UEPS no ensino de frações nos anos iniciais: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Huf, Viviane Barbosa de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Huf, Samuel Francisco, Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10617
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática a respeito da adoção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no ensino de frações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  Diante disso, investiga-se, o que artigos científicos mostram quanto ao ensino de frações nos Anos Iniciai e se as UEPS são adotadas nesse contexto. A fim de atender ao objetivo e responder a problemática realizou-se uma revisão sistemática da literatura, tendo como base a Methodi Ordinatio, que permite ordenar as publicações por relevância. As buscas dos artigos foram realizadas nas bases de dados, Portal de Periódicos da CAPES, Web of Science, Scielo e Scopus, da qual foram considerados para análise os dez artigos mais relevantes. Os resultados apontam carência de trabalhos científicos que discutam o ensino de frações nos Anos Iniciais e a inexistência de trabalhos que adotam as UEPS nesse contexto a partir dos resultados das bases consultadas.
id UFPA-7_a6ca88d7a07793d55d88c27dd44aec95
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10617
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling UEPS no ensino de frações nos anos iniciais: uma revisão sistemáticaPMUT in the teaching of fractions in the early years: a systematic revieweducação básica; ensino e aprendizagem; aprendizagem significativabasic education; teaching and learning; meaningful learningO presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática a respeito da adoção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no ensino de frações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  Diante disso, investiga-se, o que artigos científicos mostram quanto ao ensino de frações nos Anos Iniciai e se as UEPS são adotadas nesse contexto. A fim de atender ao objetivo e responder a problemática realizou-se uma revisão sistemática da literatura, tendo como base a Methodi Ordinatio, que permite ordenar as publicações por relevância. As buscas dos artigos foram realizadas nas bases de dados, Portal de Periódicos da CAPES, Web of Science, Scielo e Scopus, da qual foram considerados para análise os dez artigos mais relevantes. Os resultados apontam carência de trabalhos científicos que discutam o ensino de frações nos Anos Iniciais e a inexistência de trabalhos que adotam as UEPS nesse contexto a partir dos resultados das bases consultadas.This article aims to present a systematic review regarding the adoption of Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) in the teaching of fractions in the Early Years of Elementary School. Therefore, it is investigated what scientific articles show about the teaching of fractions in the Initial Years and whether PMTUs are adopted in this context. In order to meet the objective and answer the problem, a systematic literature review was carried out, based on the Methodi Ordinatio, which allows ordering publications by relevance. Searches for articles were carried out in the databases, CAPES Journal Portal, Web of Science, Scielo and Scopus, from which the ten most relevant articles were considered for analysis. The results point to a lack of scientific works that discuss the teaching of fractions in the Initial Years and the inexistence of works that adopt the PMTU in this context, based on the results of the consulted databases.Universidade Federal do ParáCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil - Código de Financiamento 001Souza Huf, Viviane Barbosa deHuf, Samuel FranciscoPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1061710.18542/amazrecm.v17i39.10617Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 92-107Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 92-1072317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10617/8150/*ref*/AUSUBEL, D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. 2003. Tradução do original The acquisition and retention of know ledge (2000)./*ref*/BRAATHEN, P. C. Aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem de Química. Revista eixo, v. 1, n. 1, p. 63-69, 2012./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, DF, 2017/*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998./*ref*/CARDOSO, P.; MAMEDE, E. Dificuldades em ensinar frações no 1. º Ciclo do Ensino Básico. Rev & Educ, p. 1-5, 2017./*ref*/DA PONTE, J.; QUARESMA, M; PEREIRA, J. M; BAPTISTA, M. O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. Bolema, v. 30, n. 56, p. 868–891, 2016./*ref*/DE FIGUEIREDO, J. V; DE MOURA, E. M; DE ARAUJO, J. M. O ensino de frações mediado por jogos de aprendizagem: uma proposta para o ensino. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 6, n. 2, p. 259-272, 2018./*ref*/FELCHER, C. D. O. La enseñanza de los números racionales por medio de actividades de indagación e investigación: buscando desarrollar el pensamiento. Gondola?: Ensenanza Aprendizaje de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 236–250, 2018./*ref*/FLORES, C.; MACHADO, R. Práticas matemáticas inscritas em cadernos escolares: o caso das frações. