Cálculo nos anos iniciais do ensino fundamental: dúvidas e expectativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benites, Mikelli Cristina Pacito
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/837
Resumo: O ensino da Matemática tem se tornado objeto de reflexão constante entre os estudiosos e pesquisadores sobre o assunto. Grande parte das pesquisas e dos estudos realizados sobre o tema tem revelado que a grande dificuldade dos alunos está em relacionar o que lhe é ensinado na escola com o que é necessário para o enfrentamento das dificuldades no seu cotidiano. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (BRASIL,1997) abordam o tema apresentando uma nova perspectiva de ensino baseada no conhecimento significativo, sugerindo procedimentos que, trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, venham favorecer a compreensão dos conceitos matemáticos e, em específico, o trabalho com o cálculo mental e a estimativa. No presente estudo, buscou-se investigar os procedimentos adotados pelo docente para o ensino do cálculo mental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Presidente Prudente. A pesquisa foi desenvolvida dentro da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com professores procurando obter informações sobre como se dá o ensino e aprendizagem do cálculo mental, além de análise de documentos oficiais, diários e registros feitos no caderno pelo aluno. Os dados qualitativos obtidos foram tratados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin (2008) que envolve a interpretação do significado das mensagens tendo como parâmetro o referencial teórico levantado sobre o assunto.
id UOES_9d9c94499e95db36fc5f9f7c976c7600
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/837
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Cálculo nos anos iniciais do ensino fundamental: dúvidas e expectativaCalculus in the initial years of elementary education: doubts and expectationCálculo mentalensino e aprendizagemaprendizagem significativaensino da matemáticaMental CalculusTeaching and LearningMeaningful LearningTeaching of MathematicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO ensino da Matemática tem se tornado objeto de reflexão constante entre os estudiosos e pesquisadores sobre o assunto. Grande parte das pesquisas e dos estudos realizados sobre o tema tem revelado que a grande dificuldade dos alunos está em relacionar o que lhe é ensinado na escola com o que é necessário para o enfrentamento das dificuldades no seu cotidiano. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (BRASIL,1997) abordam o tema apresentando uma nova perspectiva de ensino baseada no conhecimento significativo, sugerindo procedimentos que, trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, venham favorecer a compreensão dos conceitos matemáticos e, em específico, o trabalho com o cálculo mental e a estimativa. No presente estudo, buscou-se investigar os procedimentos adotados pelo docente para o ensino do cálculo mental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Presidente Prudente. A pesquisa foi desenvolvida dentro da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com professores procurando obter informações sobre como se dá o ensino e aprendizagem do cálculo mental, além de análise de documentos oficiais, diários e registros feitos no caderno pelo aluno. Os dados qualitativos obtidos foram tratados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin (2008) que envolve a interpretação do significado das mensagens tendo como parâmetro o referencial teórico levantado sobre o assunto.The teaching of mathematics has become the subject of constant discussion among students and researchers. Most of the researches and studies on the subject has revealed that the major difficulty is related to what is taught to students in the school and what is needed to confront the difficulties in their daily routine. The parameters for a national mathematics curriculum (BRAZIL, 1997) approach the issue by presenting a new perspective on teaching based on the significant knowledge, suggesting procedures that were done in the early years of elementary school that promote understanding of mathematical concepts and particularly the mental calculus and estimate. In this study, it aims to investigate the procedures adopted by the professor for teaching mental calculus in the early years of elementary school. The study was developed in the early years of elementary school in a public school in Presidente Prudente. The research was developed within a qualitative approach in the ethnographic case study, involving literature, documentary and field researches. Data collection was conducted through interviews with teachers looking for information on how is the teaching and learning of mental calculus, and analysis of official documents, diaries and records written in the student s notebook by the students. The qualitative data were collected in the content analysis proposed by Bardin (2008) which involves the interpretation of the messages having as parameter the theoretical reference on the subject.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoScheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Barros, Helena Faria deCPF:14746921849http://lattes.cnpq.br/8095414243459190Miotto, Wanda DarinCPF:96924080863http://lattes.cnpq.br/5631086726872120Benites, Mikelli Cristina Pacito2016-07-18T17:54:15Z2011-10-132011-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBENITES, Mikelli Cristina Pacito. Calculus in the initial years of elementary education: doubts and expectation. 2011. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/837porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:03:00Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Cálculo nos anos iniciais do ensino fundamental: dúvidas e expectativa
Calculus in the initial years of elementary education: doubts and expectation
title Cálculo nos anos iniciais do ensino fundamental: dúvidas e expectativa
spellingShingle Cálculo nos anos iniciais do ensino fundamental: dúvidas e expectativa
Benites, Mikelli Cristina Pacito
Cálculo mental
ensino e aprendizagem
aprendizagem significativa
ensino da matemática
Mental Calculus
Teaching and Learning
Meaningful Learning
Teaching of Mathematics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Cálculo nos anos iniciais do ensino fundamental: dúvidas e expectativa
title_full Cálculo nos anos iniciais do ensino fundamental: dúvidas e expectativa
title_fullStr Cálculo nos anos iniciais do ensino fundamental: dúvidas e expectativa
title_full_unstemmed Cálculo nos anos iniciais do ensino fundamental: dúvidas e expectativa
title_sort Cálculo nos anos iniciais do ensino fundamental: dúvidas e expectativa
author Benites, Mikelli Cristina Pacito
author_facet Benites, Mikelli Cristina Pacito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
Barros, Helena Faria de
CPF:14746921849
http://lattes.cnpq.br/8095414243459190
Miotto, Wanda Darin
CPF:96924080863
http://lattes.cnpq.br/5631086726872120
dc.contributor.author.fl_str_mv Benites, Mikelli Cristina Pacito
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo mental
ensino e aprendizagem
aprendizagem significativa
ensino da matemática
Mental Calculus
Teaching and Learning
Meaningful Learning
Teaching of Mathematics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Cálculo mental
ensino e aprendizagem
aprendizagem significativa
ensino da matemática
Mental Calculus
Teaching and Learning
Meaningful Learning
Teaching of Mathematics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O ensino da Matemática tem se tornado objeto de reflexão constante entre os estudiosos e pesquisadores sobre o assunto. Grande parte das pesquisas e dos estudos realizados sobre o tema tem revelado que a grande dificuldade dos alunos está em relacionar o que lhe é ensinado na escola com o que é necessário para o enfrentamento das dificuldades no seu cotidiano. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (BRASIL,1997) abordam o tema apresentando uma nova perspectiva de ensino baseada no conhecimento significativo, sugerindo procedimentos que, trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, venham favorecer a compreensão dos conceitos matemáticos e, em específico, o trabalho com o cálculo mental e a estimativa. No presente estudo, buscou-se investigar os procedimentos adotados pelo docente para o ensino do cálculo mental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Presidente Prudente. A pesquisa foi desenvolvida dentro da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com professores procurando obter informações sobre como se dá o ensino e aprendizagem do cálculo mental, além de análise de documentos oficiais, diários e registros feitos no caderno pelo aluno. Os dados qualitativos obtidos foram tratados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin (2008) que envolve a interpretação do significado das mensagens tendo como parâmetro o referencial teórico levantado sobre o assunto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-13
2011-06-22
2016-07-18T17:54:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BENITES, Mikelli Cristina Pacito. Calculus in the initial years of elementary education: doubts and expectation. 2011. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/837
identifier_str_mv BENITES, Mikelli Cristina Pacito. Calculus in the initial years of elementary education: doubts and expectation. 2011. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159216451584