Esta informação ajudou a orientar a adoção das ferramentas pedagógicas pertinentes ao grupo. Em um segundo momento, houve a primeira produção textual dissertativa dos estudantes. No terceiro momento aconteceu a discussão de grupo com a utilização dos dispositivos tecnológicos sobre o tema proposto na dissertação final. No quarto momento foram coletadas as últimas produções temáticas, a fim de efetuar uma avaliação comparativa entre a primeira e a última produção. No quinto momento aplicamos o questionário final, no qual verificamos a percepção dos estudantes referente ao próprio desenvolvimento textual. Para análise dos resultados criaram-se as seguintes categorias: 1. mudança de linguagem para a norma culta da língua; 2. a aprendizagem colaborativa; 3. o desenvolvimento do pensamento crítico; 4. indícios de autoria textual. Conclui-se ao final que, o grupo de discussão auxiliou na aprendizagem colaborativa, proporcionando mais argumentos aos autores do texto. No desenvolvimento do pensamento crítico ficou evidente que o grupo de discussão aliado a tecnologia fez com que o aluno mostrasse conhecimento em seu texto sobre o que estava dizendo; a quem estava dizendo; as estratégias de dizer e se colocasse como autor do texto. |
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A tecnologia de informação e comunicação e grupos de discussão para produção de textos dissertativosThe Information Technology and Communication and discussion groups for the production of texts dissertativosEscritaTexto DissertativoTecnologia de informação e comunicaçãoGrupo de discussãoWritingArgumentative textInformation technology and communicationGroup discussionCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa em Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, na Universidade do Oeste Paulista. Objetivou investigar e analisar as influências das tecnologias da informação e comunicação e grupos de discussão no desenvolvimento e produção de textos dissertativos. Nossos argumentos se embasaram em estudos de teóricos como Freire (2014), Moran (2005), Almeida (2005), Marcushi (2014), Koch (2013). Nesta pesquisa observamos um grupo de 06 (seis) estudantes de um curso particular de redação, com idades entre 18 (dezoito) e 25 (vinte e cinco) anos. Os dados foram coletados combinando-se questionários, discussão em grupo com observação participante, utilizando os dispositivos tecnológicos (internet, vídeos e tecnologia móvel) e análise dos textos dissertativos produzidos. A metodologia adotada foi qualitativa, e percorreu cinco momentos distintos. No primeiro, os estudantes responderam um questionário sobre o uso e a familiaridade dos estudantes com as tecnologias, que tinha como finalidade realizar um diagnóstico inicial. Esta informação ajudou a orientar a adoção das ferramentas pedagógicas pertinentes ao grupo. Em um segundo momento, houve a primeira produção textual dissertativa dos estudantes. No terceiro momento aconteceu a discussão de grupo com a utilização dos dispositivos tecnológicos sobre o tema proposto na dissertação final. No quarto momento foram coletadas as últimas produções temáticas, a fim de efetuar uma avaliação comparativa entre a primeira e a última produção. No quinto momento aplicamos o questionário final, no qual verificamos a percepção dos estudantes referente ao próprio desenvolvimento textual. Para análise dos resultados criaram-se as seguintes categorias: 1. mudança de linguagem para a norma culta da língua; 2. a aprendizagem colaborativa; 3. o desenvolvimento do pensamento crítico; 4. indícios de autoria textual. Conclui-se ao final que, o grupo de discussão auxiliou na aprendizagem colaborativa, proporcionando mais argumentos aos autores do texto. No desenvolvimento do pensamento crítico ficou evidente que o grupo de discussão aliado a tecnologia fez com que o aluno mostrasse conhecimento em seu texto sobre o que estava dizendo; a quem estava dizendo; as estratégias de dizer e se colocasse como autor do texto.This work was developed in the Master's Program in Education, in the search line in the Teacher Training and Teaching Professional Practice at the University of West Paulista. Aimed to investigate and analyze the influence of information and communication technologies and discussion groups in the development and production dissertativos texts. Our arguments are embasaram in theoretical studies as Freire (2014), Moran (2005), Almeida (2005), Marcushi (2014), Koch (2013). In this research we observed a group of 06 (six) students of a particular course of writing, aged 18 (eighteen) and 25 (twenty five) years. Data were collected combining questionnaires, group discussion with participant observation, using technological devices (internet, video and mobile technology) and analysis of texts produced dissertativos. The methodology was qualitative, and ran five different times. In the first, students answered a questionnaire on the use and familiarity of students with the technologies, which aimed to make an initial diagnosis. This information helped guide the adoption of pedagogical tools relevant to the group. In a second stage, there was the first textual production dissertation students. In the third moment came the group discussion with the use of technological devices on the topic proposed in the final dissertation. In the fourth time the latest thematic productions were collected in order to make a comparative evaluation between the first and last production. In the fifth time we applied the final questionnaire, in which we see the perception of the students regarding the own textual development. For analysis of the results were created in the following categories: 1. change language for the cultural norms of the language; 2. collaborative learning; 3. the development of critical thinking; 4. evidence of textual authorship. It was concluded at the end that the discussion group assisted in the collaborative learning, providing more arguments to the text's authors. The development of critical thinking became clear that the discussion group allied technology has made the student show knowledge in his statement on what he was saying; who was saying; the strategies to say and stand as author of the text.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoGitahy, Raquel Rosan ChristinoCV: http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Terçariol, Adriana Aparecida de Limahttp://lattes.cnpq.br/2550466423628629Ribeiro, Sandra Fogaça RosaFernandez, Artemisa Piai Silva de2020-07-29T15:16:45Z2015-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDEZ, Artemisa Piai Silva de. A tecnologia de informação e comunicação e grupos de discussão para produção de textos dissertativos. 2015. 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