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 2, 2020./*ref*/FLÔRES, M. V.; BISOGNIN, V. Os significados dos números racionais: um olhar a partir do livro didático. VIDYA, v. 40, n. 1, p. 29-43, 2020./*ref*/GATTI, B.A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. & Soc. v. 31, n. 113, p. 1355-1379, dez. 2010./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002./*ref*/HUF, V. B. S. Resolução de problemas em matemática visando uma aprendizagem significativa na formação inicial de professores pedagogos: reconhecendo e superando dificuldades. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná./*ref*/LANDIM, E. Análise praxeológica da abordagem de frações em um livro didático do 4o ano do ensino fundamental. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 5, 2019./*ref*/LOPES, A. F.; SILVA, S. A. F. DA. Movimento formativo de professores dos anos iniciais sobre fração: o inteiro. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020./*ref*/MAKUCH, F. D. B.; MARTINS, M. A. O uso do PhET Simulations no ensino de frações. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018./*ref*/MOREIRA, M. A. Unidades de enseñanza potencialmente significativas – UEPS, Aprendizagem Significativa em Revista, v 1, n. 2, 2011./*ref*/MOREIRA, M. A. ¿Al afinal, qué es aprendizaje siginificativo? Qurriculum: revista de teoría, investigación y práctica educativa. La Laguna, Espanha. Nº. 25, 2012./*ref*/NUNES, T.; CAMPOS, T. M. M.; MAGINA, S.; BRYANT, P. Educação Matemática: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005./*ref*/PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L; RESENDE, L. M. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, v. 105, n. 3, p. 2109-2135, 2015./*ref*/STELZER, F. et al. El conocimiento de las fracciones. Una revisión de su relación con factores cognitivos TT - Fraction Knowledge. Interdisciplinaria, v. 36, n. 2, p. 185–201, 2019./*ref*/VIEIRA, E. D. S.; SILVA, A. J. N. DA. Dominó fracionário: uso do material didático para o ensino de frações. Mundo Livre, v. 6, n. 1, p. 134–146, 2020./*ref*/ZEFERINO, L. C. Desenvolvimento do Pensamento Teórico de Professores dos Anos Iniciais sobre Frações. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 2, 2020.Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-11T13:11:18Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10617Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2022-01-11T13:11:18Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv UEPS no ensino de frações nos anos iniciais: uma revisão sistemática
PMUT in the teaching of fractions in the early years: a systematic review
title UEPS no ensino de frações nos anos iniciais: uma revisão sistemática
spellingShingle UEPS no ensino de frações nos anos iniciais: uma revisão sistemática
Souza Huf, Viviane Barbosa de
educação básica; ensino e aprendizagem; aprendizagem significativa
basic education; teaching and learning; meaningful learning
title_short UEPS no ensino de frações nos anos iniciais: uma revisão sistemática
title_full UEPS no ensino de frações nos anos iniciais: uma revisão sistemática
title_fullStr UEPS no ensino de frações nos anos iniciais: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed UEPS no ensino de frações nos anos iniciais: uma revisão sistemática
title_sort UEPS no ensino de frações nos anos iniciais: uma revisão sistemática
author Souza Huf, Viviane Barbosa de
author_facet Souza Huf, Viviane Barbosa de
Huf, Samuel Francisco
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
author_role author
author2 Huf, Samuel Francisco
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil - Código de Financiamento 001

dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Huf, Viviane Barbosa de
Huf, Samuel Francisco
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv educação básica; ensino e aprendizagem; aprendizagem significativa
basic education; teaching and learning; meaningful learning
topic educação básica; ensino e aprendizagem; aprendizagem significativa
basic education; teaching and learning; meaningful learning
description O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática a respeito da adoção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no ensino de frações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  Diante disso, investiga-se, o que artigos científicos mostram quanto ao ensino de frações nos Anos Iniciai e se as UEPS são adotadas nesse contexto. A fim de atender ao objetivo e responder a problemática realizou-se uma revisão sistemática da literatura, tendo como base a Methodi Ordinatio, que permite ordenar as publicações por relevância. As buscas dos artigos foram realizadas nas bases de dados, Portal de Periódicos da CAPES, Web of Science, Scielo e Scopus, da qual foram considerados para análise os dez artigos mais relevantes. Os resultados apontam carência de trabalhos científicos que discutam o ensino de frações nos Anos Iniciais e a inexistência de trabalhos que adotam as UEPS nesse contexto a partir dos resultados das bases consultadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10617
10.18542/amazrecm.v17i39.10617
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10617
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v17i39.10617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10617/8150
/*ref*/AUSUBEL, D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. 2003. Tradução do original The acquisition and retention of know ledge (2000).
