Significados da educação escolar para homens privados de liberdade: associações com o bem-estar subjetivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hillesheim, Sonia de Lurdes Draguette
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/982
Resumo: Esta dissertação está composta de três estudos que investigaram a importância atribuída pelo aluno privado de liberdade à educação recebida no cárcere e as possíveis associações de tais concepções com o bem-estar subjetivo. O primeiro estudo consiste em um levantamento de trabalhos científicos nacionais da última década, publicados entre dezembro de 2005 e maio e de 2013, sobre a educação escolar no sistema prisional. O desenvolvimento da pesquisa deu-se a partir da coleta de materiais bibliográficos, tendo sido utilizado, para tanto, as bases de dados Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Virtual de Saúde Psicologia (BVS-Psi) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). No total, foram recuperados vinte e um trabalhos que atenderam aos critérios de busca, sendo: doze artigos, sete dissertações e duas teses. O conteúdo da produção analisada possibilitou identificar que entre as temáticas mais recorrentes sobre a educação no contexto prisional, encontram-se as práticas educativas desenvolvidas, os motivos que levam os presos a desejarem estudar, o histórico e a regulamentação do ensino nas prisões. No segundo estudo foi analisado o nível de Afetos Positivos e Negativos, bem como de Otimismo e Pessimismo dos estudantes privados de liberdade de uma penitenciária do Estado do Paraná. Com a realização dessa investigação, buscou-se medir o nível de bem-estar subjetivo de 50 educandos privados de liberdade, com a finalidade de selecionar os participantes para o estudo três, pois tinha-se como indagação o seguinte ponto: se homens com maiores pontuações de afetos negativos e mais pessimistas descreveriam suas trajetórias de escolarização com menos significação. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as escalas Zanon de Afetos Positivos e Negativos e a escala LOT-R (Life Orientation Test), que avalia otimismo. As estatísticas descritivas apontaram que os participantes obtiveram maiores pontuações nos fatores Afetos Positivos (M=42,6) e Otimismo (M=27,05) e menores pontuações em Afetos Negativos (M=14,22) e Pessimismo (M=5,76). O terceiro estudo teve como objetivo conhecer o que o aluno privado de liberdade pensa a respeito da educação no cárcere e também verificar as possíveis associações com o bem-estar subjetivo. Para tanto, foram participantes do estudo oito homens selecionados a partir dos resultados do estudo dois, ou seja, quatro homens que obtiveram alta pontuação em otimismos e afetos positivos e quatro homens que obtiveram alta pontuação em afetos negativos e pessimismo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Sendo assim, os dados possibilitaram concluir que não foram identificadas diferenças nas respostas dos participantes com maior escore de afetos positivos e otimismo em relação aos que obtiveram maior escore em afetos negativos e pessimismo. Os dois grupos de participantes referem-se à escola como um espaço formativo, acolhedor e possibilitador de recursos para retornar para a sociedade. Esses alunos falam de liberdade de expressão, de respeito, de vínculos com os docentes, de estabelecimento de metas e de sonhos. A escola parece ter uma função potencializadora de bem-estar. Espera-se que o estudo colabore para a criação de estratégias educativas que possam favorecer a sensibilização e a preparação de alunos privados de liberdade quanto à importância da educação na vida e no retorno à sociedade. Novas investigações são recomendadas a fim de que se possam construir bases teóricas que subsidiem uma organização escolar efetiva no contexto prisional.
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spelling Significados da educação escolar para homens privados de liberdade: associações com o bem-estar subjetivoMeanings of education for freedom-deprived men: associations with subjective well-beingEducação de jovens e adultosSistema penitenciárioEducaçãoEducação PrisionalPrivados de LiberdadeEducation in PrisonFreedom-deprivedTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSEsta dissertação está composta de três estudos que investigaram a importância atribuída pelo aluno privado de liberdade à educação recebida no cárcere e as possíveis associações de tais concepções com o bem-estar subjetivo. O primeiro estudo consiste em um levantamento de trabalhos científicos nacionais da última década, publicados entre dezembro de 2005 e maio e de 2013, sobre a educação escolar no sistema prisional. O desenvolvimento da pesquisa deu-se a partir da coleta de materiais bibliográficos, tendo sido utilizado, para tanto, as bases de dados Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Virtual de Saúde Psicologia (BVS-Psi) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). No total, foram recuperados vinte e um trabalhos que atenderam aos critérios de busca, sendo: doze artigos, sete dissertações e duas teses. O conteúdo da produção analisada possibilitou identificar que entre as temáticas mais recorrentes sobre a educação no contexto prisional, encontram-se as práticas educativas desenvolvidas, os motivos que levam os presos a desejarem estudar, o histórico e a regulamentação do ensino nas prisões. No segundo estudo foi analisado o nível de Afetos Positivos e Negativos, bem como de Otimismo e Pessimismo dos estudantes privados de liberdade de uma penitenciária do Estado do Paraná. Com a realização dessa investigação, buscou-se medir o nível de bem-estar subjetivo de 50 educandos privados de liberdade, com a finalidade de selecionar os participantes para o estudo três, pois tinha-se como indagação o seguinte ponto: se homens com maiores pontuações de afetos negativos e mais pessimistas descreveriam suas trajetórias de escolarização com menos significação. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as escalas Zanon de Afetos Positivos e Negativos e a escala LOT-R (Life Orientation Test), que avalia otimismo. As estatísticas descritivas apontaram que os participantes obtiveram maiores pontuações nos fatores Afetos Positivos (M=42,6) e Otimismo (M=27,05) e menores pontuações em Afetos Negativos (M=14,22) e Pessimismo (M=5,76). O terceiro estudo teve como objetivo conhecer o que o aluno privado de liberdade pensa a respeito da educação no cárcere e também verificar as possíveis associações com o bem-estar subjetivo. Para tanto, foram participantes do estudo oito homens selecionados a partir dos resultados do estudo dois, ou seja, quatro homens que obtiveram alta pontuação em otimismos e afetos positivos e quatro homens que obtiveram alta pontuação em afetos negativos e pessimismo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Sendo assim, os dados possibilitaram concluir que não foram identificadas diferenças nas respostas dos participantes com maior escore de afetos positivos e otimismo em relação aos que obtiveram maior escore em afetos negativos e pessimismo. Os dois grupos de participantes referem-se à escola como um espaço formativo, acolhedor e possibilitador de recursos para retornar para a sociedade. Esses alunos falam de liberdade de expressão, de respeito, de vínculos com os docentes, de estabelecimento de metas e de sonhos. A escola parece ter uma função potencializadora de bem-estar. Espera-se que o estudo colabore para a criação de estratégias educativas que possam favorecer a sensibilização e a preparação de alunos privados de liberdade quanto à importância da educação na vida e no retorno à sociedade. Novas investigações são recomendadas a fim de que se possam construir bases teóricas que subsidiem uma organização escolar efetiva no contexto prisional.This dissertation consists of three studies that investigated the importance that freedom-deprived students attribute to education in prison and possible associations of these concepts to subjective well-being. The first study consists of a survey of national scientific papers published from December 2005 to May 2013 on education in prison services. This research used bibliographic materials collected from three databases: Journals of Higher Education Personnel Improvement Coordination (CAPES), Virtual Health Library in Psychology (BVS-Psi Brazil) and Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD Brazil). Twenty-one papers met the search criteria and were selected for this study: twelve articles, seven Master’s and two Doctoral Dissertations. The selected production revealed that the most recurrent themes on education in the prison context are the educational practices employed, the reasons that make prisoners want to study, the history and the regulation of education in prison services. The second study in this research analyzed the Positive and Negative Affection dimension, as well as the level of Optimism and Pessimism among the freedom-deprived students of a Parana State Penitentiary, in Brazil. Such investigation aimed to measure the level of subjective well-being of 50 freedom-deprived students. The objective was to select the participants for the third study, as the following question pervaded the study: do men with higher scores of negative affection and the more pessimistic ones describe their schooling trajectories as less meaningful? The study used the Zanon Positive-Negative Affect scale and the LOT-R scale (Life Orientation Test) which evaluates optimism. Descriptive statistics revealed that the participants had higher scores on Positive Affection factors (M = 42.6) and Optimism factors (M = 27.05) and lower scores on Negative Affection factors (M = 14.22) and Pessimism factors (M = 5, 76). The third study aimed to identify what the freedom-deprived student thinks about education in prison, as well as verify the possible relation with subjective well-being. Therefore, according to the results obtained in the second study, eight men were selected to participate, chosen as follows: four men who obtained high scores of optimism and positive affection and four men who obtained high scores of negative affection and pessimism. A semi-structured interview was conducted to collect data. The findings indicated that there were no differences in the responses of the participants with the highest scores of positive affection and optimism when compared to those who obtained the highest scores in negative affection and pessimism. Both groups of participants refer to school as a formative and welcoming environment, which offers resources that enable them to return to society. The participants talk about freedom of expression, respect, good relationships with teachers, setting goals and dreams. The school seems to have a strengthening role in the increase of well-being. This study intends to collaborate with the creation of educational strategies that prepare and promote awareness of freedom-deprived students concerning the importance of education in life and for their return to society. Future studies are advised to shed light on the construction of theories that support the organization of an effective education in the prison context.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoMurgo, Camélia Santinahttp://lattes.cnpq.br/1873165740888778Pessoa, Alex Sandro Gomeshttp://lattes.cnpq.br/4333565964821090Bartholomeu, Danielhttp://lattes.cnpq.br/1327488708059314Hillesheim, Sonia de Lurdes Draguette2016-09-09T18:59:40Z2016-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHILLESHEIM, Sonia de Lurdes Draguette. Significados da educação escolar para homens privados de liberdade: associações com o bem-estar subjetivo. 2016. 98 fs. 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