/*ref*/BRAATHEN, P. C. Aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem de Química. Revista eixo, v. 1, n. 1, p. 63-69, 2012.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, DF, 2017
/*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
/*ref*/CARDOSO, P.; MAMEDE, E. Dificuldades em ensinar frações no 1. º Ciclo do Ensino Básico. Rev & Educ, p. 1-5, 2017.
/*ref*/DA PONTE, J.; QUARESMA, M; PEREIRA, J. M; BAPTISTA, M. O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. Bolema, v. 30, n. 56, p. 868–891, 2016.
/*ref*/DE FIGUEIREDO, J. V; DE MOURA, E. M; DE ARAUJO, J. M. O ensino de frações mediado por jogos de aprendizagem: uma proposta para o ensino. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 6, n. 2, p. 259-272, 2018.
/*ref*/FELCHER, C. D. O. La enseñanza de los números racionales por medio de actividades de indagación e investigación: buscando desarrollar el pensamiento. Gondola?: Ensenanza Aprendizaje de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 236–250, 2018.
/*ref*/FLORES, C.; MACHADO, R. Práticas matemáticas inscritas em cadernos escolares: o caso das frações. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 2, 2020.
/*ref*/FLÔRES, M. V.; BISOGNIN, V. Os significados dos números racionais: um olhar a partir do livro didático. VIDYA, v. 40, n. 1, p. 29-43, 2020.
/*ref*/GATTI, B.A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. & Soc. v. 31, n. 113, p. 1355-1379, dez. 2010.
/*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
/*ref*/HUF, V. B. S. Resolução de problemas em matemática visando uma aprendizagem significativa na formação inicial de professores pedagogos: reconhecendo e superando dificuldades. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
/*ref*/LANDIM, E. Análise praxeológica da abordagem de frações em um livro didático do 4o ano do ensino fundamental. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 5, 2019.
/*ref*/LOPES, A. F.; SILVA, S. A. F. DA. Movimento formativo de professores dos anos iniciais sobre fração: o inteiro. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020.
/*ref*/MAKUCH, F. D. B.; MARTINS, M. A. O uso do PhET Simulations no ensino de frações. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018.
/*ref*/MOREIRA, M. A. Unidades de enseñanza potencialmente significativas – UEPS, Aprendizagem Significativa em Revista, v 1, n. 2, 2011.
/*ref*/MOREIRA, M. A. ¿Al afinal, qué es aprendizaje siginificativo? Qurriculum: revista de teoría, investigación y práctica educativa. La Laguna, Espanha. Nº. 25, 2012.
/*ref*/NUNES, T.; CAMPOS, T. M. M.; MAGINA, S.; BRYANT, P. Educação Matemática: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.
/*ref*/PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L; RESENDE, L. M. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, v. 105, n. 3, p. 2109-2135, 2015.
/*ref*/STELZER, F. et al. El conocimiento de las fracciones. Una revisión de su relación con factores cognitivos TT - Fraction Knowledge. Interdisciplinaria, v. 36, n. 2, p. 185–201, 2019.
/*ref*/VIEIRA, E. D. S.; SILVA, A. J. N. DA. Dominó fracionário: uso do material didático para o ensino de frações. Mundo Livre, v. 6, n. 1, p. 134–146, 2020.
/*ref*/ZEFERINO, L. C. Desenvolvimento do Pensamento Teórico de Professores dos Anos Iniciais sobre Frações. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 2, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 92-107
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 92-107
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068754173034496